Connect with us

Resenhas de Livros

O Garoto Está de Volta – Meg Cabot | Resenha

Publicado

em

MEG RESENHA DIA DO LIVRO

Desde “O Garoto da Casa ao Lado”, Meg Cabot escreveu três livros sobre “garotos”, sendo o último tornado um diário em primeira pessoa com mínima participação dos outros personagens envolvidos: o que em nenhum momento desfavoreceu a história mas mostrou que o modelo de um livro escrito por emails tinha se esgotado.

Ela agora retorna com a evolução da comunicação virtual: mensagens instantâneas. De fato, o dinamismo original da série voltou em sua melhor forma, pena é que os personagens não são dos mais interessantes. Veja bem, quem pega um livro de Meg Cabot sabe muito bem o que espera encontrar em suas páginas: um romance apaixonante, melhores amigas hilárias, uma – ou mais – família louca e final feliz pra sempre. E ninguém reclama disso pois é exatamente o que queremos.

Aqui, a “fórmula cabotiana” parece, a princípio, inalterada: temos uma mocinha clássica pero no mucho em Becky Flowers, uma moça que dedica sua vida a ajudar velhinhos e Reed Stewart, um homão, esportista, rico e claro, tu-do-de-bom. O cenário muda um pouquinho. Acostumada a escrever seus romances em metrópoles ou cidades turísticas, Cabot decidiu por uma típica cidade interiorana americana pra ambientar a ação dessa vez. E a inspiração foi ‘Persuasão’ de Jane Austen: dois amantes são obrigados a se separar e se reencontram anos depois ainda apaixonados um pelo outro. Tinho tudo pra ser aquele romance de tirar o fôlego. Mas não é.

Faltou inspiração. Os conflitos não são conflituosos o suficiente; as piadas não tão engraçadas; o romance bem fraquinho; os protagonistas são esquecíveis e nem a melhor amiga salva! Claro que a trama é clichê, sendo um chick-lit com tudo que lhe é cabível mas também não precisava ser tão… genérica. O fim é só um fim. Sem suspiros apaixonados por parte do leitor. Ao fechar o livro, a sensação que se tem é que, bom, acabou, próximo.

Meg Cabot é uma das mais ativas autoras do nosso tempo e sem dúvida nenhuma jamais vai sair da lista das favoritas de quem é apaixonado pelo gênero – e até de quem não é. Mas o Garoto teve uma volta um tanto decepcionante…

Trending