Connect with us

Entrevistas

Entrevista | Ahlex lança “Nem Começou” e conta detalhes do single e inspirações

Publicado

em

Design sem nome

O capixaba Ahlex acaba de lançar a faixa “Nem Começou”. Esse é o seu segundo trabalho divulgado, e mostra uma transição entre a sonoridade de “Mistakes”, sua primeira música colocada no mundo, em inglês, e o que será seu trabalho musical em 2020. O cantor foi responsável pela produção, composição, arranjo e todo o processo de criação do single. 

Nascido no interior do Espírito Santo, Ahlex começou a tocar desde cedo sozinho. Aos 23 anos passou para uma das maiores escolas de música no mundo, a Berklee College of Music, em Boston nos Estados Unidos. Em 2018, o cantor retornou ao Brasil e começou a se dedicar a carreira de produtor musical, trabalhando em trilhas sonoras que são usadas na programação do SBT, Netflix e Canal E!

A partir disso, também surgiram parcerias no universo do rap e com o produtor musical do momento. Ahlex produziu ao lado de Papatinho grandes sucessos do rapper L7NNON, como “Sorrisos” e “Perdição”, que juntas somam 6 milhões de plays no Spotify e 13 milhões no Youtube. Também gravou recentemente com: 1Kilo, Choice, Baco Exu do Blues, Cacife Clandestino, e estará presente no próximo cd do Papatinho. Em entrevista ao Poltrona Vip, o cantor revelou detalhes do novo lançamento, confira: 

Poltrona Vip: Como foi a experiência de estudar na Berklee College of Music, em Boston nos Estados Unidos? Consegue classificar tudo o que aprendeu lá em apenas uma palavra?

Ahlex: Surreal (até hoje não acredito que passei por algo tão incrível)

Poltrona Vip: Como é trabalhar na criação das trilhas sonoras que são usadas na programação do SBT, Netflix e Canal E!. ?

Ahlex: Essa coisa de trilhas sonoras foi uma coisa meio aleatória na minha vida mas que gostei muito de ter participado. O convite foi em um dia que eu tinha acabado de conhecer o Vini Junqueira e Pedro Mamede e a gente sentou pra conversar sobre música e ficamos horas. Mesmo sem eles me ouvirem tocando, só pelo papo que levamos sobre experiências musicais, a gente se deu super bem e eles já me convidaram pra participar. Eles já fizeram trilha sonora pra tudo quanto é novela, filme e tocaram/gravaram com tudo quanto é artista renomado e estar junto de pessoas incríveis assim produzindo com elas é bem legal. Dei uma pausa nas trilhas por causa da minha carreira solo mas é muito bom ver que as trilhas ainda estão tocando. Assim que eu tiver um tempo maior sobrando, quero voltar a produzir trilhas.

Poltrona Vip: E como foi gravar com os artistas do 1Kilo, Choice, Baco Exu do Blues, Cacife Clandestino, e está no próximo CD do Papatinho? 

Ahlex: Gravar com artistas conhecidos do Brasil tem sido uma experiência bem legal também. As músicas que foram lançadas já somam algumas dezenas de milhões de views/plays. Mas estou ansioso mesmo pelas músicas que ainda não foram lançadas. Estou gravando para vários artistas com o Papatinho e com outros artistas incríveis que sou fã e já ouvi muito. Infelizmente alguns ainda não posso falar o nome mas acredito que até o meio do ano vai ter saído músicas com vários artistas incríveis que gravei nos últimos meses e estou gravando atualmente.

Poltrona Vip: Quais são suas principais inspirações?

Ahlex: Quando eu era mais novo, minhas inspirações eram, em grande parte, guitarristas instrumentais como Steve Vai, Joe Satriani, entre outros. Quando fui ficando mais velho comecei a ouvir outras coisas e focar mais em produções bem feitas do que artistas tecnicamente incríveis. 

Poltrona Vip: Conte como foi o processo de produção, composição, arranjo e toda a criação do single “Nem Começou”? 

Ahlex: Eu criei essa música tentando compor coisas diferentes e que não ficassem muito no óbvio. A harmonia dessa música é toda “errada”. Muda de tom várias vezes e a idéia foi justamente pegar algo fora da regra e tentar soar “pop”. A composição, produção e arranjo foram feitos pensando nisso. Primeiro eu fiz ela “errada” de propósito e depois fui testando como deixar ela soando certo hahahaha

Poltrona Vip: Qual sua expectativa para esse lançamento?

Ahlex: Acho que todo lançamento traz algo diferente. Independente se serão números incríveis que mudam o artista de patamar ou alguma descoberta sobre você e seu público. É incrível como as pessoas interpretam minhas músicas de maneira tão diferente. O meu primeiro single, por exemplo, “Mistakes”, foi todo escrito pra ser uma música muito triste e quando lancei eu não ouvi nenhuma pessoa falando isso. Pelo contrário, todo mundo falou que era o tipo de música que acalmava e que estavam ouvindo pela manhã pra acordar de bom humor. E acho que eu aprendo muito sobre mim mesmo nessas divergências haha

Poltrona Vip:Quais as principais diferenças você notou desde do lançamento de “Mistakes” para “Nem Começou”?

Ahlex: A principal foi que eu me cobro demais e fico com muito medo de mostrar as coisas pras pessoas porque acho que tudo que eu faço ta ruim. Por isso demorei tanto tempo pra lançar o primeiro single. Ainda sim, não gostei muito do resultado, mas comecei a ver que muita gente gostou muito da música e isso mudou um pouco meu pensamento sobre perfeccionismo. Nem Começou foi mais leve e mais fácil de “terminar” sem ficar me sabotando achando que tá tudo ruim.

Poltrona Vip: Tem algum recado que gostaria deixar para os fãs?

Ahlex: Como diria meu amigo Adriano Ribeiro: “nada substitui o trabalho”. Eu não esperava muitas das coisas que eu conquistei em 2019 mas por causa da minha preparação, estudo e foco nos anos anteriores, o ano foi melhor que eu esperava. E, por mais que pareça que todo o esforço está sendo em vão, logo logo as coisas começam a acontecer e tudo melhora. Foco e disciplina te levam a qualquer lugar!

Ouça “Nem Começou”:  

Trending