A CCXP encerrou mais uma edição quebrando o recorde de público do maior festival de cultura pop do mundo. O ano de reencontro recebeu no SP Expo, em São Paulo, um total de 280.371 pessoas, superando o próprio recorde de 2019, na última edição presencial do festival.
Com números que chamam a atenção e reforçam o sucesso absoluto entre o público e marcas presentes, 104 no total, a organização do maior festival de cultura pop do mundo anuncia a edição em dezembro de 2023, ano em que celebra sua 10ª edição.
“Após duas edições virtuais por conta da pandemia é incrível entregar um evento deste porte. Rever a comunidade tirando foto e curtindo um conteúdo tão diverso é algo que enche o coração de toda a organização. Tivemos trailers exclusivos, anúncios de grandes franquias e muito conteúdo. Durante quatro dias, o mundo da cultura pop foi aqui, com a gente e com o nosso público. Ver os fãs, antigos e novos, vibrando com nomes como Keanu Reeves, Kevin Feige, Pedro Pascal e Jenna Ortega foi incrível“, destaca Roberto Fabri, VP de conteúdo e um dos curadores da CCXP.
Com o pensamento de fazer um evento cada vez maior, o CEO da Omelete Company, Pierre Mantovani garante: “A CCXP23 já está sendo planejada e começa a ser levantada com uma missão ainda maior, superar o que foi feito este ano. Será nossa 10ª edição e a Omelete Company está atenta a todas as tendências e possibilidades para trazer cada vez mais uma integração maior entre marcas e a comunidade geek.”
Ao longo de seis dias de evento, considerando a realização do Unlock CCXP, um evento prévio a CCXP que discute as tendências e inovações do setor, o público contou com mais de 246 horas de entretenimento distribuídas entre o Unlock, 9 palcos, 16 parceiros de conteúdo e 104 marcas. A experiência também foi gigante para quem não conseguiu estar lá presencialmente. Foram mais de 3,9 milhões de visualizações das transmissões ao vivo dos palcos Omelete by Next, Tribo Game Arena e Arena Podcast. A cobertura de CCXP e Omelete nas redes atingiu o recorde de 5,4 milhões de interações e, contando com todas as menções ao evento do dia 30 de novembro ao dia 4 de dezembro, o alcance potencial de CCXP22 foi de mais de 772 milhões.
“A CCXP se tornou o melhor ambiente para as marcas construírem uma conexão com o público. Essa aproximação só é possível em um evento totalmente dedicado a gerar a melhor experiência em cada etapa, desde a abertura de vendas de ingressos, passando pela montagem, até o dia de experimentar toda a potência que o evento apresenta em seus quatro dias. É assim que é formado o maior evento geek do mundo”, Otávio Juliato, CCO da Omelete Company.
Esse ano, a meia-entrada social trouxe um ponto de atenção para a insegurança alimentar. Para adquirir o benefício, era necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível para cada credencial. A organização da CCXP incentivou também que mesmo aqueles que não adquiriram a meia-entrada social realizassem a doações. No total, foram arrecadadas 40 toneladas de alimentos que foram recolhidos pela Prefeitura de São Paulo e serão distribuídas entre mais de 410 entidades assistenciais cadastradas no programa da prefeitura.
Palco Omelete by Next é multiplataforma
Com mais de 60 horas de transmissão e 30 apresentadores, o Palco Omelete by Next extrapolou o universo físico com transmissões ao vivo dos 5 dias de evento (incluindo a Spoiler Night) pelo Youtube do Omelete e da CCXP, e também pelo TikTok do Omelete , ampliando o acesso e o olhar dos fãs para os conteúdos do universo da cultura pop.
Pela primeira vez na história da CCXP, o espaço foi completamente aberto ao público, que pôde ficar próximo ao palco e aos artistas, ou então se sentar em uma arquibancada para assistir com mais conforto a programação. O Palco Omelete by Next recebeu os grandes nomes que passaram pelo evento e se transformou em uma extensão do Palco Thunder by Cinemark Club, além de contar com quadros e atrações exclusivas e um lounge VIP para clientes, creators e parceiros da marca.
Ao longo destes dias, 50 painéis foram realizados pelo Omelete contando com momentos que ficarão na memória dos fãs como o ator Alexander Ludwig fazendo caipirinha para uma fã, a gentileza de Pedro Pascal, a presença especial de Kevin Feige, a atriz Chlöe Grace Moretz circulando em torno do palco para falar com os fãs e Ismael Cruz Córdova falando português. Vale destacar a recepção super calorosa do público para Jenna Ortega e Gwendoline Christie e para fechar a edição, a aparição surpresa de Keanu Reeves e Rafael Grampá no último painel do Palco Omelete by Next.
Arena Podcast
Área estreante na CCXP, a Arena Podcast trouxe programas como Epic Cast, PeeweeCast, PrimoCast, Ben-Yur, Flow Games e Venus Podcast para sua grade de atividades. Em formato ao vivo, o público pôde acompanhar seus podcasts favoritos das arquibancadas, além das apresentações no local.
A Festa na Tribo Game Arena
Com o comando do maior streamer de games do Brasil e segundo maior do mundo, Alexandre Borba, o Gaules, a Tribo Game Arena levou ao público muito esport e entretenimento. Durante os quatro dias, os presentes puderam acompanhar as finais do CBCS, campeonato de CS:GO, finais do GameChanger FreeFire 2022, lançamento do novo episódio de Fortnite, também puderam curtir com exclusividade, o lançamento de Hogwarts Legacy, e, para finalizar, o palco ficou lotado para o show do DJ Alok. O artista levou o público à loucura com sucessos como “Hear Me Now”, “Headlights” e “Wherever You Go”, tocados pelo DJ. Ao final da apresentação, que durou quase uma hora, brindes ainda foram arremessados na plateia pelo Alok.
Um mercado totalmente MÁGICO
A CCXP realizou diversas ativações para o retorno do evento ao formato presencial, porém o “Magic Market by Mercado Livre”, um espaço físico em que vendedores cadastrados na plataforma tiveram a oportunidade de vender seus produtos, foi realmente épico.
A cenografia, baseada na ambientação de um mercado medieval, reunindo 32 negócios, entre editoras e lojas de acessórios, quadrinhos e colecionáveis, estabeleceu uma conexão especial com fãs de fantasia, que esvaziaram os estoques da maioria dos lojistas. Da edição CCXP22 em diante, o Magic Market passa ser uma atração fixa do evento, mudando sua cenografia e temática a cada edição.