Gloria Groove lançou nesta terça-feira (01) a faixa “Radar”, que chegou acompanhada de videoclipe. A canção está disponível em todas as plataformas digitais e é a última das quatro faixas do novo EP da artista, o “Affair”, que traz uma sonoridade mais voltada ao estilo R&B.
Groove explica a história que vem construindo desde outubro, quando lançou a primeira faixa, em ordem diferente da tracklist: “São canções modernas, envolventes e apaixonadas que, juntas, contam uma história de amor e tensão: um affair. Colaborações das mais variadas idades e procedências ao lado dos produtores Dogz, do Rio de Janeiro, deram corpo a tracklist que hoje conhecemos. Com a proposta de ocupar diversas vertentes do mesmo estilo em apenas 5 faixas, temos desde as mais sensuais, passando pelas mais emotivas e até as mais dançantes. A performance vocal é a peça central da musicalidade neste EP”.
A artista trouxe o R&B para o projeto, estilo norte-americano que a inspirou no início da carreira. Com lançamentos pontuais, em datas diferentes, construiu uma história para contar as fases da paixão. “O universo visual de ‘Affair’ foi concebido a partir daquilo que mais precisávamos estabelecer com o público: intimidade. Sendo este um projeto extremamente pessoal e revelador pra mim, era importante que o espaço nos trouxesse para dentro da minha própria mente, sendo esta a ‘casa’ onde a relação acontece. O clima minimalista e a fusão entre retrô e futuro também foram constantes e essenciais para criar a atmosfera”, conta.
A artista explica a ordem dos capítulos e o significado de “Affair”: “São composições muito recentes, assim como sons feitos há mais de dois anos atrás. Uma vez que as faixas foram tomando forma e se juntando, notei que cada uma representava uma vertente do R&B. Percebi também que cada composição retratava alguma fase específica de um envolvimento amoroso. Assim nasceu a tracklist oficial de AFFAIR, sendo:
- VÍCIO: o envolvimento
- SUPLICAR: a paixão
- A TUA VOZ: a desilusão
- SINAL: a esperança
- RADAR: a superação
O nome veio através dessa busca de achar uma palavra que expressasse ao mesmo tempo a tensão sexual presente nas composições, e também a finesse que traz a sonoridade do R&B. Assumo que eu mesmo tenho um longo affair com este estilo musical, sendo este EP o ápice da relação”.
Os vídeos de Gloria Groove, contam com direção de João Monteiro em “A Tua Voz”, “Suplicar” e “Radar”, da coreografa Flávia Lima em “Vício” e Groove em “Sinal”. O único que Daniel Garcia não aparece no vídeo é “Sinal” e a artista explica: “Sempre senti como a faixa mais particular e vulnerável. Talvez por ser uma das composições que nasceram durante o auge da pandemia, absorvendo toda aquela melancolia… Acabou fazendo todo sentido que o momento mais solitário antecedesse o momento de superação das personagens em ‘Radar'”.