Com roteiro de Claudia Souto e direção artística de André Câmara, “Volta por Cima” será a próxima novelas da faixa das sete da Globo e tem estreia marcada para o dia 30 de setembro. Ela é definida com uma trama sobre conquistas e o preço que estamos dispostos a pagar por elas. É também sobre dinheiro, e se ele pode estar acima dos laços familiares. Além disso, a novela envolve amor, humor, disputas e emoção, passando pelo cotidiano de diversas classes sociais.
Em uma conversa virtual com a imprensa, Souto comentou sobre a inspiração para criar a trama da novela. “Estamos trazendo histórias que poderiam acontecer com as pessoas que estão assistindo, a vida é cheia de surpresas e desafios, não é? Todos nós passamos por isso todos os dias e eu tô trazendo uma história que é muito possível de acontecer com quem está do seu lado no ônibus, com quem você cruza na rua e com você próprio”, comentou a roteirista.
Souto afirmou que a maior inspiração para escrever “Volta por Cima” veio da observação do que a sociedade está vivendo, principalmente as relações familiares durante a pandemia de Covid-19. “Sempre que começo a pensar uma sinopse de novela, eu penso que assunto que eu vou jogar na roda [de conversa], que as pessoas vão discutir sobre isso. O assunto que a novela traz é sempre pauta de conversa no bar, no trabalho, na família. E durante a pandemia eu comecei a prestar muita atenção não só na minha própria família, mas em volta, já que estava tendo muita discussão ética nas famílias com relação dinheiro ou herança”, afirmou.
Subúrbios cariocas como inspiração estética
O diretor artístico do foletim, André Câmara, falou sobre a inspiração estética e afirmou que para criar uma história leve e divertida, a produção visitou os subúrbios cariocas. “Nós fomos buscar essa inspiração estética no próprio subúrbio, ou seja, ela [a estética] vem das pessoas de Madureira, Marechal Hermes. A estética está presente nas nossas imagens, com o calor, colorido dos corpos e as culturas também”, afirmou.
Claudia Souto explicou que a trama do subúrbio carioca se interliga com todos os outros do Brasil. “[todos] Tem mais ou menos a mesma linguagem, então entendemos que estamos falando com todo mundo. Por isso o conceito de subúrbio.”, explicou a criadora da trama. Já Câmara completou a fala da colega, afirmando que o subúrbio é plural e dialóga com todos os outros subúrbios ou periferias do Brasil.
“Volta por Cima” é uma novela criada por Claudia Souto, escrita por Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia Laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. Conta com a direção de Ana Paula Guimarães, Lúcio Tavares, Larissa Fernandes e Jully Irie. Tem direção geral de Caetano Caruso e direção artística de André Câmara.