Pela primeira vez na história do festival, os ingressos para o Rock In Rio 2022 serão na versão digital e estão disponíveis para download a partir desta quarta-feira (27). O público que garantiu presença em um ou mais dias do evento deve baixar o(s) ticket(s) diretamente para as telas de seus smartphones ou dá-lo de presente a alguém por meio do recurso de transferência.
A tecnologia é pioneira em eventos desse porte no Brasil e está sendo implementada pela Ingresso.com especialmente para o maior festival de música e entretenimento do mundo, chegando para tornar a experiência dos usuários ainda mais segura, prática e sustentável em relação às pulseiras e outras entradas físicas.
“Nós tínhamos o desafio de encontrar uma solução cômoda, sustentável, robusta e segura para essa edição do festival. Para isso, buscamos parceiros de peso, aproveitando o que eles pudessem oferecer de melhor, aliado à experiência de anos de mercado da Ingresso.com. Ficamos felizes com esse marco em mais um ano de parceria com o Rock in Rio. Estou ansioso para ver no que mais essa mudança vai dar e aprender com ela para seguirmos aprimorando o que fazemos, seguindo a nossa tradição de inovar no mercado de venda de tickets, com a oferta de soluções que promovem uma grande transformação na experiência dos usuários”, explica Roberto José, diretor de tecnologia da Ingresso.com.
Por que ingresso digital?
O ingresso digital foi criado com o intuito de melhorar toda a experiência do público, desde a compra até o acesso ao festival, substituindo as antigas pulseiras. A solução é pioneira em eventos musicais no Brasil e tem propriedades semelhantes às utilizadas em competições esportivas de grande porte, como a NBA e a NFL.
Segurança
O ingresso digital será obrigatoriamente salvo nos serviços de wallet (carteira digital) dos aparelhos Android e iOS. Conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ticket já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival. Se a compra foi feita com intuito de presentear outra pessoa, ele é transferível com aceite de ponta a ponta, e a transferência deve ser feita antes do download do ingresso para o smartphone do comprador.
Veja abaixo o passo a passo de como fazer o download do ingresso digital para o Rock in Rio Brasil 2022:
Fazer o download
Para realizar o download do seu ingresso, você deve usar o aparelho celular que estará em sua posse na entrada do festival.
Acesse sua conta da Ingresso.com e entre em seus pedidos do Rock in Rio. Dentro do ingresso escolhido, conclua o preenchimento do registro nominal e clique em Salvar no Smartphone. Por segurança, você deve preencher alguns campos obrigatórios e, em seguida, o botão para ‘Salvar’ na sua wallet estará habilitado.
É importante ficar de olho: uma semana antes da(s) data(s) escolhida(s) para ir ao festival, ocorrerá uma atualização desse ticket, habilitando-o para acessar a Cidade do Rock. Saiba mais sobre o ingresso digital, aqui.
Acesso ao evento
Chegou o grande dia! Com o ingresso digital registrado, baixado e habilitado, o usuário só precisará abrir o aplicativo de carteira digital do seu celular (Android ou iOS) e selecionar a entrada daquele dia do festival.
Se o aparelho for compatível com NFC é só habilitar o recurso e aproximá-lo da catraca, tendo assim um acesso mais rápido à Cidade do Rock. Os usuários que não possuam essa funcionalidade terão à disposição um QR Code. Aí, basta aproximá-lo do leitor lateral da catraca e pronto, acesso liberado!
A solução de acesso será offline, ou seja, ao seguir o passo a passo para o acesso pelo ingresso digital, o cliente não precisará de qualquer conexão com a internet para entrar na Cidade do Rock.
Presentear alguém
O comprador poderá presentear alguém com o ingresso digital do Rock in Rio Brasil 2022. Para isso, o contemplado precisará ter conta ativa na Ingresso.com e confirmar o recebimento a partir de um código que será enviado pelo titular original do ticket. A partir daí, quem recebê-lo terá duas opções: aceitar aquele ticket, registrá-lo em seu nome e baixá-lo em seu celular ou devolvê-lo ao comprador.
Haverá algumas regras para o número de tentativas e o tempo limite de transferência, tudo para garantir a segurança e a boa experiência do usuário. Essas medidas antifraude têm o foco de proteger o responsável pela compra do ingresso.
E atenção: não deixe para a última hora. Não haverá opção de transferência virtual no dia do show. Para sua maior comodidade, façam seu download até às 23h59 do dia anterior à data escolhida. Saiba mais sobre o ingresso digital, aqui.