in

Rock In Rio 2024 celebra a música brasileira no Dia Brasil e lidera movimento em prol de causas urgentes; veja

Foto: Diogo Padilha

O Rock In Rio 2024 irá celebrar a música brasileira na edição de 40 anos e anunciou na última segunda-feira, 30, o Dia Brasil. Em 21 de setembro, a Cidade do Rock contará com uma line-up formada de grandes nomes nacionais do MPB, sertanejo, trap, samba, rock, funk, passando por muitos outros ritmos e promovendo parcerias inéditas em todo o festival.

Para revelar as novidades, o festival reuniu no Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, convidados especiais e artistas para um momento histórico, em que a Poltrona Vip esteve presente. Roberta Medina mediou a apresentação, que recebeu Roberto Medina e os patrocinadores parceiros. 

Capital Inicial, Pitty, Luan Santana, Ana Castela, Daniela Mercury, Ney Matogrosso, Chitãozinho & Xororó, Junior, Gloria Groove, Jão, Alcione, Zeca Pagodinho, Criolo, Djonga, Leila Pinheiro, Jonathan Ferr, MC Dricka, MC Livinho, Iza, MC Carol, Mochakk e muitos outros formam a line-up do dia. Confira:

https://twitter.com/rockinrio/status/1785060872727241110

“Está na hora da gente mobilizar mais uma vez as pessoas, assim como fizemos em 1985, pós ditadura, e, em 2001, quando paralisamos todas as emissoras de rádio e TV por três minutos para provocar as pessoas a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor. O Rock in Rio sempre foi disruptivo ao unir na Cidade do Rock as mais diferentes tribos, como o funk, metal, trap, bossa nova, rock, pop e eletrônico. […] Queremos resgatar justamente o sentimento de união do povo brasileiro, uma característica única que temos, mas que foi se perdendo nos últimos anos. Já está na hora de humanizar a nossa relação. Precisamos conversar e escutar mais uns aos outros. Essa união e esse abraço são justamente a proposta do movimento que vem do Dia Brasil. Sempre tive este momento desenhado na minha cabeça e acho que está na hora certa de concretizar esse sonho. Um dia inteiro de Rock in Rio somente com artistas brasileiros em prol de um mundo melhor. Será histórico, uma revolução”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

Leia também:
+ Luan Santana, Ana Castela, Duda Beat e Ludmilla são atrações do Dia Brasil no Rock In Rio 2024; veja a line-up
+ Dia do Rock: Avenged Sevenfold, Evanescence e Journey são atrações do Palco Mundo do Rock in Rio 2024

Deixando o coração falar para um mundo melhor

No total, 72 cantores farão parte deste momento histórico em prol da união para promover um mundo melhor, com a música sendo um fio condutor e agente mobilizador para uma ampla convocação. Por meio do Dia Brasil, o festival chamar a atenção de uma nação inteira para duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza, em parceria com as ONGs Ação da Cidadania, desde já recebendo a doação de 1,5 milhão de pratos de comida, e Gerando Falcões, que por meio do projeto Favela 3D vai transformar a vida de 250 famílias nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência. 

Além do Dia Brasil, o Rock In Rio 2024 está liderando uma ação inédita que reúne mais de 60 artistas brasileiros para a gravação de um clipe da música “Deixa o Coração Falar”, composta especialmente para este movimento e que será lançada no Fantástico. A canção provoca uma reflexão de união e as incentiva sobre a importância do diálogo e do abraço para superar divisões no mundo.

Durante a coletiva de imprensa, o público presente pôde ainda conferir uma prévia da canção quando Zé Ricardo apresentou a faixa ao lado de um time de cantores. O público foi surpreendido com a presença dos artistas presentes na iniciativa, como Ludmilla, Luísa Sonza, Ivete Sangalo, Alcione, Livinho, Xamã e mais.

A organização também anunciou que os direitos dos artistas que estão na composição serão destinados às duas ONGs parceiras do festival na luta contra a fome e a pobreza. O Rock in Rio também vai criar produtos licenciados que terão seus lucros revertidos em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados. O público também poderá se engajar e participar, doando no site oficial do Rock in Rio e durante a compra de ingressos.

O Rock in Rio é um grande espaço de celebração e música e as marcas que patrocinam e apoiam o festival reforçam as causas, assim como o Itaú, patrocinador master do festival e que, portanto, está junto promovendo um impacto positivo em todas as causas abraçadas, além de apresentar o Dia Brasil, em celebração aos 100 anos do banco. 

“É a oitava edição que participamos do Rock in Rio e, esse ano, a nossa parceria se torna ainda mais especial, com o anúncio de uma plataforma que reflete um momento importante da nossa sociedade: a diversidade da nossa cultura. Ao mesmo tempo, essa iniciativa reforça muitos dos pilares que constroem a identidade desse País, pois a música tem a característica de refletir o espírito do tempo e antecipar tendências que estão latentes nas pessoas. A música é Feita de Futuro, uma característica do nosso movimento de 100 anos que respeita o legado sem perder a capacidade de se desafiar e inovar”, destaca Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú. 

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma juventude que buscava por liberdade de expressão e usou a música como ferramenta para mostrar que pessoas de origens, raças e crenças diferentes poderiam viver em paz e harmonia, no mesmo espaço. 40 anos depois, o festival volta a criar uma mobilização semelhante, propondo mais uma vez que a música seja um poderoso instrumento para o resgate de relações, de um país, de uma sociedade que está dividida.

40 anos de história

O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Katy Perry, Mariah Carey, Travis Scott, Imagine Dragons, OneRepublic, Zara Larsson, Evanescence, Journey, Avenged Sevenfold, Lulu Santos e Ivete Sangalo estão entre as atrações já confirmadas do festival. 

Aqueles que não adquiriram o Rock in Rio Card, poderão garantir um lugar nesta edição que será histórica na venda geral de ingressos, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. O público que adquiriu o Rock in Rio Card também já pode selecionar a data que estará na Cidade do Rock. Para acompanhar as novidades, clique aqui.

Escrita por Otavio Pinheiro