Nesta quinta-feira (05), Björk anunciou nas redes sociais uma colaboração musical com Rosalía. O single – ainda sem título – previsto para ser lançado neste mês, terá como objetivo apoiar a luta contra a criação comercial de peixes na Islândia.
“Os lucros [da parceria] ajudarão a combater a piscicultura na Islândia. […] As pessoas em Fjord Seyðisfjörður se levantaram e estão protestando contra o movimento em sua área. Nós gostaríamos de doar as vendas da música para ajudar com as taxas legais, e esperançosamente ser um exemplo para outras pessoas”, escreveu a cantora islandesa.
Na sequência, ela destacou que o país tem a “maior área de natureza intocada da Europa”: “Ainda hoje tem ovelhas vagando livremente pelas nossas montanhas no verão. E os peixes nadavam livres em nossos lagos, rios e fiordes. Quando os empresários islandeses e noruegueses começaram a comprar fazendas piscícolas na maioria dos nossos fiordes, foi um grande choque”.
“Não compreendemos como conseguiram fazer isso durante uma década quase sem regulamentação. Isso já teve um efeito devastador na vida selvagem e os peixes de criação estão em terríveis condições de saúde. Como muitos deles escaparam, [os empresários] começaram a alterar para pior o DNA do salmão islandês, o que pode eventualmente levar à sua extinção”, acrescentou.
Por fim, Björk disse acreditar que “ainda há uma chance de salvar o último cardume de salmão selvagem do norte”. “Nosso grupo quer desafiar esses empresários a retirarem suas fazendas”, declarou ela, que quer usar da música com Rosalía como uma verdadeira arma contra a piscicultura.
Confira o anúncio completo e a prévia da colaboração: