Nesta quinta-feira (01), o grupo Universal Music retirou as músicas de todos os seus artistas do TikTok. A decisão já havia sido anunciada pela companhia ontem (31) e a justificativa se deu devido às duas empresas não terem entrado em um acordo sobre a renovação do licenciamento.
Em carta aberta, a Universal acusou a rede social de “tentar construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo”, além de afirmar que o TikTok não estava disposto a resolver as questões de Inteligência Artificial e pirataria.
Já o TikTok respondeu às acusações da Universal Music alegando que elas são falsas e que é “triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas”. A rede social acrescentou que o grupo “optou por se afastar do grande suporte de uma plataforma com mais de um bilhão de usuários, que serve como promoção gratuita e um veículo para descoberta de seus talentos”.
Atualmente, fazem parte do catálogo de artistas da Universal Music Group Taylor Swift, Ariana Grande, , Sza, Bad Bunny, Billie Eilish, Justin Bieber, Adele, Elton John, Coldplay, Amy Winehouse, entre outros.