Connect with us

Entrevistas

Entrevista: Caio Rizzutti, da banda Holiman, fala sobre o novo trabalho: “É preciso consumir e misturar”

Publicado

em

No mês passado, a banda Holiman surpreendeu os fãs com o lançamento da faixa “Perdão”, que compõe um EP homônimo. Na música, o grupo de hardcore formado por Caio, Callá e Morais apostam em uma sonoridade mais leve e orgânica.

Em atividade oficialmente desde 2014, a banda busca, agora, refletir o amadurecimento pessoal e profissional nas novas canções. Para isso, convocaram Paulo Vaz, tecladista da Supercombo, para produzir o projeto.

Nessa entrevista, o baterista Caio Rizzutti comenta sobre as influências, a mudança de sonoridade e o espaço que há para o rock no mercado atual.  

Poltrona Vip: É possível perceber uma grande diferença de sonoridade entre as músicas do “Porta”, lançado em 2016, e a primeira faixa do EP “Perdão”. A banda está buscando novos rumos na sua musicalidade? Se sim, que tipo de influências – musicais ou não – foram primordiais para isso acontecer?

Caio Rizzutti: De lá pra cá, nós percebemos que para criar, é preciso consumir e misturar. Essa foi basicamente nossa estratégia, ouvir de tudo e absorver tudo de bom que esse material vasto de música nos proporciona, seja rock, rap, mpb, etc. Desde Queens Of The Stone Age até Rodrigo Amarante. Depois disso, o grande desafio foi misturar tudo isso e chegar em algo que tinha nossa cara, buscando um som agressivo, mas também cadenciado, dançante e com letras de valor artístico.

PVIP: As músicas da banda abordam temáticas muito diferentes. Como é o processo criativo de vocês?

CR: A gente busca encontrar no nosso cotidiano assuntos que possam fazer qualquer um refletir, de maneira profunda, ou pelo menos despertar em alguém algo que ainda não tenha percebido a sua volta. A partir disso, conseguimos espremer as ideias e compor de maneira simples e poética segundo a nossa visão, com uma linguagem cotidiana, mas muitas vezes abstrata.

PVIP: Paulo Vaz, tecladista da Supercombo, foi o principal colaborador do EP. Como foi a experiência com ele em estúdio?

CR: A produção do Paulo Vaz fez toda diferença no nosso processo de amadurecimento musical. Tanto na parte de criação quanto na própria gravação, a presença e experiência dele foi fundamental para chegarmos na sonoridade que temos hoje. O grande motivo de termos virado a chave e mudado toda nossa visão sobre o que queríamos pro nosso futuro, partiu de uma reunião com ele, a primeira reunião, inclusive. Quando saímos da sala dele, sabíamos que ele era o cara certo pra nos guiar nesse novo caminho. Só temos elogios para ele. Foi foda!

PVIP: Vocês lançaram um single acústico apostando na identificação maior do público. Como foi que vocês chegaram a essa conclusão?

CR: O Paulo chegou com a ideia de fazermos uma música acústica, sincera e simples para que pudéssemos atingir um maior número de pessoas, afinal é perceptível, principalmente em rádio, que a música acústica ocupa um grande espaço devido a essa simplicidade. Foi aí que aceitamos o desafio e chegamos à música “Perdão”.

PVIP: Há muito tempo se comenta sobre uma crise do gênero rock dentro do que se consome nos cenários mainstream. Como vocês, artistas independentes, conseguem driblar esse cenário?

CR: A questão talvez não seja driblar e sim, abraçar esse fato. Muitos estilos que antes estavam num nicho muito fechado, como funk, sertanejo e electro-brega, hoje estão extremamente em alta no Brasil e cabe a nós, bandas de rock, respeitar esse momento e saber visualizar isso como uma oportunidade. As bandas de rock hoje estão buscando novas sonoridades, que é revigorante pro gênero. E por estar no underground, elas se sentem mais livres para seguir musicalmente dessa forma. Mas em meio a toda essa onda, ainda falta a famosa “atitude rock’n roll”, atitude essa que todos os outros artistas, sejam de pop ou hip-hop estão se apropriando de maneira intensa e atualizando pros dias de hoje, por isso, chamam a atenção do grande público. Talvez, essa seja nossa maior missão, buscar atenção dentro desse espaço que temos, revivendo essa atitude forte e única de maneira artística a ponto de nos destacarmos por isso.

PVIP: Mesmo nos tempos das plataformas de streaming, uma gravadora faz falta? Vocês possuem alguma estratégia de divulgação do material de vocês?

CR: As plataformas de streaming facilitaram muito a vida das bandas e artistas. Hoje, você facilmente consegue gravar até em casa e soltar teu trabalho pela internet. Isso fez com que a forma que a música chega ao público mudasse de maneira absurda, é mais viável lançar um single hoje do que um cd, por exemplo. Com essa mudança, as gravadoras estão sentindo a necessidade de se reinventarem e mudarem o planejamento que vinham construindo até então. Digamos que, no geral, não é necessário uma gravadora para atingir um público maior. Porém, ainda assim, eles possuem uma grande credibilidade no meio midiático, que traz ao artista ou banda, grande visibilidade e gera desde grandes shows até grandes orçamentos para clipes e afins.

PVIP: Além das próximas faixas do EP, a banda tem algum plano futuro em mente, como clipes, shows ou um trabalho físico?

CR: Estamos nos programando para lançar um clipe ainda esse ano e estamos na produção de um próximo EP.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Postagens Recentes

Mês do Orgulho 🌈12 horas atrás

MC Soffia é atração principal do TRIO BI+ na Parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo

Soffia sobe no TRIO BI+ na 27ª Edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, que acontece neste domingo (11), Na avenida...

Música13 horas atrás

Bloco do Caos exalta as mulheres do reggae e lança DVD Acústico repleto de participações

O Bloco do Caos está de volta com um projeto único e muito representativo, intitulado “Na Trilha do Bloco com...

Notícias14 horas atrás

Mundo Pixar chega ao Rio de Janeiro com experiência expandida e novidades; confira!

Após uma temporada de sucesso em São Paulo, o Mundo Pixar chega ao Rio de Janeiro e vai levar o...

Reality Show21 horas atrás

Drag Race México ganha data de estreia no Brasil; assista ao teaser!

Reality show terá Christian Chavez, do RBD, como um dos convidados especiais da temporada de estreia

The Town22 horas atrás

Cup Noodles é apoiador oficial do The Town 2023

O Cup Noodles é o macarrão instantâneo oficial do The Town 2023, o maior festival de música, cultura e arte...

Filmes1 dia atrás

5 produções de terror sul-coreanas que te farão perder o sono

O cinema sul-coreano se destaca por grandes histórias e vem conquistando ainda mais o público ao longo dos anos. Com...

Filmes2 dias atrás

“Sobrenatural: A Porta Vermelha” ganha cartaz e novo trailer aterrorizante; assista!

A Sony Pictures revelou nesta terça-feira (06) novo trailer e cartaz de “Sobrenatural: A Porta Vermelha”, uma das produções de...

Séries2 dias atrás

Star+ revela mais informações de “Amor da Minha Vida”, série estrelada por Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros; confira!

O Star+ divulgou nesta terça-feira (06) mais informações sobre “Amor da Minha Vida”, nova série nacional de comédia romântica com...

Música2 dias atrás

Jão recebe certificado de platina dupla pelo disco “PIRATA” 

Jão conquistou na tarde de hoje (06), o certificado de platina dupla pelas vendas do seu disco “PIRATA”, terceiro da...

Mês do Orgulho 🌈2 dias atrás

Amstel anuncia shows de Pabllo Vittar e Pepita durante a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e ações especiais; confira!

Amstel, a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo pelo quinto ano consecutivo, anuncia lineup do trio...

Em alta! 🔥