in ,

Bienal do Livro Rio anuncia time de escritores LGBTQIA+ que estarão no evento deste ano; saiba mais!

A XIX Bienal do Livro Rio aproveitou a data comemorativa do Dia Mundial do Orgulho LGBTQA+, que acontece nesta sexta (28), para divulgar títulos ligados à causa e debates voltados para o assunto que estarão presentes no evento deste ano. A bienal começa no dia 30 de agosto, no Riocentro.

Para falar sobre diversidade, o Café Literário receberá João Silvério Trevisan (Companhia das Letras) e Tobias Carvalho (Record). Trevisan, que é conhecido pela dedicação à literatura LGBTQA+, é autor de mais de dez livros e fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil. Ainda na década de 70, foi um dos editores-fundadores do mensário Lampião da Esquina, o primeiro jornal voltado para a comunidade homossexual brasileira. Em 2018, lançou a quarta edição revista, atualizada e ampliada do livro “Devassos no Paraíso”, que fala sobre a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade.

Já Tobias é um estudante de Relações Internacionais de 23 anos que venceu o Prêmio Sesc de Literatura em 2018 na categoria “Contos”. É autor do livro “As Coisas”, que traz 25 histórias sobre personagens homossexuais cujos enredos se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e perspectivas.

Já na Arena #SemFiltro, que teve muito sucesso mesa LGBTQA+ de 2017, trará novamente o tema e dessa vez de uma forma mais ampla. O público poderá debater e conhecer autores e livros sobre temas como universo LGBTQA+, HIV, além de romances, contos e poesia. Quem media a mesa “Literatura Arco-Íris” é Felipe Cabral, cineasta, escritor e ator que lançou recentemente o livro 40 anos esta noite, pela Editora Giostri. “A verdade é que existe muita literatura LGBTQA+ nacional e internacional, com uma enorme variedade de temas e crescendo cada vez mais”, conta Felipe.

Participam dos debates as personalidades Lucas Rocha (Record), Vitor Martins (Globo Alt), Igor Pires (Globo Livros), Thati Machado (Editora Rico), Vinicius Grossos (Faro Editorial) e Pedro HMC (Planeta).

Ainda no espaço, haverá pela primeira vez uma mesa só para abordar o tema “Literatura Trans”, que também será mediada por Cabral mediará e irá reunir Luisa Marilac (Record), Nana Queiroz (Record), Thammy Miranda (Best Seller), Tarso Brant (Alto Astral), Natalia Travassos (Zahar) e Amora Moira (Hoo).

“As letrinhas da sigla ganham cada vez mais força. Quero, com as duas mesas que teremos, tentar dar espaço para essas vozes compartilharem suas histórias. Através da arte e da literatura podemos construir um mundo melhor”, finaliza Cabral.

Marilac e Nana vão aproveitar a oportunidade para divulgar o recém-lançado “Eu, Travesti”, que conta desde a infância pobre no interior de Minas Gerais à suíte de um grande jogador de futebol na Itália. O livro é escrito em em parceria com Nana Queiroz, autora do best seller ‘Presos que menstruam’, o livro lança luz sobre uma realidade invisibilizada pelo preconceito.

Mais do que nunca, esta edição da Bienal do Livro Rio reforça seu caráter inclusivo e que o evento é para todas e todos.

SERVIÇO

XIX Bienal Internacional do Livro Rio
Data: 30 de agosto a 8 de setembro
Local: Riocentro, Barra da Tijuca.
Para conferir mais detalhes sobre esta edição da Bienal do Livro, clique aqui.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro