A Uber é a patrocinadora oficial da 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, que acontecerá no próximo domingo dia 23, e preparou ações mais que especiais para o evento deste ano. A ideia é trazer por meio de campanhas, a informação sobre a diversidade do movimento e fazer com que as pessoas entendam as diferenças entre cada bandeira.
“Na Uber, celebramos a diversidade, o respeito e apoiamos essas causas como parte da nossa cultura. É parte da história que estamos construindo. E esse ano queremos dar mais visibilidade ao grupos identitários que formam esse grupo de pessoas que nomeamos de LGBTQIA+. Há 12 bandeiras representadas nessa Parada e queremos ajudar as pessoas a reconhecê-las e identificar suas diferenças, suas demandas, suas lutas e desafios”, explica Ana Pellegrini, líder de diversidade da Uber no Brasil.
Além das atrações do trio e ações durante na parada, o aplicativo usará as rainbow routes, que irão mudar a linha preta de trajeto do app para as cores do arco-iris. Motoristas e usuários também receberão informação diretamente do app.
A visibilidade às bandeiras faz parte da campanha #VamosComOrgulho, que vai se desdobrar nas marcas Uber e UberEats. A empresa vai entregar as bandeiras ao público da parada, mas também ao público da empresa, interno e externo, ao longo de todo o ano.
Os funcionários da empresa também vão marcar presença na parada em um dos trios. No Brasil, o UberPride, grupo voluntário que defende a diversidade na empresa, já chega a 21% da sua força de trabalho – e estarão bem representados na maior parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo.
13 atrações no trio cada uma representando uma bandeira identitária
A empresa levará para a Avenida Paulista um trio com 13 atrações, cada uma representando uma bandeira identitária da Parada. A ideia é dar visibilidade aos grupos e causas que formam a bandeira LGBTQIA+. Mateus Carrillho irá representar a causa gay; a causa trans estará presente por meio de Candy Mel; as lésbicas serão representadas por Bia Ferreira; o grupo de queer por Lia Clark; as pessoas agênero por Triz; gênero flúido por Dudu Bertholini, que será o mestre de cerimônias; não-binário terá como representante Jaloo; interssexual por Dionne Freitas; assexual por Cup; bissexual Karol Conká; panssexual Dríade Aguiar; e polisexual Mulher Pepita.
Além dos citados acima, forte aliada da causa a cantora Aline Rosa também vai animar o trio. Bruna Linzmeyer também marcará presença, Fernando Cozendey foi convidado para fazer o figurino e vai vestir todas as atrações, cada uma nas cores da bandeira que representa.
Eats na Parada
Durante o evento a Uber Eats vai levar à Paulista uma instalação localizada na frente do Shopping Center 3. O público encontrará espelhos gigantes com imagens de todas as 12 bandeiras representadas na Parada. E quilos de glitter biodegradável na cor de cada uma delas. Os participantes vão entrar por um lado da instalação e sair pelo outro: maquiados ou munidos de glitter biodegradável para fazer suas próprias maquiagens. A intervenção será gratuita e não vai precisar de inscrição.
Programa de oportunidades para LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade
A Uber está preparando uma plataforma de assistência para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no app. Nascida em São Francisco, considerado o berço dos movimentos afirmativos, a empresa foi uma das pioneiras a permitir, no Brasil, a inscrição de transsexuais com o nome social sem processos jurídicos ou burocracia. Dando mais um passo a favor da diversidade, a empresa vai trabalhar com instituições e ONGs para garantir o ingresso mais tranquilo de pessoas LGBTQIA+ seja como motoristas parceiros ou entregadores.
Códigos promocionais para combater o preconceito
Baseados na campanha “Orgulho em todas as cores”, as estações de metrô receberão painéis gigantes das 12 bandeiras representadas durante a Parada. Além disso, a empresa vai disponibilizar nos metrôs post-its com códigos com 15% de desconto para aqueles que quiserem usar o serviço como complemento ao trajeto para ir ou voltar da Parada. No Uber Eats também haverão promocodes, que afirmam o orgulho das bandeiras. A ideia aqui é desafiar o público em geral a passar por cima dos seus preconceitos.
E aí, curtiu? Então, anota aí! 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo neste domingo, 23 de Junho. Para saber mais informações sobre a parada, clique aqui.