Connect with us

Festivais de Música

Presença Festival celebra a diversidade, equidade e inclusão com shows de Urias,  Rincon Sapiência e mais!

Publicado

em

urias Joao Arraes jpg
Foto: João Arraes

Segundo o dicionário, o conceito de cultura é o “conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social”. No Presença Festival, esse significado ganha um novo simbolismo e se torna uma grande celebração à diversidade, equidade e inclusão. O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio, conta com artistas de grupos minorizados na cultura e na arte.

Idealizado pelo publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, coordenador das áreas de comunicação e relações institucionais da Araucária Agência Cultural, o Presença Festival tem a curadoria dos artistas Dandara Mariana e Caio Braz. Com suas vivências, eles imprimem suas identidades no evento que tem como principal característica ser um projeto multisegmentos que chega para contribuir por uma cultura mais diversa e por uma arte mais inclusiva. 

Desde os shows musicais, até às oficinas e bate-papos, o tema da diversidade permeia todo o festival, que surgiu de uma inquietação pessoal em sentir que precisava contribuir de alguma forma para o fim do preconceito contra quem é LGBTQIA+. Percebi que precisava fazer a minha parte por uma sociedade menos preconceituosa e mais respeitosa. Não só com a comunidade LGBTQIA+, mas com pessoas pretas, com mulheres em geral, com pessoas com deficiências e outros grupos e pessoas minorizadas socialmente. Eu encontrei na arte e na cultura o meu lugar de contribuição”, explica José Menna Barreto, idealizador do Presença Festival.

A atriz Dandara Mariana, uma das curadoras do projeto, explica como será sua participação: “Vamos trazer para o Presença Festival uma quantidade enorme de artistas pretos e de artistas mulheres, que são comprometidos e comprometidas contra o racismo e contra o machismo. É importante para sociedade realizarmos um festival como esse, conscientizador“, esclarece a artista.

O comunicador e influenciador Caio Braz faz coro com Menna e Dandara sobre a importância de uma curadoria que dê visibilidade aos grupos minorizados: “Eu sou um homem gay nordestino, sei bem as camadas que o preconceito pode adentrar e machucar. Estamos em pleno 2022 e ainda vemos casos graves de violência contra pessoas LGBTQIA+, contra pessoas pretas, contra mulheres. O Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo. As pessoas ainda morrem por serem quem são. Precisamos de mais caminhos conscientizadores na sociedade, para que essas coisas não aconteçam mais, e a cultura é um dos principais deles“, sinaliza Caio.

Sexta, 29 de abril | Uma programação de respeito!

A programação do Presença Festival começa em 29 de abril, no Circo Voador, a partir das 21h. Neste dia, há um line-up cuidadosamente definido pelos curadores, com artistas renomados do eixo Rio-São Paulo e comprometidos com mensagens conscientizadoras. 

A DJ Tamy Reis, expoente da cultura black music carioca, abre o Presença Festival. Em seguida, a cantora baiana Larissa Luz faz o primeiro ato dos shows, mostrando o seu novo trabalho “Deusa Dulov (Vol. 1)”, centrado nas relações afetuosas e amorosas, principalmente as afrocentradas. Rincon Sapiência é o grande headliner da noite e apresentará ao público o mais novo trabalho “O Peso das Barras”. O show contará com a participação da rapper Tássia Reis.

O encerramento da noite será com o grupo Samba Que Elas Querem, roda organizada por mulheres musicistas que nasceu de um desejo de protagonizar o sexo feminino no cenário do samba carioca. O show terá participação especial das atrizes Dandara Mariana e Jéssica Ellen

Nos intervalos dos shows, o coletivo artístico-literário Slam das Minas fará apresentações de batalha de poesia autoral. Além da música, os frequentadores do Circo poderão conferir a exposição de fotografias do “Projeto Identidade”, apresentado pelo BNY Mellon. Idealizada pela atriz Noemia Oliveira e pelo ator Orlando Caldeira, a exposição mostra a importância da representatividade, criando versões negras de ícones culturais, que vão desde “Kill Bill” até “Rapunzel”. Entre os modelos nas fotos é possível reconhecer diversos nomes conhecidos, como Sheron Menezzes, Juliana Alves e Erika Januza, por exemplo.

Os ingressos para esta noite podem ser encontrados na plataforma Eventim e o primeiro lote sai a partir de R$50. Quem levar um quilo de alimento não perecível terá ingresso solidário, de acordo com o valor de cada lote. Os alimentos que forem arrecadados serão doados para a Casa Nem, casa carioca de acolhimento LGBTQIA+.

Sábado, 30 de abril | Glamour e conscientização

No dia de 30 de abril é a vez da celebração à cultura Ballroom carioca, mostrando que essa é bem mais que uma cultura de performances underground, mas um ato político de resistência e celebração da diversidade. O Teatro Rival Refit será o local que receberá o Presença Ferve Ballroom, que tem o apoio da HellBall e da House of Cazul, com o tema Disco Elegance Mainstream Ball

Os performers da Ball competirão entre si em diversas categorias, como Vogue, Runway, Body, entre outras, em busca de premiações e títulos. Além das performances, haverá também apresentações dos DJs Gui Serrano, Fernanda Fox e Pambelli. Junto com esse timaço de DJs, uma diva underground também se apresentará. Urias será o show principal da noite, e trará toda sua irreverência e sonoridade únicas para o Teatro Rival Refit. Os ingressos saem a partir de R$20 e poderão ser adquiridos no site do festival.

Domingo, 1 de maio | Diversidade e arte para todos!

O Presença Festival será encerrado no dia 01 de maio com o Mundo Presença, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Gávea. Neste dia, haverá oficinas gratuitas de dança (Afro, Stiletto, Vogue), música (Carimbó, Xequerê e Ganzá), literatura, entre outras, além de uma feira de gastronomia e arte, assinada pelo Mercado Livre.

Uma exposição também será montada, onde trabalhos de artes visuais de artistas da vanguarda da arte carioca serão apresentados, entre eles Edu Ribeiro, Rafa Moreira e Clara Rio Branco. Profissionais mulheres renomadas e representativas estarão entre as ministrantes das atividades, como na Oficina de Roteiro com Luh Maza, a primeira roteirista trans negra da TV brasileira, e no Masterclass Cinema Negro Feminino, a ser dado por Rosa Miranda, primeira mulher negra, no Brasil, a se formar em licenciatura no curso Cinema & Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. 

O dia também terá a exibição dos curtas-metragens “Simples Assim”, de Felipe Cabral, diretor e idealizador do FESTU (Festival de Teatro Universitário), “Sem Asas”, com direção de Renata Martins, e “Tea for two”, de Julia Katharine. O roteirista e as duas diretoras irão se reunir para um bate-papo cujo tema é “Cinema e Representatividade” para falarem sobre a importância da representatividade no mercado audiovisual.

O Presença Festival é uma produção da Araucária Agência Cultural. Através do compromisso da produtora em realizar projetos com cunho de responsabilidade social, traz para o Rio de Janeiro um projeto totalmente dedicado para os pilares de diversidade, equidade e inclusão na cultura e na arte. 

Os ingressos para as atividades do dia 1 de maio serão gratuitos e respeitarão a lotação do espaço, devendo ser retirados também no site do festival. Mais informações sobre o Presença Festival podem ser obtidas no site oficial.

O Presença Festival é apresentado por XP Inc., Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta ainda com o patrocínio master de Mercado Livre e BNY Mellon, e patrocínio de Liberty Seguros, Grupo Seres e Prefeitura do Rio de Janeiro. Delloite, AfferoLab, Grupo Mapma, Delphos e Cadence são as apoiadoras do festival, que traz produção de Araucária Agência Cultural e realização e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.  

SERVIÇO

Presença Festival
29, 30 de abril e 01 de maio 
Para comprar os ingressos e saber de mais informações, clique aqui.

Locais:

Dia 29 de abril – Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n — Lapa)
Dia 30 de abril – Teatro Rival Refit (Rua Álvaro Alvim, 33 — Cinelândia) 
Dia 1 de maio – Centro de Movimento Deborah Colker (Praça Santos Dumont, 2 — Gávea) 

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

tove lo dirt femme tove lo dirt femme
Lollapalooza6 horas atrás

Lollapalooza Brasil anuncia programação do Lolla Sideshows com Rise Against, YUNGBLUD e Tove Lo

Lollapalooza Brasil anunciou nesta terça-feira (31) a programação do Lolla Sideshows deste ano. A esperada semana do evento convida os fãs...

pabllo vittar 2 pabllo vittar 2
CarnaVip7 horas atrás

Pabllo Vittar anuncia programação de Carnaval

Cantora rodará o país com o Bloco da Pabllo em grandes eventos e bloco de rua

Adama Niane LUPIN Adama Niane LUPIN
Séries24 horas atrás

Morre aos 56 anos Adama Niane, ator de “Lupin”

O ator francês Adama Niane, conhecido pela série “Lupin”, um grande sucesso da Netflix, morreu nesta segunda-feira (30) aos 56...

florence florence
MITA1 dia atrás

Festival MITA anuncia line-up com Lana Del Rey, HAIM e Florence + The Machine; saiba como comprar ingressos!

Evento acontecerá no Rio de Janeiro e São Paulo e terá shows de Carol Biazin, Sabrina Carpenter, NX Zero e...

pabllo vittar 1 pabllo vittar 1
Música1 dia atrás

Pabllo Vittar e Spotify se unem em parceria inédita para o lançamento do “Noitada”; saiba mais!

Pabllo Vittar anunciou nesta segunda-feira (30) mais informações sobre o disco “Noitada” e se uniu com o Spotify em uma...

xuxa ikaro amazon prime caravana das drags xuxa ikaro amazon prime caravana das drags
Reality Show1 dia atrás

Frimes, Ravela Creole e Enme estão confirmadas no Caravana das Drags; conheça as competidoras!

O Prime Video anunciou nesta segunda-feira (30) as dez artistas drag queens que competirão no reality show brasileiro Original Amazon,...

dj vitoria regia the masked singer dj vitoria regia the masked singer
The Masked Singer Brasil1 dia atrás

DJ Vitória-Régia surpreende no The Masked Singer Brasil e web aposta: “Flay”

O The Masked Singer Brasil realizou neste domingo (29) mais uma rodada de apresentações com os mascarados. Nas redes sociais,...

pabllo vittar pabllo vittar
Música1 dia atrás

Pabllo Vittar revela tracklist do disco “Noitada” com dois feats com Anitta; confira!

Após revelar o nome do quinto disco da carreira, Pabllo Vittar divulgou nesta segunda-feira (30) a capa oficial, data de...

gloria groove lady leste rodolfo magalhaes gloria groove lady leste rodolfo magalhaes
Universo Spanta3 dias atrás

Gloria Groove agita público com espetáculo grandioso no festival Universo Spanta 

Gloria Groove subiu ao Palco Guanabara do Universo Spanta na última sexta-feira (27) para um show repleto de grandes sucessos...

pabllo vittar 5 pabllo vittar 5
Universo Spanta3 dias atrás

Pabllo Vittar entrega show repleto de energia no Universo Spanta e revela nome de novo álbum; confira!

Na última sexta-feira (27), Pabllo Vittar agitou o público do Universo Spanta. O repertório do espetáculo contou com os maiores...