in ,

Bienal do Livro Rio anuncia a vinda de Blake Crouch, prestigiado autor americano de sci-fi

A Bienal do Livro Rio confirma a vinda de um dos nomes mais importantes da ficção científica contemporânea para a edição comemorativa pelos seus 40 anos: Blake Crouch. O autor e roteirista americano vai autografar o romance sci-fi “Upgrade” (Intrínseca), que será lançado no maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, a ser realizado entre os dias 1 e 10 de setembro, no Riocentro. Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, o festival vai promover experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público.

“Upgrade” é protagonizado por Logan Ramsay, um homem que percebe algo estranho em seu corpo e cérebro. De um dia para o outro, ele passa a se concentrar com facilidade, ler e memorizar mais rápido e mal precisa dormir. Além disso, está começando a ver o mundo e as pessoas ao seu redor, inclusive os seus amores, de um jeito totalmente novo. O genoma de Logan foi hackeado. E há uma razão pela qual ele se tornou alvo de um upgrade.

Na verdade, o que está acontecendo com ele é apenas o primeiro passo de um plano aterrorizante que pode afetar toda a humanidade. Agora, Logan é a única pessoa capaz de deter o que está em curso. Mas para ter uma chance de vencer essa guerra, ele terá que se transformar em algo bem diferente de si mesmo e, talvez, renunciar ao que o torna humano. O que pode acontecer quando a única esperança para o futuro está em projetar nossa própria evolução?

Roteirista e best-seller do New York Times, Blake já foi traduzido para mais de 30 idiomas e ganhou fama quando a sua trilogia “Wayward Pines” foi adaptada para série de TV. As suas obras venderam mais de um milhão de exemplares e chegaram aos leitores brasileiros através da Intrínseca. O primeiro deles por aqui foi “Matéria escura” (2017), que aborda a existência de múltiplos universos.

Em “Recursão” (2020), Crouch questiona os limites e o poder do tempo e da memória de forma tão impactante que já teve os direitos de adaptação audiovisual adquiridos pela Netflix. Um filme e uma série baseados no livro estão a caminho, com o envolvimento de Shonda Rhimes, responsável pelos sucessos “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away with Murder”.

Em “Forward” (2021), Blake convida seis nomes da literatura contemporânea para escrever sobre o impacto da tecnologia em nossas vidas – N. K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay e Andy Weir. Com temas que vão de inteligência artificial e colonização de outros planetas a engenharia genética e programação, essas histórias nos fazem encarar o que há de mais brutal e profundamente humano em nós.

Escrita por Otavio Pinheiro