O Globoplay estreou nesta terça-feira (31) a sexta temporada do podcast Projeto Humanos com “O Caso Leandro Bossi”. Disponível no streaming e nas plataformas de áudio, o podcast encabeçado pelo o jornalista, escritor e professor Ivan Mizanzuk se aprofunda na investigação do crime, a partir da identificação da ossada de Leandro Bossi, 30 anos após o desaparecimento do garoto.
O novo projeto em áudio surpreende com uma série de intersecções com a produção de sucesso “O Caso Evandro”, primeiro podcast brasileiro a ganhar uma série, com o título de mesmo nome disponível no streaming da Globo, que completa 5 anos também nesta terça-feira, dia 31 de outubro.
O título recapitula o cenário em fevereiro de 1992, quando Leandro Bossi, com sete anos na ocasião, desapareceu na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná. Dois meses depois, Evandro Ramos Caetano também sumiu na mesma cidade, quando tinha 6 anos de idade.
Uma série de semelhanças ligava os dois, incluindo a aparência física. Porém, o paradeiro de Leandro Bossi nunca foi investigado. Somente em junho de 2022, uma nova pista do mistério veio à tona: o governo do Paraná identificou a ossada de Leandro.
Ivan conta que o ponto de partida para a investigação e produção do caso aconteceu no último ano quando foram confirmadas que as ossadas encontradas. “Foi confirmado que aquela ossada não era uma ossada de menina que a ossada, na verdade, era do Leandro. Eu já estava com a família Bossi antes, mas a partir dali eu já imaginei que não ia ter investigações novas porque confirmada a morte não ia ter [outra investigação], o caso fica automaticamente arquivado.”, disse o jornalista em coletiva de imprensa a qual a Poltrona Vip esteve presente.
Contudo, pelo tempo decorrido, o caso encontra-se arquivado e uma série de perguntas ainda se fazem presentes: como foi encontrada a ossada? O que sabemos sobre o último dia em que ele foi visto? Essas e outras questões são aprofundadas na série em áudio, que traça uma reconstituição inédita dos fatos.
“Eu perguntei pra eles [os Bossi] se eles gostariam que eu fizesse investigação, até porque eu já conhecia muito bem o caso, né? Já conhecia bem o Caso Evandro, conheci muito bem Altamira, sabia exatamente o que que dava pra descartar, o que que presta, o que que não presta. Eles acabaram aceitando a minha oferta pra gente trabalhar em conjunto, começamos a conversar”, completou Ivan, que revela que levou cerca de um ano e meio para reunir as informações.
Sobre os desafios encontrados no projeto, Ivan destaca o tempo e a investigação, que não aconteceu no momento correto. “A principal dificuldade é que a gente está falando de um caso de trinta anos que não foi investigado no momento que deveria, né? E quando houve alguma investigação ela foi muito naquela histeria coletiva das bruxas, seitas satânicas e não sei o quê. Então, muita informação que seria útil hoje em dia se perdeu. A gente decidiu assim ‘Ok, o que que a gente pode fazer? Vamos passar um pente fino aqui em tudo no que pode ser informação relevante do caso Evandro e do Leandro. Vamos dar uma olhada em outras coisas também pra ver se a gente consegue puxar alguma informação que que vale a pena, né?’ Então eh essa é a maior dificuldade, é um caso antigo que não foi investigado direito na época, mas que ainda sim a gente tá tentando puxar”, relata Ivan, que completa falando sobre fontes que já morreram.
“O Caso Leandro Bossi” é um podcast do Projeto Humanos, com produção do Estúdio 42. Disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio, a série em áudio reúne a reconstituição do desaparecimento de Leandro Bossi, além de apresentar novos rumos e linhas de investigação que abrem diferentes perspectivas sobre o caso. Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.