in

James Cameron realiza testes e admite que Jack poderia ter subido na porta com Rose em “Titanic”

Titanic
Foto: Divulgação

Após 25 anos desde o lançamento do sucesso “Titanic”, James Cameron admitiu que poderia ter salvado Jack, o personagem de Leonardo DiCaprio. No “Titanic: 25 Years Later with James Cameron”, especial da National Geographic em celebração ao aniversário da obra, o cineasta realiza testes com dublês e prova que personagem cabia na porta com de Rose (Kate Winslet) após o naufrágio. 

“Nós fizemos um estudo científico que vai acabar com essa teoria de uma vez por todas. Usamos um expert em hipotérmica e contratamos duas pessoas com a mesma massa corporal que Kate e Leo tinham na época, além de reconstruir a porta usada nas gravações”, comentou Cameron. 

Relembrando o clássico de 1997, o navio Titanic bate em um iceberg e afunda deixando grande parte da tripulação flutuando na água congelante do mar. Kate consegue ficar em cima de um pedaço de porta, enquanto Jack segue debruçado na beirada na porta, mas ainda dentro d’água e acaba morrendo congelado. A grande questão dos fãs por todo esse tempo era se Jack conseguiria ter se salvado se tivesse subido na porta. 

Para decifrar o mistério, James Cameron levou dois dublês ao laboratório do neozelandês Dr. Jim Cotter, especialista em estudar os efeitos do frio no corpo humano, onde uma equipe preparou uma réplica exata da porta do filme. Os profissionais recriaram ainda o “grau de flutuabilidade” que o público viu em “Titanic” e testaram em um tanque gigante. 

O teste foi precisamente pensado para recriar todo o ambiente dos personagens do filme e simularam cenários diferentes para ver se Jack e Rose poderiam dividir o pedaço de madeira. Os dublês passaram ainda por testes de exaustão, assim como os personagens, e trocaram alguns detalhes da cena para ver o que poderia acontecer.

Após diversos testes, James Cameron chegou a um primeiro cenário, onde o casal estaria em cima da porta, mas com os pés imersos na água. Dessa forma, os dois morreriam. Em outro cenário, eles dividiram o espaço e Rose daria o colete salva-vidas para Jack estabilizar a temperatura corporal. Nesta situação, Jack conseguiria suportar o frio por algumas horas até a chegada do resgate.

“Talvez Jack sobrevivesse, mas há muitas variáveis. Eu acho que é aquele processo de pensamento de ‘eu não vou fazer uma coisa a coloca em risco’. E isso é 100% o personagem”, diz o diretor. 

“Titanic: 25 Years Later with James Cameron” será transmitido pelo National Geographic neste domingo, 5 de fevereiro, e estará disponível no Hulu no dia seguinte. No entanto, o Brasil não tem acesso a essa plataforma. Já o clássico, “Titanic” voltará aos cinemas brasileiros, remasterizado em 4K e com apresentação 3D, a partir do dia 9 de fevereiro.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro