Connect with us

Música

“Tretas Musicais”: escutai lança playlist inspirada nas brigas mais famosas do pop

Publicado

em

Edição: Diego Stedile/escutai

O escutai lançou uma playlist exclusiva baseada nas mais famosas brigas de estrelas pop em seus perfis oficiais nas plataformas de streaming. Intitulada “Tretas Musicais”, a playlist conta com uma seleção de faixas que embalaram alguns dos embates mais conhecidos do mundo pop.

Há alguns anos atuando com curadoria musical, este é mais um passo do projeto independente, apostando em uma temática recorrente da bolha consumidora de música pop. São 31 faixas que reúnem nomes como Taylor Swift, Katy Perry, Eminem e Mariah Carey em canções de provocação e resposta que alimentaram os mais famosos desentendimentos da indústria da música e marcaram diversos anos de mídia.

A playlist foi pensada e formulada no sentido de cada faixa representar um lado da história, sempre sendo sucedida pela faixa de “resposta”. A curadora e criadora da playlist Giovanna Victor, a “The Playlist Geek”, contou que a inspiração por trás da criação da playlist ocorreu após o desentendimento entre Olivia Rodrigo, Joshua Bassett e Sabrina Carpenter que rolou esse ano após o lançamento do hit estrondoso de Olivia, “driver’s license”.

A Tretas Musicais na verdade foi uma ideia de juntar tretas de todos os lados da música. Ano passado a gente viu todo esse ‘bololo’ com a Olivia Rodrigo, Joshua Bassett e a Sabrina Carpenter, mas isso não é de hoje, é muito antigo, as pessoas brigam e isso é normal da natureza humana, e muitas vezes isso vira arte”, afirmou Giovanna sobre a curadoria musical.

Além desse começo, a colaboradora descreve que a playlist busca “pluralizar as tretas”, demonstra que os desentendimentos não estão limitados à bolha pop. Diversos artistas, dos mais diferentes estilos, se desentendem com mais frequência do que imaginamos ou percebemos.

“Isso não acontece só no pop, isso têm em todos os gêneros, isso acontece no rock, têm no rap com o que os rappers chamam de dis-track, que são shades diretas um para o outro. Também tem coisas que nem entraram na playlist, como a treta do Drake com o Pusha T, mas tem várias outras que entraram, como a Halsey e o cantor do The 1975, Britney e Justin Timberlake, Jay-Z e Nas”, completa a curadora.

Os desentendimentos não se limitam aos novos artistas ou àqueles que surgiram em períodos recentes, nomes famosos e já consolidados na indústria também passaram por momentos de conflito. A curadora destaca em especial o desentendimento entre Paul McCartney e John Lennon:

“Tem de tudo (na playlist), inclusive Paul McCartney com John Lennon. Houve uma época que eles não exatamente tretaram, mas tiveram alguns desentendimentos. O John Lennon achou que o Paul tinha feito uma música para ele e respondeu com outra música. Então é antigo isso, eu achei que seria legal juntar tudo em uma playlist só.”

Arrematando tudo o que a playlist compreende, o produto final é um mix de músicas (e tretas) variadas, que de certa forma fizeram algum burburinho na indústria e que hoje servem como um espelho daqueles momentos de rivalidade, raiva e expressão artística.

“Tem para todos os gostos, tretas de todos os tipos. É uma playlist que é infinita, porque vem ano e vai ano e sempre temos tretas novas, então eu acho legal ver pelo menos os trabalhos finais, o que esses artistas criaram para colocar a raiva para fora, a raiva que eles sentiam. Às vezes as tretas passam, como por exemplo a da Taylor Swift com a Katy Perry, elas se resolveram mas os trabalhos estão aí para a gente relembrar, acaba que fica uma marca na arte”, finaliza.

Além do projeto dedicado às tretas, o escutai faz curadoria para outras playlists que fazem bastante sucesso nas plataformas digitais, como a freshy, que reúne alguns dos lançamentos mais comentados da semana e conta com mais de 5 mil seguidores apenas no Spotify, e a ESC DSCVR, que traz algumas das descobertas musicais da equipe do portal e conta com mais de 2 mil de seguidores nas plataformas.

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Trending