in

RESENHA | A Coroa – Kiera Cass

Um conto de fadas com final bem real

A Coroa mantém o foco em Eadlyn e sua Seleção, mas agora com uma urgência muito maior da importância desse evento pro país e pros rumos que a futura rainha de Iléia vai dar à nação.

Esse segundo livro sobre a princesa (e quinto e último da série) traz uma Eadlyn muito mais emocional do que a que conhecemos em “A Herdeira” e talvez isso cause algum estranhamento. O caso é que a vida dela está muito mais “emocional”: com a mãe internada, o irmão longe, o povo a desprezando e um marido a escolher, a sempre tão centrada princesa começa a mostrar sinais de humanidade.

Com a mesma escrita leve de todos os seus antecessores, “A Coroa” inova na abordagem política que traz a narrativa. Se Cass sonda assuntos como mídia, poder do indivíduo e feminismo nas anteriores com graça e subtextos, ao colocar uma governante como protagonista, ela abre mão das metáforas e se volta pra uma temática mais adulta – e talvez um pouquinho mais chata pra um ou outro leitor que veio atrás de uma literatura mais descompromissada.

Mantendo um ritmo constante – por vezes até demais, a autora faz a futura regente enfrentar diretamente casos de manipulação midiática e preconceitos de gênero por exemplo, deixando o romance em segundo plano quase a narrativa inteira.

Aliás, não fosse um impulso final digno de qualquer conto de fadas, Eadlyn teria casado a partir de uma decisão compassiva mas extremamente racional. Mas ainda é um livro de “A Seleção” então podem esperar que o Amor vence no final mas não é o centro dessa história.

Encerrando a narrativa sem um clímax como o de “A Escolha”, pode ser que Kiera Cass tenha deixado um sentimento quase de decepção nos leitores, mas é certo que ela a todo tempo se manteve fiel à personagem que criou. Eadlyn não é America, espontânea e engraçada, bom, e por que diabos ela deveria ser?!

Titulo: A Coroa;
Titulo Original: The Crown;
Autora: Kiera Cass;
Tradução: Cristian Clemente;
Editora: Seguinte;
Gêneros: Distopia, Jovem adulto, Romance;
Série – Volume: A Seleção – 05;
Número de páginas: 312;
ISBN: 9788555340048;
Ano: 2016.

Resenha maravilhosamente escrita por Ludmilla Fadel (@ludmilla_fadel)

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Milla Fadel

Apenas mais uma garota apaixonada por livros