O hit “Bad Guy”, de Billie Eilish, ultrapassou a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube, sendo o primeiro da artista a atingir o feito. O single vencedor de dois Grammy Awards foi lançado em 2019 e desde então dezenas de milhares de fãs de todo o mundo subiram para o YouTube as próprias versões de “Bad Guy”.
Os covers incluem uma grande variedade de gêneros musicais, idiomas e países, de profissionais a amadores e revelam o que há de melhor na comunidade de criadores do YouTube, em toda a amplitude e diversidade.
Para celebrar uma das mússicas do YouTube que ganhou mais versões em cover e também a marca de 1 bilhão de visualizações, a plataforma e o Google Creative Lab criaram o primeiro videoclipe infinito do mundo, Infinite Bad Guy. A experiência feita com Inteligência Artificial usa aprendizado de máquina para reunir milhares de covers, alinhando todos de forma imperceptível em combinações sem fim e criando um videoclipe que muda cada vez que a pessoa assiste.
A união de uma base mundial de fãs
“Infinite Bad Guy” reúne fãs e criadores de todo o mundo e celebra o alcance e o impacto globais da música no YouTube. De franceses tocando auto-harpa, passando por galinhas de borracha japonesas, cada um dos 15 mil covers de “Bad Guy” são completamente diferentes entre si. Somando 10,5 milhões de segundos (e esse número só aumenta) de amor dos fãs de Billie, “Infinite Bad Guy” exibe, a cada vez, uma versão inédita de vídeos feitos por gente talentosa do mundo inteiro. Em termos matemáticos, são 1.46 x 10^100 anos de combinações de vídeos, e portanto é impossível que duas pessoas vejam exatamente a mesma sequência duas vezes, de agora até o final dos tempos.
Para criar essa experiência o Google Creative Lab precisou alinhar à perfeição o áudio de milhares de vídeos com ritmos, instrumentos, tons e estilos diferentes. Algoritmos convencionais não são capazes de fazer isso sozinhos, por isso recorremos ao aprendizado de máquina. No caso de clipes que se afastavam um pouco mais do original – como versões acústicas ou à capela –, criamos uma rede neural que consegue prever correspondências entre os covers e a gravação de Billie. Com esses dados em mãos, foi possível alinhar todos os tipos de covers diferentes e passar de um para outro em perfeito alinhamento.
Além disso, usamos o Google Knowledge Graph para navegar por todos esses covers, encontrar padrões e identificar diferentes estilos musicais, instrumentos, adereços e outras coisas que criam momentos únicos em cada vídeo. Assim os fãs podem assistir a clipes cujo som ou visual é semelhante, ou experimentar um pouquinho de cada estilo.
Infinite Bad Guy é uma incrível combinação de todos esses elementos
Como tocar “Infinite Bad Guy”
Para vivenciar Infinite Bad Guy, basta acessar o site oficial (clique aqui). A experiência começa com o clipe original de Billie Eilish e, após alguns segundos, entram os covers. O usuário pode usar os hashtags que rolam na imagem para descobrir diferentes instrumentos, gêneros e outras coisas – ou apertar o botão “autoplay”, relaxar e embarcar numa viagem de covers inspiradores, selecionados de forma aleatória. Aperte o pause para conferir todos os vídeos que já assistiu e ver estatísticas sobre sua experiência – que será sempre única. Além disso, é possível acessar o canal dos criadores no YouTube e se inscrever para apoiar o trabalho dessas pessoas. Ao final da canção, a música começa de novo sem perder um compasso, com uma nova mistura totalmente diferente de covers.
Uma homenagem a Billie Eilish e a fãs de música de todo o planeta
Só em 2020 Billie Eilish já acumula mais de 4 bilhões de visualizações globais no canal oficial da cantora no YouTube – que já supera 35 milhões de inscritos. Com isso, Billie já é uma das 15 artistas com mais inscritos em seu canal na plataforma. “Bad Guy” foi seu primeiro vídeo a alcançar 1 bilhão de visualizações, e figura em mais de 50 paradas musicais das mais assistidas no YouTube em todo o mundo.
Venha conosco celebrar a marca de 1 bilhão de visualizações de Billie Eilish e agradecer aos milhares de fãs que ajudaram a artista a chegar lá: assista Infinite Bad Guy hoje mesmo. Essa experiência sem igual vai permitir a todos ver e ouvir o que Billie e mais de 15 mil criadores dos mais diversos países podem fazer juntos – e só numa plataforma como o YouTube.
Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.
Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.