Falta uma semana para a maior premiação da MTV, o Video Music Awards. A edição de 2018 do show vai ao ar no dia 20 de Agosto em Nova York e já tem as performances confirmadas de Jennifer Lopez, Ariana Grande, Nicki Minaj, Shawn Mendes, Panic! At The Disco, Post Malone, Logic & Ryan Tedder e Travis Scott. Confira a lista de indicados
O VMAS é uma das cerimônias mais icônicas da cultura pop e já foi palco de grandes momentos da história da música. Criado em 1984, o show tem o objetivo de prestigiar os melhores videoclipes lançados ao longo do ano e surgiu durante a grande revolução na linguagem dos videos musicais, que começaram a ser super produções que faziam parte da música.
Vamos conhecer um pouco mais dos trabalhos que ganharam o prêmio de “Vídeo do ano”?
1984
“The Cars” – You Might Think
O primeiro vencedor do prêmio mais importante da noite do VMAs foi a banda americana The Cars. O clipe tem um conceito psicodélico e foi um grande sucesso na época devido aos efeitos visuais considerados de ultima geração. Ainda assim a vitória gerou polêmica já que a banda competia com “Thriller” de Michael Jackson, que venceu a categoria de escolha do público.
1985
Don Henley – “The Boys of Summer”
O segundo vencedor foi Don Henley, o cantor fez parte do Eagles e foi um dos grandes nome dos anos 80, fazendo parte da lista dos 100 maiores artistas do século segundo a revista Rolling Stone. A escolha dos espectadores foi novamente Michael Jackson, que havia lançado a super parceria “We Are The World”
1986
Dire Straits – Money for Nothing
A banda britânica Dire Straits foi o terceiro vencedor do prêmio de vídeo do ano, o vídeo é super interessante, misturando animação e efeitos visuais com imagens da banda e a música fez muito sucesso. Ainda assim, mais uma polêmica pra conta da MTV já que a banda competia com “Take on Me” do A-ha, que ganhou pela escolha do público.
1987
Peter Gabriel – Sledgehammer
Um dos vídeos mais premiados da história da cerimônia, Peter Gabriel e toda a loucura de “Sledgehammer” faturaram 9 moonmans em uma só noite. O clipe é cheio de efeitos visuais, incluindo slowmotion, animações e foi uma grande novidade na época.
1988
INXS – Mediate
Os australianos do INXS com certeza viralizariam nos dias de hoje. O clipe é uma espécie de lyric video da musica feito pelos próprios membros da banda. Simples, mas funcionou com o público e a linguagem dos rapazes. Neste ano, Michael Jackson ganhou o prêmio Vanguard.
1989
Neil Young – This note’s for you
Neil Young foi a escolha segura da MTV, um clipe simples que competia com “Like A Prayer” de Madonna, um dos vídeos mais polêmicos da época e “Leave Me Alone” do Michael Jackson, que também enfrentava as polêmicas da mudança da cor de pele.
1990
Sinead O’ Connor – Nothing Compares 2 U
Um dos videoclipes mais simples da história, com a maior parte sendo Sinead cantando a música em um fundo escuro. mas a música é tão boa que rendeu 4 prêmios ao vídeo que é referência até hoje. ( Qualquer semelhança com “Cold War“, de Janelle Monaé e “Wrecking Ball, de Miley Cyrus não é mera coincidência )
1991
R.E.M. – Losing My Religion
O vídeo é uma obra prima cheio de referências a obras de arte clássicas, além de ser uma das melhores músicas dos anos 90 e rendeu a banda 6 moonmans. Só assiste
1992
Van Hallen – Right Now
O vídeo é um grande manifesto politico de uma das maiores bandas dos anos 80 e 90, mas “Smells Like Teen Spirit“, do Nirvana e “Under The Bridge“, do Red Hot Chilli Peppers são bem mais memoráveis. A noite foi dominada pelo rock, e Guns ‘n’ Roses levou o Vanguard pra casa.
1993
Pearl Jam – Jeremy
O icônico vídeo de Jeremy é uma das grandes referências do Pearl Jam, falando sobre bullying e preconceitos muito antes disso entrar em pauta, o vídeo tem uma fotografia e direção incríveis, além de uma música ótima e necessária na época.
1994
Aerosmith – Cryin
O vídeo estrelado por uma das atrizes mais populares da época, Alicia Silverstone, de As Patricinhas de Beverly Hills, embala uma das melhores canções do Aerosmith e foi um dos maiores sucessos daquele ano. Infelizmente, a premiação teve um ar de luto devido a morte recente de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana
1995
TLC – Waterfalls
Acabando com a dominação do rock, que ganhou a categoria por 4 anos seguidos, o trio TLC trouxe um dos melhores vídeos da época, com uma mensagem importante sobre a violência que as pessoas mais pobres enfrentam nos bairros negros dos Estados Unidos, com efeitos visuais interessantes e uma música ótima, as meninas foram referência pro nascimento das Destiny Child’s e desbancaram “Scream“, dos irmãos Michael e Janet Jackson.
1996
The Smashing Pumpkins – Tonight Tonight
A banda americana é conhecida pelo seu estilo alternativo e o vídeo é fantástico. Com efeitos visuais incríveis e um estilo fantasioso, a produção ganhou 7 prêmios em uma noite. Pode-se dizer que eles influenciaram uma leva de bandas que surgiram nos anos 2000, como Panic! At the Disco e My Chemical Romance
1997
Jamiroquai – Virtual Insanity
O vídeo é cheio de efeitos visuais e jogos de câmera e uma das produções mais criativas do final dos anos 90, levou pra casa 4 moonmans.
1998
Madonna – Ray Of Light
A rainha do pop mostrou toda a sua capacidade de se reinventar com “Ray Of Light“, dirigido por Jonas Akerlund, o vídeo é repleto de efeitos especiais. O álbum é um dos maiores sucessos da carreira da cantora e garantiu 4 grammys e 6 moonmans.
1999
Lauryn Hill – Doo Wop ( That Thing )
Uma das músicas mais interessantes do fim do século, de uma das artistas mais completas do gênero. A cantora, rapper e produtora dominou as paradas durante todo aquele ano e foi o principal nome em todas as premiações, o vídeo é incrível e cheio de empoderamento e representatividade.
2000
Eminem – The Real Slim Shady
Apesar das várias problemáticas presentes no vídeo, a fotografia é incrível e o “Slim Shady” fala várias verdades sobre a industria musical. (mas eu teria premiado o N Sync)
2001
Christina Aguilera, Lil Kim’, Mya, P!nk – Lady Marmalade
O vídeo pra trilha sonora de Moulin Rouge é incrível, sexy, divertido e com muita voz. Essa regravação de Patti Labelle botou fogo na música e garantiu um dos momentos mais icônicos da cultura pop.
2002
Eminem – Without Me
O rapper se tornou o primeiro artista a ganhar o vídeo do ano 2 vezes. Inspirado na cultura nerd, o clipe é divertido, despretensioso ( o que é difícil pro Eminem), e com efeitos visuais interessantes.
2003
Missy Elliott – Work It
A primeira cogitada para ganhar o Vanguard esse ano, Missy tem uma das videografias mais interessantes do rap e “Work It” é a maior prova disso, o vídeo é uma super produção e a música é otima. Seria uma opção bem mais on point que Jennifer Lopez
2004
OutKast – Hey Ya
Vídeo incrível, música incrível, Andre 3000 está incrível, definição de hino atemporal. E olha que a concorrência aquele ano era grande “99 problems” do Jay Z, “Toxic“, da Britney Spears e “Yeah!“, do Usher. 2004 foi um bom ano!
2005
Green Day – Boulevard Of Broken Dreams
O álbum “American Idiot” foi um marco na carreira do Green Day, tendo feito muito sucesso no mundo todo, as canções são atuais ainda hoje, mais de 10 anos depois. O vídeo de Boulevard Of Broken Dreams tem uma fotografia incrível e levou 6 prêmios pra casa em 2005.
2006
Panic! At The Disco – I Write Sins Not Tragedies
No auge do movimento EMO, o Panic! At the disco deixou Madonna, Aguilera e Shakira pra trás com a produção incrível de I Write Sins Not Tragedies. No ano seguinte, a revista NME elegeu os americanos como “pior banda”.
2007
Rihanna feat Jay Z – Umbrella
Um dos vídeos mais icônicos da carreira da rainha de Barbados, “Umbrella” foi a reinvenção de Rihanna, o clipe é incrível e desbancou grandes nomes como Beyonce, Justin Timberlake e Amy Winehouse. Hino atemporal
2008
Britney Spears – Piece Of Me
Mesmo com uma performance desastrosa na edição passada da cerimônia, Britney mostrou seu poder e levou o prêmio mais importante da noite pra casa. Esse prêmio é mais do que importante pois foi aqui que a princesa do pop ganhou forças para dar a volta por cima completa e voltar poderosa em “Circus”
2009
Beyoncé – Single Ladies
Um dos maiores sucessos da carreira de Beyoncé, a edição de 2009 foi uma das melhores e mais icônicas premiações da história do show. O nascimento de Lady GaGa, o “Imma let you finish” de Kanye West para Taylor Swift, tributo ao Michael Jackson e Queen B sendo a rainha da noite levando 3 prêmios pra casa e fazendo uma performance incrível da era I Am Sasha Fierce
2010
Lady GaGa – Bad Romance
Lady GaGa impactou o mundo com “Bad Romance“, considerado por inúmeras publicações o melhor vídeo do século XXI, GaGa levou 7 moonmans pra casa de 11 indicações, além de usar vários looks diferentes e o polêmico vestido de carne na edição que celebrou o começo do auge de sua carreira.
2011
Katy Perry – Firework
Katy Perry garantiu 10 indicações ao VMAs 2011 graças ao sucesso da era Teenage Dream, era de maior sucesso da cantora até hoje. A cantora levou pra casa 3 troféus, Video do ano, com Firework, e colaboração do ano e melhores efeitos com E.T. A edição de 2011 teve vários momentos épicos como o anuncio de gravidez da Beyoncé, o eterno “Jon Calderone“, alter ego de Lady GaGa e Britney Spears ganhando o Vanguard.
2012
Rihanna – We Found Love
Rihanna se tornou a primeira mulher e a segunda artista a ganhar o Vídeo do Ano 2 vezes. O vídeo é um dos mais incríveis da carreira da Bad Girl, cheio de efeitos especiais e com um monologo no começo que faz você se identificar com a história no mesmo instante.
2013
Justin Timberlake – Mirrors
Depois de um hiato de 8 anos, Justin Timberlake voltou direto pro trono com o lançamento de 20/20 Experience e deu uma pausa na dominação feminina que tomou conta da categoria por 5 anos seguidos. O vídeo é incrível, a música é simplesmente épica e de quebra o príncipe do pop ainda levou o Vanguard pra casa.
2014
Miley Cyrus – Wrecking Ball
Miley Cyrus se tornou a artista mais nova a ganhar o “Vídeo do Ano” no VMAs, o videoclipe polêmico mostrou o lado mais selvagem e cru da cantora e causou polêmica no mundo todo, quebrando recordes de visualizações. Beyoncé ganhou o Vanguard nesse ano.
2015
Taylor Swift feat Kendrick Lammar– Bad Blood
Com um super time de estrelas, uma super produção, uma polêmica envolvendo um grande nome e um remix pra tornar a música mais interessante, Taylor Swift criou a receita pro sucesso e um vídeo épico para “Bad Blood“. além de melhor colaboração e vídeo do ano, Taylor ainda levou os prêmios de Melhor pop e melhor vídeo feminino com “Blank Space“, alguma dúvida que 1989 foi sua era de maior sucesso?
2016
Beyoncé – Formation
Empoderamento, representatividade, crítica social e muita coreografia. Beyoncé se tornou a terceira artista a ganhar o vídeo do ano 2 vezes com um dos melhores vídeos de sua carreira, e pode ser a primeira a ganhar o prêmio 3 vezes, se “APESHIT” levar o prêmio pra casa esse ano. Rainha que fala, né?
2017
Kendrick Lammar – Humble
O quarto artista e segundo homem a ganhar o vídeo do ano 2 vezes. Kendrick entregou uma verdadeira obra prima em “Humble” e levou 6 prêmios pra casa, o vídeo além de épico traz uma mensagem importante de representatividade – A recriação da santa ceia é perfeita!