Connect with us

Livros & HQs

Prêmio Jabuti 2020 homenageia Adélia Prado e inaugura nova categoria

Publicado

em

AdeliaPrado

Nesta terça (17) a principal premiação de literatura brasileira, o Jabuti, abriu suas inscrições para a edição de 2020 a qual acontecera em setembro. A cerimônia, além de inaugurar uma nova categoria, Romance de Entretenimento, homenageará a escritora mineira Adélia Prado – poetisa, professora, filósofa e contista brasileira ligada ao Modernismo.

A CBL (Câmara Brasileira do Livro), responsável pelas premiações do Jabuti, dessa vez escolheu Prado como a grande homenageada desse importante evento da nossa literatura.  Em seu histórico, a escritora traz várias condecorações nacionais e internacionais, entre elas o maior prêmio canadense de poesia, o Griffin. Além do prêmio Jabuti, em 1978, através de seu livro de poemas “O Coração Disparado”. É a segunda vez em que uma mineira é celebrada, pois na edição passada foi a vez da escritora Conceição Evaristo.

Pedro Almeida, curador do Prêmio, diz que a nova categoria, Romance e Entretenimento, surgiu para premiar autores nacionais de ficção que, em sua maioria, não são contemplados por prêmios de literatura. “Ela renova o prêmio e o atualiza com o que acontece e se produz na indústria editorial, diante dos olhos de um público leitor e, mais do que nunca, inova. É o Prêmio Jabuti atravessando as fronteiras da academia para chegar ainda próximo dos leitores. Buscamos com essa inclusão reconhecer os autores nacionais de ficção para que eles se tornem tão populares quanto Tolkien, Shelley e Bram Stoker, Julio Verne, Charlotte Brontë e José Mauro Vasconcelos e Agatha Christie“, diz Almeida.

Nessa edição quatro eixos compõem as categorias dos prêmios – Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Segundo os organizadores, a categoria Humanidades foi dividida em Ciência Humanas e Ciências Sociais, pois foi a que teve o maior grupo de livro inscritos nos últimos anos e isso tornava o trabalho do avaliador mais complexo nessa categoria do que nas demais. Além disso, a categoria Romance será chamada de Romance Literário e o prêmio de Impressão foi retirado do Jabuti. Em nota, a organização do evento alega que considera o Prêmio Fernando Pini, promovido pela Abigraf, o de maior relevância no que diz respeito as produções gráficas. Dessa maneira passam a apoiar essa categoria, não mais a promover.

As inscrições acontecem do dia 17 de março até o dia 30 de abril desse ano, realizadas através do site onde o interessado também encontra todo o regulamento da premiação.

Trending