in ,

Entrevista | WD mescla sonoridades e retrata vivências no single “Periferia”: “Contar mais sobre o que vi e vivi”

Foto: Maicon Douglas

O cantor e compositor WD lançou na última semana o single “Periferia”, primeiro trabalho com a Universal Music Brasil. A canção, que incorpora o funk dos anos 2000, o pop brasileiro e uma pitada de R&B, traz na composição uma mensagem forte baseada na vivência do artista, mas que também é retrato de tantas outras famílias do Brasil. 

“‘Periferia” eu escrevi a partir do princípio de que sou um servidor do povo, eu gostaria de falar sobre os pássaros, flores, jardins sobre o amor, sobre amar, mas agora que sou voz a ser escutada, serei. Eu senti a necessidade de assim como ‘EU SOU’ dar continuidade, e contar mais sobre o que vi e vivi da vida, e se isso de alguma forma muda a vida e ajuda na vida das pessoas, será assim!”, comentou WD sobre a composição. 

“Periferia” chegou acompanhada de um videoclipe superproduzido dirigido por Léo Ferraz e que ilustra bem a composição forte do artista e a vontade dele de atingir ainda mais pessoas. Em uma das cenas mais fortes do audiovisual, uma mãe perde um filho pela violência, que foi algo que WD viveu quando perdeu o irmão.

“Essa é uma história que de fato é real, mas ela não acontece só na minha família. Ela se repete a cada 23 minutos nesse pais que vivemos, isso é dado e estatístico, de que um jovem negro é morto a cada 23 minutos. Hoje eu tenho voz e uma voz que ecoa para quase 1 milhão de pessoas, então nada mais justo que chamar a atenção para quem vive e já viveu situações iguais ou semelhantes a minha. E com essa oração eu clamo a atenção da periferia.”, conta.

Além de transmitir uma mensagem forte e de fazer uma crítica bastante coerente, a produção também dá espaço para WD trazer imagens repletas de alegria e demonstrar a rica cultura que a periferia possui. O videoclipe conta com muita cor, looks trabalhados e coreografia que remetem aos anos 2000.

“Eu tenho um carinho pelos anos 2000 porque o pop nos anos 2000 era sobre uma música revolucionária, e que de fato interfere na nossa indústria até hoje, então com a intenção de homenagear e relembrar esse momento eu trouxe para o roteiro que escrevi de ‘Periferia’, claro baseado em: Fiz uma visita no bairro onde morava após passar um ano fora, e quando voltei percebi que coisas da minha infância ainda seguiam iguais, foi aí que veio a faísca criativa de criar a música, o roteiro e o videoclipe.”, revela.

Sobre as principais referências que utilizou para construir a estética desse videoclipe, WD comenta: “Como é baseado em fatos reais, nós buscamos ali na minha comunidade mesmo,um lugar que retratasse a minha rua e meu bairro nos anos 2000 e por incrível que pareça não foi difícil de encontrar, e aí foi só somar, minha realidade, com o que era de mais pop nos anos 2000 e tínhamos um videoclipe, com muita dança, ritmo e realidade.”

Produzida por Los Brasileiros, a canção traz os elementos do funk e conversa diretamente com o conceito dos anos 2000 proposto por WD. “O funk é um gênero em alta hoje, mas ele tinha uma estética diferente, e trazendo para os anos 2000 chegamos nesse resultado, eu que sou cria da música gospel, as aberturas de vozes e o canto potente com muito ataque, faz ela soar pop e pensando em onde ela poderia tocar, chegamos nessa estética.”, explica.

Antes de “Periferia”, WD já havia ganhado o coração do público, em especial da comunidade negra, ao participar da edição mais recente do The Voice Brasil e emocionar a todos com a autoral “Eu Sou”. A canção exalta a beleza negra e levou o cantor a se tornar um dos assuntos mais comentados das redes. 

“Quando finalizei a faixa e sentei no sofá com minha avó, ela me disse que essa música mudaria nossa vida, eu só fui, eu só acreditei no que ela tinha dito. Mas só depois de ver o quanto ela estava de fato se tornando um hino para comunidade negra que eu percebi a importância dela não só na minha vida, curando minha alma, mas também na vida de outras pessoas, é por isso que decidi, falar sobre a periferia, falar sobre todas as dores que vivemos e são sufocadas por um sistema, que quer nos fazer de massa de manobra, limitando nossos acessos de todas as maneiras.”, disse.

Com mais de 85 mil ouvintes nas plataformas digitais e mais de 5 milhões de visualizações no YouTube, WD trabalha atualmente no tão aguardado disco de estreia e promete continuar apresentando a periferia da forma musical que vem fazendo. O cantor ainda revela planos para uma turnê e mais surpresas para os próximos meses. 

“Darei continuidade em apresentar a periferia para todos de uma forma musical, então vem aí a Tour Periferia, vem aí o projeto “Fortaleçam a periferia” e novas músicas com colaborações especiais e muita surpresa.”, finalizou.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro