Um desabafo feito por Pitty na madrugada desta quarta-feira (27) viralizou no X, antigo Twitter. Nele, a baiana se descreve “sorumbática com redes sociais”, em razão a importância dada a determinados assuntos. Ela critica a pouca evidencia que os últimos lançamentos de Manu Gavassi tiveram, comparando com vinda surpresa de Beyoncé para Salvador na semana passada. “A B resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno natal (n me cancelem, eu amo, mas esse timming tá foda)”, dispara.
Nas respostas, internautas rebateram o posicionamento de Pitty, principalmente pela comparação feita. “Tu achou massa a Manu trazer assuntos importantes como o feminino na arte, mas achou a Beyoncé meio irmã Dulce por ter colocado a equipe dela inteira trabalhando pra ajudar comunidades brasileiras, inclusive da tua terra?”, questionou Taleane. Após a repercussão, Pitty apagou a postagem. Ainda assim, foi em tempo para que os prints fossem publicados por páginas como a BCharts.
Uma das páginas de notícias de Beyoncé, rebateu a alfinetada de Pitty, citando a organização filantrópica BeyGOOD. A última ação do grupo no Brasil ofereceu apoio financeiro pra microempreendedores negros e indígenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo. “A BeyGOOD existe há 10 anos. E o Brasil sempre esteve na rota deles. Eles apoiam a CUFA (Central Única das Favelas) no Brasil e continuarão apoiando.”, explicou o BeyAcess. “Uma pesquisa no Google e você saberia que ela não “faz a irmã Dulce”. E consequentemente não estaria dando uma opinião rasa, usando ironia para banalizar ações reais que ajudam o próximo.”, retrucaram.
Outra internauta respondeu Pitty com uma sugestão. “Se você parar pra pensar, a iniciativa de Beyonce também é uma grande crítica à indústria, propondo um modelo de evento grandioso em uma cidade como Salvador, majoritariamente produzido por mulheres negras. Isso também é político (e muito)”, provocou Catharina Costa.
Na última semana, Beyoncé esteve em Salvador para divulgação do “Renaissance a film by Beyoncé”, lançado nos cinemas nacionais no dia 21 de dezembro. Em evento exclusivo para os fãs, a cantora apareceu de surpresa para agradecer o apoio dos brasileiros ao longo de sua carreira.
Como não existe tempo ruim para memes, os usuários do X começaram a brincar com a situação. “Parece que alguém jogou os nomes Beyoncé, Pitty, Manu Gavassi e Irmã Dulce no chatgpt e criou uma historia”, ironizou um deles. “Eita Pitty tomou simeticona?? Que peidão fedido é esse”, debochou Jenny Prioli.
Manu Gavassi, que não se pronunciou diante a situação, deu início a um novo projeto audiovisual esse mês. “Da Mente de Manu Gavassi” já conta com dois lançamentos, e é um dos assuntos que Pitty diz que as redes sociais falaram por alto.
Leia também:
+ Manu Gavassi anuncia projeto audiovisual com colaborações especiais de Letícia Colin e Patrícia Dejesus
+ Manu Gavassi lança “Pronta Pra Desagradar” e revela participação de Pitty em curta metragem; assista!
Enquanto “Pronta pra desagradar” coloca em jogo o circo midiático responsável pelos assuntos do momento, “Sexo, poder e arte” questiona o lugar do feminino no espaço artístico e posições de poder. Com participações de nomes como Letícia Colin, Pathy DeJesus, Tim Bernardes, Duda Nagle e Pitty, as músicas foram lançadas acompanhadas por curtas-metragens escritos e dirigidos por Manu.