Livros & HQs
Rick Riordan responde a comentário preconceituoso em rede social

Publicado
12 meses atrásem

Ontem (26), em seu Twitter, Rick Riordan, autor da saga “Percy Jackson” e outros sucessos, respondeu a comentários preconceituosos que o questionavam por ele ter colocado personagem com gênero fluido em suas obras e isso estaria arruinando a história. Diante da insistência de comentários desse tipo, ele postou:
Ah, yes, the occasional "Why did you put gender fluidity in your book your agenda is ruining the story" comment. Perhaps what is ruining the story for that reader is their insistence on believing that a non-cishet character's right to exist in a story is an "agenda"?
— Rick Riordan (@rickriordan) April 26, 2020
“Ah, sim, o ocasional comentário ‘Por que você colocou a fluidez de gênero em seu livro? Sua agenda está arruinando a história’. Talvez o que está arruinando a história para esse leitor seja a insistência dele em acreditar que o direito de um personagem não cishet (heterossexual cisgênero) existir em uma história é uma ‘agenda’?” – em tradução.
O personagem em questão é o “Alex Fierro”, que foi introduzido no livro “O martelo de Thor”, segundo livro da saga “Magnus Chase e os deuses de Asgard”. No livro, por ser gênero fluido, Alex não se identifica exclusivamente com um único gênero, sou seja, ao longo da narrativa ele se reconhece como menino ou menina, depende do que sente no momento.
A obra faz parte de uma trilogia de fantasias baseadas na mitologia nórdica. Riordan também acrescenta que se o leitor está se perguntado o motivo dele ter colocado fluidez de gênero em uma história da mitologia nórdica, ele não sabe muito sobre. Veja:
And of course, if the reader is wondering why I put gender fluidity in a Norse mythology story . . . that reader doesn't know much about Norse mythology.
— Rick Riordan (@rickriordan) April 26, 2020
Segundo apontam estudiosos da literatura nórdica, em diversas narrativas trechos de vinganças decretadas por homens acusados de serem passivos em relações sexuais – o que pode ser considerado “afeminado”, tornando- os uma ameaça à reputação de um homem que precisava agir como líder e guerreiro.
Além disso, alguns dos deuses nórdicos tinham a capacidade de mudar de sexo livremente, como é o caso de Loki, deus trapaceiro, que frequentemente se disfarçava de mulher – chegou a dar a luz. Essas impações nas narrativas nórdicas, podem garantir que Loki tenha sido bissexual ou até mesmo gênero fluído. Ou seja, a questão de gênero não é nenhuma novidade nas histórias nórdicas.
Um jornalista que ama Cosmologia, Gabriel García Márquez, Carl Sagan e América Latina.

Confira também

BBB21 | Juliette é a favorita ao prêmio de 1,5 milhão; confira o ranking!

BBB21 | No paredão com Arthur e Fiuk, Thaís tem 91% de chances de ser eliminada nesta terça

“Dungeons & Dragons” e sequências de “Missão: Impossível” são adiados; confira a lista!

STAR Channel exibe final da primeira temporada de “9-1-1: Lone Star”

“Os Parças 2”, com Tom Cavalcante e Whindersson Nunes, é atração do Tela Quente desta segunda

BBB21 | Carla Diaz revela que interpretou mutante em novela da Record e brothers brincam

Juliette Freire é dona de uma das contas do Instagram de maior engajamento no Brasil e no mundo

Kali Uchis retorna à cidade onde cresceu no clipe de “telepatía”

Juliette Freire iguala recorde histórico de Billie Eilish no Instagram

“Double Feature”: Ryan Murphy anuncia título da 10ª temporada de American Horror Story
Trending
- Famosos2 dias atrás
Wagner Santiago, do BBB18, tem fotos íntimas divulgadas nas redes sociais
- Música4 dias atrás
Gabily lança parceria com Mc Rebecca e Bianca; confira “Pontinho Indecente”!
- Música4 dias atrás
Doja Cat e SZA estão em outro planeta no clipe de “Kiss Me More”; assista!
- Música4 dias atrás
OUTROEU aposta em uma nova sonoridade no single “Preciso Dizer”; assista ao clipe!