Depois de aguçar a curiosidade dos fãs com pôsters cheios de referências cinematográficas, as ANAVITÓRIA lançou nesta quinta-feira (26) o single “não passa vontade”, que conta com a parceria inédita com DUDA BEAT. A faixa está disponível em todas as plataformas digitais e chegou acompanhado de videoclipe.
Por sugestão da própria dupla, os produtores fizeram uma seleção de filmes cult do início desse século e escalaram Ana, Vitória e Duda como atrizes para lembrar algumas das cenas que mais marcaram a geração delas.
De “A Pequena Miss Sunshine” a “(500) dias com ela”: Entenda as referências do videoclipe!
Logo na primeira cena do clipe, Vitória desce de um ônibus verde, usando uma peruca de cabelos louros e lisos fazendo referência a Gwyneth Paltrow em “Os Excêntricos Tenenbaums”, caminhando ao encontro de Luke Wilson. Só que Wilson virou Ana Clara, com direito à indefectível faixa de tenista na cabeça, um dos símbolos da excentricidade que o diretor Wes Anderson coloca em quase todos os personagens.
Uma das cenas mais engraçadas de “A Pequena Miss Sunshine”, a da corrida atrás da Kombi, foi também a que mais divertiu Ana Clara: “a caracterização estava muito igual”. “A gente ficava rindo muito uma na cara da outra”, completa Vitória, que ficou fascinada com a possibilidade de ter um túnel “só pra elas”. É que para reproduzir a cena de Emma Watson em “As Vantagens de Ser Invisível”, elas literalmente pararam o trânsito de um túnel em São Paulo.
Já a cena que mais agradou à dupla foi aquela em que as ANAVITÓRIA e DUDA BEAT dividem uma banheira, que capta bem a delicadeza e a ousadia da obra-prima “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci, uma história intimista ambientada em meio aos protestos estudantis de 1968 em Paris.
Outro filme que muita gente deve reconhecer de cara é “Encontros e Desencontros”, de Sofia Coppola, já que a cena de Scarlett Johansson cantando de peruca no karaokê em Tóquio se tornou um clássico. Só que aqui as três entoam os versos de “não passa vontade”. O diretor Gabriel Dietrich revela que a gravação dessa cena foi um tremendo desafio, pois DUDA BEAT tinha que imitar a coreografia de Scarlett no ritmo da nova canção.
O único filme citado que foi feito no século passado (em 1999, pra ser mais exato) é o delirante “Quero Ser John Malkovich”, de Spike Jonze, em que o personagem de John Cusack descobre uma firma que cobra para que fãs possam entrar na mente do ator John Malkovich sem que ele saiba. Aquela profusão de máscaras de DUDA BEAT reproduz a arte do cartaz do filme.
E se a fantasia se tornasse realidade e as ANAVITÓRIA pudessem entrar na mente de alguém, de quem seria? Vitória diz na lata: “Eu gostaria de entrar no corpo da Beyoncé. Mais do que entrar na cabeça do ser humano, eu queria ter as experiências que aquele corpo vivencia!“. Ana Clara também vai por um caminho semelhante mas, digamos, menos intenso: “Gostaria muito de sentar num piano e ter muita fluência com os dedos pra tocar coisas incríveis e absurdas, então eu seria o Brad Mehldau por um dia“.
O vão ter que esperar” também contou com referência ao longa “500 Dias Com Ela”, que transformou Zooey Deschanel em musa indie. A cena é uma das mais memoráveis, mas os fãs terão que assistir até o final do videoclipe para descobrir qual a cena citada.