Connect with us

Música

“Teenage Dream” | Como os singles impactaram a carreira de Katy Perry e o sucesso do álbum, que completa 10 anos

Publicado

em

Katy Perry Teenage Dream 10 anos 3

Continuando a comemoração de 10 anos do “Teenage Dream”, as faixas escolhidas para promover o segundo álbum de Katy Perry fizeram um show a parte, e por isso separamos esse espaço para falar somente delas. Juntos, os singles da era (sem contar o The Complete Confection) somam mais de 47,5 milhões de vendas certificadas nos Estados Unidos, sendo “Firework” a faixa mais certificada por uma artista feminina. Com doze platinas, o single totaliza 12 milhões de vendas no país.

+ “Teenage Dream” | Segundo álbum de Katy Perry completa 10 anos; relembre o sucesso da era que continua batendo recordes até hoje

No Youtube, os videoclipes lançados dos seis singles oficiais da era “Teenage Dream” somam juntos mais de 4,5 bilhões de visualizações – sendo “Firework” e “Last Friday Night (TGIF)” os mais visualizados, com 1,2 bilhões cada. Agora vamos falar um pouco mais dos marcos de cada single:

“California Gurls”

Começando por “Californa Gurls”, o carro-chefe do álbum, lançado em maio de 2010 em parceria com o rapper Snoop Dogg. A canção digital mais vendida do ano alcançou o topo da parada de 7 países diferentes, incluindo a Hot 100 da Billboard, onde passou seis semanas consecutivas no #1.

A faixa recentemente recebeu o certificado de oito vezes platina nos Estados Unidos, referente aos 8 milhões de cópias vendidas no país. “California Gurls” ainda foi indicado a um Grammy Award, na extinta categoria de Melhor Parceria de Pop.

“Teenage Dream”

Em sequência, ainda antes do lançamento do disco, Katy lançou a faixa-título como segundo single em julho. Assim como o primeiro, “Teenage Dream” foi muito bem recebido pela mídia, recebendo diversas críticas positivas. A canção também chegou ao #1 da Billboard Hot 100, onde permaneceu por duas semanas consecutivas.

O single também alcançou o topo das paradas da Irlanda, Nova Zelândia, Escócia, Eslováquia e outros sub-charts dos EUA. “Teenage Dream” possui, assim como lead single, oito platinas pelos 8 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. Katy ainda foi indicada com a música ao Grammy Award na categoria Melhor Performance Vocal Pop Feminina.

“Firework”

Após o lançamento do álbum, Perry escolheu “Firework” para ser trabalhado em outubro. O hit atemporal acumula mais de 1.2 bilhões de visualizações no Youtube. Além disso, na última atualização do RIAA – associação americana responsável pelas certificações -, a faixa, que já possuia certificação diamante desde 2015, recebeu mais uma platina, totalizando 12 milhões de cópias vendidas nos EUA.

Na Austrália, “Firework” é certificada 10 vezes platina, totalizando 700 mil cópias vendidas, enquanto que no Reino Unido a faixa soma 1,2 milhão de cópias em certifação. A canção passou quatro semanas não consecutivas no topo da Hot 100 da Billboard, tornando-se o terceiro single do álbum a atingir tal feito. Além dos Estados Unidos, a música também alcançou o número um nas paradas do Brasil, Canadá e Nova Zelândia, além de outras sub-paradas no país de origem.

“Firework” foi indicado a três categorias no MTV Video Music Awards, vencendo a de Vídeo do Ano, a principal categoria da noite. A faixa também recebeu duas indicações no 54° Grammy Award, nas categorias de Gravação do Ano e Melhor Performance Solo de Pop.

“E.T.”

No ano seguinte, foi a vez de “E.T.” entrar para os holofotes. A faixa foi relançada em fevereiro, num novo formato que incluia os vocais de Kanye West. A quarta maior música de 2011 ficou em #1 na Hot 100 da Billboard por cinco semanas não consecutivas, sendo certificada também oito vezes platina pelas 8 milhões de vendas nos EUA. A faixa também alcançou o topo dos charts do Canadá, Alemanha, Polônia e Nova Zelândia.

“Last Friday Night (TGIF)”

O quinto single do “Teenage Dream”, escolhido por Katy em junho, foi “Last Friday Night (TGIF)”. Perry marcou a história quando a faixa alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100 em 17 de agosto de 2011, tornando-se a segunda artista a implacar cinco singles de um mesmo álbum em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Katy segue até hoje sendo a única artista viva e a única mulher a ter alcançado essa marca, dividindo esse recorde ao lado de ninguém menos que Michael Jackson.

A faixa também chegou ao topo das paradas do Canadá, República Tcheca e Eslováquia, além de liderar a parada norte-americana por duas semanas consecutivas. Em certificação nos EUA, a faixa já reúne seis platinas pelos 6 milhões em vendas no país. Outro recorde que a artista detém até hoje graças a “Last Friday Night (TGIF)” é o de maior número de semanas consecutivas no Top 10 da Billboard Hot 100, com 69 semanas (1,32 ano).

“The One That Got Away”

O sexto e último single lançado do álbum foi “The One That Got Away”, em outubro de 2011. A faixa possui certificação de quatro vezes platina nos EUA, pelas 4 milhões de vendas no país. Na Billboard Hot 100, a música alcançou o terceiro lugar da parada, fazendo Perry uma das únicas artistas a ter 6 singles de um mesmo álbum no Top 3.

Além disso, “The One That Got Away” alcançou o topo do chart Dance Club Songs, também da Billboard. Isso fez com que Perry quebrasse o recorde de maior número de faixas de um mesmo álbum em primeiro lugar dessa parada, com sete faixas ao todo. Posteriormente esse recorde foi quebrado pelo “Anti”, da Rihanna, que emplacou oito faixas no topo do chart.

Singles Promocionais

Não podemos esquecer que “Not Like the Movies” e “Circle the Drain” foram lançados como singles promocionais ainda antes do lançamento do álbum nos Estados Unidos. O primeiro foi certificado como ouro nos Estados Unitos, totalizando 500 mil cópias vendidas no país. Inclusive a faixa recebeu uma performance no 23° Grammy Award em 2011.

A terceira música lançada como single promocional foi “Peacock”, em março de 2012, numa nova versão remixada por Cory Enemy e Mia Moretti. A faixa possui certificado de platina pelo 1 milhão de cópias vendidas nos EUA e foi escolhida como single promocional justamente por já desempenhar bem – inclusive atingiu o topo da Billboard Dance Club Songs.

Trending