in

Mostra 3M de Arte começa em abril em São Paulo

Giselle Beiguelman (Crédito: Jorge Lepesteur)

Em sua décima segunda edição, a Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais importantes do cenário artístico brasileiro contemporâneo, será aberta, no dia 20 de abril, no Parque Augusta, região central da cidade de São Paulo. Com o tema Infiltragemum neologismo criado para a mostra, e curadoria de Giselle Beiguelman, as obras apresentadas nesse espaço público unem a perspectiva de cinco artistas convidados e outros dois selecionados via edital, em 2023. A exposição, sempre com acesso gratuito, terminará no dia 19 de maio. 

Infiltragem foi concebida para integrar-se à rotina dos frequentadores de um dos parques públicos mais irreverentes da cidade, e também considerado um ponto turístico de grande movimento desde a sua inauguração, no ano de 2021. A ideia é infiltrar-se nos espaços, acomodando-se aos lugares de trânsito, cultura e lazer com obras para serem experimentadas em diferentes locais, como a Casa das Araras, que oferecerá uma imersão sonora e luminosa, de Guto Requena, e até mesmo a “prainha”, onde memes serão “vestidos” pelo público em uma intervenção do coletivo Saquinho de Lixo.

Pautada pela cultura urbana contemporânea, a Mostra 3M de Arte destaca o ambiente público como espaço permeado por territórios informacionais e físicos que podem trazer reflexões artísticas e sociais. “Queremos propor um jogo de infiltrações no Parque Augusta, acionando pela primeira vez expressões artísticas que ali não existiam, em diálogo com as pessoas que estão nesse contexto. É a esse processo [de absorção e decolagem do cotidiano] que o neologismo Infiltragem se refere“, explica a curadora Giselle Beiguelman.

Entre os artistas convidados para esta edição está o Coletivo Coletores, composto por Toni Baptiste e Flávio Camargo, que empregam diversas linguagens visuais e tecnológicas para discutir temas relacionados às periferias e ao direito à cidade. O duo apresenta uma obra, que aborda questões raciais ao entrelaçar a ancestralidade com a cultura urbana das comunidades brasileiras, expondo em linguagens e símbolos sankofas e quilombolas, entrelaçados com a contemporaneidade dos pichos.

Vivian Caccuri Thiago Lanis, artistas que empregam a música em seus trabalhos, apresentam a instalação interativa de relaxamento denominada massagem subwoifer, obra que dá continuidade a uma pesquisa da dupla, ainda em curso, sobre sons da floresta, permitindo as pessoas se sentirem parte do conjunto artístico no deque do Parque Augusta. Os artistas usarão o espaço para propor uma sessão de massagem com subwoofer

O coletivo memético Saquinho de Lixo, conhecido por seu perfil humorístico no Instagram, também está participando da Mostra 3M de Arte com a obra voce sabia que o saquinho esta distribuindo cangas no parque augusta. Desenvolvida com uso de cangas, a composição que será ofertada ao público nos finais de semana, não se limita apenas ao Parque, o objetivo da obra é torna-se um item colecionável e em constante movimento pelas diversas formas de expressão que pode conter. Com 12 estilos de estampas diferentes, a coleção propõe uma reflexão sobre o comportamento atual da sociedade via memes memoráveis criados pelo coletivo.

Berna Reale, nome referencial da arte contemporânea brasileira, exibirá uma performance inédita  no entorno do Parque Augusta que remete à opressão social sofrida pelas mulheres no sistema prisional brasileiro. 

Já o arquiteto e designer multimídia Guto Requena estará na Mostra 3M de Arte com uma instalação que une arte e tecnologia, convidando o público a uma imersão introspectiva e afetiva. A obra ocupará a Casa das Araras, em um espaço de 100 metros quadrados, que estará aberto excepcionalmente para o evento.

Selecionado via edital, o mineiro Marcel Diogo participa com Nem tudo que vai pra parede é obra de arte, que discute sobretudo a violência racial e a policial. Instalada nos muros do Parque Augusta, é formada por esculturas de corpos vestidos de preto apoiadas nas paredes em posição de abordagens policiais, conhecidas como enquadro.

Também selecionada via edital, a mineira Mari Nagem integra a Mostra 3M de Arte com uma instalação desenvolvida por meio de plataformas elevatórias que oferecerá aos visitantes uma vista privilegiada do Parque Augusta, transformando o local em um ponto de vista inusitado da cidade. Para o acesso à obra, a organização do evento disponibilizará ingressos limitados, via plataforma Sympla. 

A concepção visual da Mostra é do estúdio cldt, dirigido por Celso Longo e Daniel Trench, autores de projetos combinando repertório da arquitetura, urbanismo, artes e design.

Para Layza Mesquini, líder de marca e comunicação da 3M Brasil: “Proporcionar que a arte ocupe ambientes públicos é uma forma de democratizá-la, promover conexões orgânicas e estimular a inovação e a criatividade, elementos fortemente enraizados no DNA da companhia”, afirma. 

“A Mostra 3M de Arte amplia seu alcance, ocupando esse importante espaço que é o Parque Augusta, conquistado pela sociedade civil ativa e engajada, preocupada em fruir a cidade”, comenta Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3.

Serviço

12ª Mostra 3M de Arte

Gratuito

De 20 de abril a 19 de maio

Rua Augusta, 200 — Consolação, São Paulo–SP 01303-050

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro