A organização da Bienal do Livro Rio, a GL events Exhibitions, trará um novo formato de evento para o público da cidade maravilhosa em 2025. O festival de literatura, cultura e entretenimento acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra da Tijuca, e o conceito de Book Park irá agitar a edição.
“Estamos trazendo uma perspectiva totalmente nova para o mercado de eventos literários no Brasil. O conceito de Book Park promove o encantamento e torna a conexão do público com as narrativas ainda mais imersiva, atraente, divertida e fluida.”, diz Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, que realiza a Bienal do Livro Rio junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O Book Park, conceito inédito no Brasil, promete ampliar a experiência do público promovendo uma jornada cultural e sensorial com novas atrações e atividades interativas. “O Riocentro vai se transformar em um verdadeiro parque de diversões do universo literário, mostrando que o livro vai muito além da cultura e da educação. Também é diversão, entretenimento e lazer. A Bienal 2025 vai levar a experiência literária a novos patamares”, completa Zaccaro.
Capital Mundial do Livro
Em 2025, o Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO, tornando-se a primeira cidade de língua portuguesa a receber essa honra. A escolha foi influenciada pela Bienal do Livro Rio, que há mais de 40 anos promove a leitura como ferramenta de transformação no Brasil. O Rio assumirá o título em 23 de abril de 2025, no Dia Mundial do Livro, e o manterá por um ano.
“A Bienal do Livro Rio tem uma importância enorme para a formação de pelo menos quatro gerações de leitores e ela foi absolutamente fundamental para a candidatura da cidade do Rio e a conquista do título de ‘Rio Capital Mundial do Livro’. Por isso, a edição do ano que vem será ainda mais potente, com uma diversão natural que as histórias nos trazem, coroando um ano muito especial para o mercado literário como um todo e, sobretudo, para se estímulo da leitura”, afirma o presidente do SNEL, Dante Cid.
O que esperar da Bienal 2025?
Depois de promover um baile de máscaras da realeza com Julia Quinn, autora de “Os Bridgertons”, o boteco para o Sextou com Simas em pleno Café Literário, a festa de aniversário de 60 anos da Mônica, e novos espaços que recontam conteúdo das telas e dos palcos. Entre as novidades da edição, destacam-se:
- Roda gigante com personagens e trechos de livros contados em áudio. Batizada de “Leitura nas alturas”, a atração convida o visitante para uma volta dentro da história.
- “Labirinto de histórias”, com quatro entradas diferentes que explicitam livros de forma interativa e lúdica.
- O festival também terá um escape room, que reproduzirá algum cenário literário com testes de conhecimento, enigmas e desafios promovidos pelas editoras.
Palcos e outros espaços
- Praça da Leitura (Apresentada pela Shell Brasil): Um espaço inspirado na Ágora da Grécia antiga, no centro externo do Riocentro, que será palco para encontros com autores, dinâmicas, saraus e celebrações. O objetivo é destacar os livros como protagonistas e resgatar a tradição oral, promovendo a leitura em um ambiente festivo.
- Palco Apoteose: Um grande espaço em formato de livro aberto, dedicado a youtubers e grandes nomes internacionais da literatura. Oferecerá atividades voltadas ao público pré-adolescente nas manhãs de fins de semana e a programação do “Páginas na Tela”, que explora a relação entre livros e o universo audiovisual de filmes, séries e streaming.
- Café Literário: Celebrando 25 anos na Bienal, o espaço será voltado a discussões profundas sobre literatura e cultura. Também abrigará o “Páginas no Palco”, com performances teatrais, leituras e monólogos adaptados de obras literárias.
- Espaço Infantil: Maior área do evento, com 600 mil m², destinada a vivências lúdicas e imersivas para as crianças, promovendo a interação com o universo da leitura de maneira criativa.
Curadoria repleta de grandes nomes
A Bienal do Livro Rio 2025 reúne um time renomado de curadores para oferecer uma programação diversificada e marcante. Entre os destaques, Rosane Svartman e Clélia Bessa assumem a curadoria geral, enquanto Bianca Ramoneda liderará a programação cultural. No Café Literário, a curadoria será assinada pela jornalista Flávia Oliveira, trazendo reflexões profundas e atuais.
O ator e escritor Lázaro Ramos também integra a equipe como curador, assim como Luiz Antonio Simas, que retorna após seu sucesso na edição de 2023. A escritora Clara Alves e a autora best-seller Thalita Rebouças completam o time, garantindo uma Bienal inovadora e conectada com o público jovem e adulto. Para acompanhar todas as novidades sobre o evento, acesse o site oficial.