A Sony Pictures revelou nesta quarta-feira, 23, o trailer oficial e data de estreia de “Vitória”, novo filme de Andrucha Waddington com Fernanda Montenegro como protagonista. A produção baseada em uma história real chegará aos cinemas no dia 13 de março de 2025.
“Vitória” conta a história de uma mulher de 80 anos que gravou a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio, e denunciou o caso à polícia. A obra é baseada nas reportagens publicadas pelo jornalista Fabio Gusmão, em 2005, no EXTRA. Na ficção, Gusmão é interpretado por Alan Rocha.
Assista ao trailer:
“Vitória” é também o último filme do diretor Breno Silveira, que morreu no início das filmagens, em maio de 2022, após um ataque cardíaco. O parceiro do cineasta na Conspiração Filmes, Andrucha Waddington assumiu o posto e finalizou o projeto, que tem roteiro assinado por Paula Fiuza, esposa de Breno.
Além de Fernanda Montenegro e Alan Rocha, o elenco conta ainda com Linn da Quebrada, Jeniffer Dias, Sacha Bali, Laila Garin, Thelmo Fernandes, Henrique Manoel Pinho e Thawan Lucas. “Vitória” é o primeiro longa Original Globoplay com lançamento nos cinemas, sob distribuição da Sony Pictures.
“Dona Vitória Joana da Paz”: Nova edição de livro
Em fevereiro de 2023, Joana Zeferino da Paz faleceu após sofrer um acidente vascular encefálico (AVE), aos 97 anos, que a deixou dez dias internada. Em março, o Ministério Público da Bahia instaurou um procedimento para investigar a morte da idosa, conhecida como Dona Vitória por questões de segurança, que filmava a rotina do tráfico no Rio de Janeiro da janela de sua casa.
A apuração não evoluiu e o registro foi arquivado. O atestado de óbito dela indica morte por “traumatismo cranioencefálico, instrumento contundente, queda”. Esse e outros detalhes da vida de Joana estarão descritos na nova edição do livro “Dona Vitória Joana da Paz”, de Fábio Gusmão.
A nova versão do livro traz mais fotos das filmagens que Joana fez, outros depoimentos e detalhes da relação dela com Gusmão após todos esses anos. A capa também está repaginada e agora ganha o nome real de Dona Vitória, que por muitos anos precisou ser ocultado por segurança.
O relançamento do livro (R$ 69,90) acontecerá no dia 29 de outubro, na Livraria da Travessa, em Ipanema; e dia 12 de novembro, na Travessa, em Pinheiros, em São Paulo. Para saber mais detalhes da obra, clique aqui.