in

“O Rei do Gado” retorna à programação da Globo; relembre o clássico!

Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e Luana (Patricia Pillar) | Foto: Globo / CEDOC

A Globo anunciou na última sexta-feira (07) que a novela “O Rei do Gado” irá retornar para a programação da emissora. O clássico estrelado por Antônio Fagundes e Patricia Pillar será atração do Vale a Pena Ver de Novo a partir de novembro, substituindo “A Favorita”.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, “O Rei do Gado” teve direção de Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Emilio Di Biasi e José Luiz Villamarim. A direção geral e de núcleo foram de Luiz Fernando Carvalho. A produção contou com 209 capítulos, que foram exibidos de 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997.

“O Rei do Gado” conta a história do romance entre o latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Fagundes) e a bóia-fria Luana (Pillar), ambos descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café. A novela, que foi vendida para mais de 30 países, retrata a questão da disputa de terra, tema de cunho social que é uma característica de Benedito em suas obras.

Além de Antônio Fagundes e Patrícia Pillar, o elenco contava ainda com outros grandes nomes da dramaturgia, como Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza, Stênio Garcia, Marcello Antony, Leonardo Brício, Manuel Boucinhas, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro e Vera Fischer.

A atriz Leticia Spiller participou da novela dando vida a personagem Giovanna Berdinazzi e comentou sobre o retorno da novela à programação da emissora em postagem no Instagram. “Ah, que alegria poder compartilhar mais uma vez este trabalho com vocês!“, começou a artista.

“O Rei Do Gado foi para mim um marco do ponto de vista artístico, político e social. Um dos trabalhos em que mais me identifiquei dentro da televisão. E também muito especial pois eu carregava meu primeiro filho no ventre.”, continuou Spiller, que citou ainda o filho mais velho: “Pedro Novaes me acompanhou e me deu força para viver Giovanna Berdinazzi. E correr por entre esses cafezais!”, completou citando o filho mais velho.

Além do sucesso de público e de ficar eternizada na história da teledramaturgia, “O Rei do Gado” também se destacou dentre as premiações. No Brasil, o Prêmio APCA e Troféu Imprensa foram alguns dos prêmios recebidos pela novela. Após os diversos prêmios nacionais, a produção foi premiada internacionalmente, em 1997, com o Certificado de Honra ao Mérito no San Francisco International Film Festival, concorrendo com mais de mil produções de 62 países.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro