in

O Garoto Está de Volta – Meg Cabot | Resenha

Uma releitura não tão inspirada assim

Desde “O Garoto da Casa ao Lado”, Meg Cabot escreveu três livros sobre “garotos”, sendo o último tornado um diário em primeira pessoa com mínima participação dos outros personagens envolvidos: o que em nenhum momento desfavoreceu a história mas mostrou que o modelo de um livro escrito por emails tinha se esgotado.

Ela agora retorna com a evolução da comunicação virtual: mensagens instantâneas. De fato, o dinamismo original da série voltou em sua melhor forma, pena é que os personagens não são dos mais interessantes. Veja bem, quem pega um livro de Meg Cabot sabe muito bem o que espera encontrar em suas páginas: um romance apaixonante, melhores amigas hilárias, uma – ou mais – família louca e final feliz pra sempre. E ninguém reclama disso pois é exatamente o que queremos.

Aqui, a “fórmula cabotiana” parece, a princípio, inalterada: temos uma mocinha clássica pero no mucho em Becky Flowers, uma moça que dedica sua vida a ajudar velhinhos e Reed Stewart, um homão, esportista, rico e claro, tu-do-de-bom. O cenário muda um pouquinho. Acostumada a escrever seus romances em metrópoles ou cidades turísticas, Cabot decidiu por uma típica cidade interiorana americana pra ambientar a ação dessa vez. E a inspiração foi ‘Persuasão’ de Jane Austen: dois amantes são obrigados a se separar e se reencontram anos depois ainda apaixonados um pelo outro. Tinho tudo pra ser aquele romance de tirar o fôlego. Mas não é.

Faltou inspiração. Os conflitos não são conflituosos o suficiente; as piadas não tão engraçadas; o romance bem fraquinho; os protagonistas são esquecíveis e nem a melhor amiga salva! Claro que a trama é clichê, sendo um chick-lit com tudo que lhe é cabível mas também não precisava ser tão… genérica. O fim é só um fim. Sem suspiros apaixonados por parte do leitor. Ao fechar o livro, a sensação que se tem é que, bom, acabou, próximo.

Meg Cabot é uma das mais ativas autoras do nosso tempo e sem dúvida nenhuma jamais vai sair da lista das favoritas de quem é apaixonado pelo gênero – e até de quem não é. Mas o Garoto teve uma volta um tanto decepcionante…

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Milla Fadel

Apenas mais uma garota apaixonada por livros