in

“Wannabe” | Primeiro single das Spice Girls completa 25 anos

Foto: Divulgação

8 de julho de 1996. O mundo parou quando as primeiras notas de uma certa canção fora entoada nas rádios. Um certo grupo de garotas inglesas cantavam algo como “Se você quer ser o meu amor, primeiro deve conhecer os meus amigos. Faça isso durar para sempre porque amizade nunca termina” — em livre tradução. “Wannabe” chegou chegando e como rastírio de pólvora, o grupo, as Spice Girls, ganharam o gosto popular. Mas, antes de contar sobre a criação, aqui vai um pouco sobre as criaturas.

O grupo foi formado cerca de três anos antes, mas foi em 1990 que Bob e Chris Herbert, da Heart Management, decidiram criar um grupo de garotas. O objetivo era de competir com os muitos grupos de garotos existentes e que faziam sucesso nesse período. Os executivos uniram-se ao financista Chic Murrphy e juntos, puseram um anúncio na revista The Stage para que meninas talentosas na dança e no canto, fizessem audições nos estúdios da Danceworks para comporem um grupo.

“PROCURADO: Tem entre 18-23 anos e sabe cantar e dançar? Você é dinâmica, extrovertida, ambiciosa e esforçada? A Heart Management Ltd. é um consórcio de gerenciamento da indústria da música amplamente bem-sucedido que atualmente está formando um ato pop feminino, coreografado, com dança/canto para um contrato de gravação. Audição aberta. Danceworks, 16 Balderton Street. Sexta-feira 4 de março. 11:00 – 17:30. Por favor, traga partituras ou cassete de apoio”, dizia o anúncio da revista The Stage

Cerca de 400 meninas compareceram para os testes e no fim das contas, somente 5 foram selecionadas. Algumas coisas aconteceram e quase — quase! — o grupo não rolou se não fosse a persistência das meninas e de Simon Fuller, que teve sua atenção fisgada pelo talento das Spice e decidiu investir na carreira do quinteto, fazendo-as conhecidas no Reino Unido e em uma parte dos Estados Unidos. Em 1995, elas assinam um contrato com a Virgin Records e nasce as Spice Girls.

Okay, voltamos para 8 de julho de 1996. “Wannabe” chega às rádios e logo as meninas tornaram-se mundialmente conhecidas. Todo mundo queria saber quem cantava, o nome da música e o que significava “zigazig ah”. Um videoclipe fora gravado mas antes dessa versão que todos conhecem (a do hotel), um outro fora gravado num estúdio e num terraço e disponibilizado em VHS a fim de promover o quinteto musical e visualmente. E deu certo. O primeiro álbum das meninas, intitulado “SPICE”, fora lançado com o segundo single de trabalho, “Say You’ll be There” e a vendagem do disco só crescia.

O efeito Girl Power

O clipe de “Wannabe” foi gravado no Midland Grand Hotel, em Londres, Inglatera e foi dirigido pelo sueco Johan Camitz, conhecido por assinar produções publicitárias. O vídeo fora lançado cerca de duas semanas antes do lançamento da faixa-single no canal musical The Box. A exibição de “Wannabe”, na emissora, atingia picos de setenta vezes por semana. A faixa alcançou o terceiro lugar nas paradas em seu lançamento. Uma semana depois, atingiu o topo das mesmas e morou por lá por cerca de sete semanas consecutivas.

O Reino Unido era pequeno para elas. Outros 37 países já sabiam quem cantava “Wannabe” (mesmo sem saber o que significava “zigazig ah”). A faixa também alcançou os primeiros lugares dos mesmos, tornando-se um sucesso global, tornando-se, apenas, o single de estreia de um grupo feminino mais vendido de todos os tempos.

E pasmem: tudo isso numa era sem internet. Era o efeito Girl Power. Muito antes da onda de empoderamento feminino tomar conta das redes sociais, as Spice Girls já usavam e abusavam desse empoderamento a fim de empoderar outras tantas garotas que até esse momento, já imitavam o quinteto em seu modo de vestir e de se portar. Apelidos carinhosos lhes foram dados e isso serviu de identificação de acordo com a personalidade de cada integrande da girlband.

Emma Bunton, Victoria Adams (depois tornou-se Beckham), Melanie C, Melanie B e Geri Halliwell tornaram-se Baby Spice, Posh Spice, Sporty Spice, Scary Spice e Ginger Spice, respectivamente. Suas roupas, coloridas e únicas; cabelos e sapatos, foram estrategicamente pensados a fim de combinar com seus títulos: a menina fofa, a elegante e fashionista, a esportista, a descolada e estilosa e a rebelde-revolucionária-patriota.

Na primeira fileira, Victoria, Emma e Mel B. Em baixo, Mel C e Geri

As Spice Girls ditaram tendências não apenas no mercado fonográfico, mas também, na moda. Produtos licenciados, da indústria têxtil, invadiram as lojas de departamentos, bem como calçados, acessórios e brinquedos (quem lembra das bonecas das Spice Girls?). Tempos depois, o quinteto estrelou o longa “O Mundo das Spice Girls”, que não foi bem nas bilheterias nem nas críticas (esse que vos escreve gosta pra caramba desse filme).

Como nada é perfeito nessa vida, o grupo sofre uma baixa e a Ginger Spice, no auge do grupo, resolve deixá-lo, fazendo das Spice Girls um quarteto. O grupo adaptou-se e seguiu em frente até que a notícia que ninguém gosta de ouvir: pausa na carreira enquanto girlband. Cada uma das meninas seguiram suas carreiras, na música, no cinema, na TV e também, na moda.

Em 2007, fizeram uma turnê de retorno com a formação original e provou-se que a amizade realmente nunca termina. Mais uma pausa na carreira grupal até que em 2010, o quinteto se reúne para celebrar sua importância na indústria musical quando inauguraram a primeira apresentação do “Viva Forever: The Musical”. O quinteto agiu nos bastidores acompanhando os ensaios e interferindo na escolha do elenco, por exemplos. 2012, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, o grupo se reúne para cantar Wannabe e Spice up Your Life.

Mais um hiato até que rumores apontavam que o grupo estaria interessando num retorno. E assim foi. Em junho de 2019, sem Victoria Beckham, as Spice Girls se reuniram para celebrar os 20 anos do lançamento do segundo álbum de estúdio, intitulado SPICEWORLD. A turnê contou com apresentações em estádios lotados com ingressos esgotados na Irlanda e no Reino Unido.

Rumores apontavam que seria a primeira turnê mundial do grupo e o Brasil estava nos planos. Essa seria a primeira vez que as Spice Girls viriam, como grupo, ao país — vale lembrar que outras integrantes já vieram ao Brasil em suas carreiras solos —. A turne iniciaria possivelmente na Austrália, mas logo em seguida, pouco tempo após o término da etapa europeia da turnê, aconteceu a pandemia de COVID-19.

Até hoje, nenhum outro grupo musical feminino atingiu a marca das Spice Girls. O quinteto, que surgiu nos anos 90, mudou a história da indústria musical, que até então era dominada por homens, deixando um legado histórico para a cultura pop. Em comemoração aos 25 anos do lançamento de “Wannabe”, os fãs poderão adquirir a partir do próximo do dia 09 de julho (um dia após o aniversário do single), no site do grupo, um EP com duas faixas: a gravação demo de Wannabe, original de 1996 e uma faixa inédita, “Feed Your Love”, essa conhecida pelos mais fieis dos fãs que já ouviam esse single através de cópias piratas.

Parabéns, “Wannabe”, pelos seus 25 anos. E obrigado, Spice Girls, por fazer do mundo um tantinho melhor. E se você acha que é cringe celebrar o aniversário de 25 anos de uma música, aguarde que seu dia vai chegar. Parafraseando Lorelai e Rory Gilmore, de “Gilmore Girls”: “Ser fã das Spice Girls é um estilo de vida. É uma religião” (adaptado). Metade de meio século depois, alguém sabe o que significa “zigazig ah”?

Artigo escrito pelo jornalista convidado Luã Stewart.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para contato@poltronavip.com e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro

“Encanto” ganha teaser trailer repleto de animação e magia; assista!

Disney+ revela pôster, trailer e data de estreia de “What If…?”, nova série Marvel; saiba mais!