Atualmente no estúdio trabalhando em um novo disco da carreira, James Arthur fez o tão aguardado retorno à música com o single “A Year Ago” na última sexta-feira (12). A faixa é uma colaboração do artista inglês ao lado do compositor Steve Solomon, com quem escreveu o clássico “Say You Won’t Let Go”, música que recentemente foi certificado com Diamante pela RIAA.
Liderado pelo violão, reforçado por sintetizadores crescentes e baterias estrondosas, com criação gradual, íntima mas de grande alcance sobre saudades de um ex, exibe um vocal fascinante que acerta a intensidade que James buscava. Seu projeto era menos um som específico do que uma emoção. Foi escrito em uma única semana no estúdio de Steve em Los Angeles.
“É uma música de guitarra que começou no piano, Steve tocando alguns acordes, eu cantarolando a linha ‘I miss you’ repetidamente até que a música se apresentou”, descreve James. “Ela captura aquele sentimento quando você termina com alguém e está cheio de arrependimento, dor e medo. E se eu nunca mais encontrar alguém tão bom? Vou ficar sozinho para sempre?”
A letra é uma história triste de perda duradoura e os detalhes que causam o sofrimento. “Na verdade, ‘A Year Ago’ não é sobre um relacionamento específico, mas todos os cenários são reais. Já passei por muitas mágoas e aproveitei diferentes momentos da minha vida. Já se passou um ano e você ainda deseja poder voltar a um momento em que o mundo parecia justo”, disse o artista.
Na sala de gravação da faixa estava o companheiro de James e também músico Jamie Grey, com quem ele colaborou no passado. “Somos amigos desde crianças e tê-lo junto traz aquela versão jovem de mim de volta”, diz James, que começou a se apresentar aos 14 anos, uma década antes de vencer o X Factor em 2012. “É estranho, mas eu me tornei o menino que seguiu seus sentimentos e confiou em seu instinto”.
Assista ao videoclipe:
Nascido em Middlesbrough e vencedor do X Factor de maior sucesso de todos os tempos, colocou álbuns entre os 10 mais, com “Back From The Edge” de 2016 atingindo o primeiro lugar e durante sua carreira colaborou com nomes como Anne-Marie, Sigala, Rudimental, Marshmallow e muitos outros.
Outros singles de grande sucesso de James incluem “Impossible”, “Can I Be Him”, “Sun Comes Up”, “Naked”, “Empty Space”, “Rewrite The Stars”, “Falling Like the Stars”, “Train Wreck” e “Lasting Lover”, todos certificados de platina.
“Back from the Edge” foi lançado em 28 de outubro de 2016 e entrou na UK Albums Chart em 1º lugar. O último álbum de James, “It’ll All Make Sense In The End”, de 2021, foi um projeto durante o lockdown gravado em casa que se apoiou fortemente em batidas programadas. Ao tocar ao vivo, ele se viu ajustando as músicas para dar a elas uma sensação de banda orgânica.