Produzida pela AfroReggae Audiovisual, em parceria com o Globoplay, a série original “Betinho: No Fio da Navalha” realizou o evento de lançamento na última terça-feira (28), no Kinoplex Globoplay, no Leblon. O protagonista e diretor da série, Julio Andrade, e todo o elenco passaram pelo tapete vermelho na noite de estreia.
A trama mergulha na trajetória do sociólogo Herbert de Souza, conhecido como um herói nacional de causas sociais, intercalando entre diferentes fases da vida de Betinho. A série resgata momentos marcantes da vida do homenageado entre os anos 1960 e 1990, apresentando sua importância na luta de combate à AIDS e à fome.
O filho do grande homenageado da noite, Daniel Souza, compareceu ao evento e destacou a relevância dessa biografia audiovisual. “É uma série que está muito impactante, muito importante principalmente para os jovens. Para os jovens que não conhecem o Betinho, vai estar mostrando a importância do que ele realmente fez e das coisas que ainda estão vivas hoje”, afirma.
Os atores Humberto Carrão e Leandra Leal contaram ao Poltrona Vip sobre os seus personagens na série. “Foi muito especial para mim fazer parte dessa série, admiro o Betinho desde a minha adolescência. Dou voz à força de uma mulher na luta contra a desigualdade e ditadura. A Irles é o retrato de mulheres que viveram grandes desafios, ela criou o filho sozinha no meio do exílio, sobreviveu e conseguiu ser feliz”, relata Leandra.
“Henfil é uma figura muito importante da nossa cultura, ele é um dos maiores cartunistas da história e um artista genial. O ponto principal de seu trabalho era o combate à miséria, injustiça, opressão e a ditadura. Ele usava sua caneta e seu lápis com o alvo certeiro”, conta Humberto.
Além do elenco, a estreia contou com convidados ilustres como Heloísa Pérrissé, Rodrigo Santoro, Mel Fronckowiak, Erika Januza, entre outros grandes nomes no mundo artístico. A equipe de criação também marcou presença e contou como foram impactados pelo legado e representatividade de Herbert de Souza. Para José Junior, o criador da série, Betinho é como um herói em sua história.
“Eu fui impactado por um homem que parecia um super-herói. Betinho tinha um corpo muito frágil e, ao mesmo tempo, uma espécie de armadura de um samurai. Dificilmente eu seria quem eu sou se eu não tivesse sido impactado pelo Betinho”, reflete.
Criada por José Junior e roteiros de Alex Medeiros, Sergio Machado, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro e Rafaela Camelo, “Betinho: No Fio da Navalha” chega ao catálogo do Globoplay nesta sexta-feira, dia 1 de dezembro, com dois episódios inéditos semanalmente. Assista ao trailer:
Sessão emocionante
Minutos antes da exibição exclusiva do episódio, o ator que deu vida ao betinho, Julio Andrade, se emocionou dedicando a série ao seu sogro que faleceu nesta semana. Sua esposa, Elen Cunha, também estava presente e participou da homenagem ao pai. “Eu queria oferecer essa sessão para um cara que nos deixou, quero dedicar ao meu sogro. É um momento duro, mas ele queria fazer esse voo com o Betinho neste dia tão especial”, relata o protagonista.
O ator também prestou sua homenagem ao irmão, Ravel, que estava fazendo aniversário no dia. Julio pediu para que todo o elenco e imprensa presentes cantassem parabéns ao seu caçula. O encontro celebrou a parceria da família na arte, Andreia Horta, companheira de Ravel, e Joaquim, filho de Julio, também estrelaram na trama. Os irmãos enalteceram a união familiar dentro e fora de cena.
“A história do Betinho tem esse espírito familiar. Então foi uma coisa bonita nesse projeto, o sentimento de irmão veio muito forte e muito natural, ele é minha grande inspiração. Trabalhar com nossos amores é um sonho”, comentou Ravel. Com oito episódios, disponibilizados semanalmente: dois a cada sexta-feira, a obra dramatúrgica chega ao streaming nesta sexta-feira, dia em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.