Fernanda Montenegro participou do programa Conversa com Bial, que foi ao ar na madrugada deste sábado (28), e comentou sobre a declaração de Glenn Close sobre a derrota da brasileira no Oscar de 1999. Indo contra a opinião da americana, Montenegro conta que teria dado a estatueta de Melhor Atriz a Cate Blanchett.
“Eu acho uma coisa: é uma avaliação dela porque eu, por exemplo, teria dado o prêmio para a Blanchett, porque ela fez duas Elizabeths naquele ano… extraordinárias, duas. Não foi um filme, foram dois filmes, de uma forma maravilhosa. Não é que o meu trabalho não seja respeitado. Não é isso. Mas eu teria votado na Blanchett”, disse Montenegro.
Além de Montenegro e Blanchett, a categoria de Melhor Atriz do Oscar de 1999 ainda contava com indicações a Meryl Streep, por “Um Amor Verdadeiro”, Emily Watson, por “Hilary e Jackie” e Gwyneth Paltrow, por “Shakespeare Apaixonado”. Na competição, Paltrow saiu vencedora da categoria.
Glenn Close falou em entrevista ao ABC News sobre o Oscar de 1999, onde Fernanda havia sido indicada por “Central do Brasil” e estava presente na ocasião. “Eu lembro do ano em que Gwyneth Paltrow venceu aquela incrível atriz de ‘Central do Brasil’. A gente ficou: ‘O que?’. Tipo, não fez sentido!”, disse Close. O assunto foi um dos mais comentados da semana nas redes sociais.
Após a exibição do programa comandado por Pedro Bial, a Rede Globo exibiu o clássico do cinema nacional “Central do Brasil”. Com direção de Walter Salles, o longa metragem emocionante foi lançado em abril de 1998 e é um dos mais principais trabalhos de Fernanda Montenegro.