in

Pela primeira vez, Joelma emplaca música no Spotify Brasil

Imagem: Reprodução/Instagram

Na atualização das paradas do Spotify Brasil desta terça-feira (26), Joelma emplacou “Voando Pro Pará” entre as mais tocadas do país. Após 8 anos desde o lançamento, o viral tecnobrega estreou na posição #188, com pouco mais de 200 mil streamings. Essa é a primeira vez que uma artista paraense alcança essa marca com uma música solo.

Nos últimos meses, a canção vem se destacando com uma série de conteúdos que viralizaram em redes sociais como o TikTok. Entre os memes, uma versão feita por inteligência artificial do MC Poze do Rodo cantando a música movimentou a internet. Outro momento marcante, foi quando Christian Chavez puxou o refrão durante um dos shows do RBD no Rio de Janeiro.

Em paralelo, “Voando Pro Pará” também teve visibilidade na televisão, quando Joelma se apresentou no Domingão do Huck, em outubro. No mês seguinte, a artista também realizou uma performance durante o Prêmio Multishow 2023 ao lado de nomes como Pedro Sampaio, NX Zero e Tati Quebra Barraco.

“A gente acredita que os números começaram a crescer desde a apresentação dela no Huck, no começo de outubro. De lá para cá, memes, virais e dancinhas começaram a surgir de forma 100% orgânica e crescente”, reflete a assessoria da cantora. Três meses depois, Joelma obteve um crescimento de 1 milhão de ouvintes mensais, em comparação com os 300 mil estimados pela plataforma.

“Voando Pro Pará” acompanha um fenômeno muito particular do TikTok de reviver músicas antigas em um novo momento do mercado fonográfico. Ainda neste ano, outros exemplos nacionais aconteceram com Flora Matos, com “Piloto” (2018), e também com “Ombrim” (2019), canção do grupo Rosa Neon interpretada por Marina Sena.

“Eu vou tomar um Tacacá”

Se você esteve navegando pelas redes nas últimas semanas, é provável que tenha ouvido o animado verso “Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa” em algum momento. A composição faz parte do refrão de “Voando Pro Pará”, mas afinal, o que é o tacacá tanto cantado por Joelma?

O tacacá é uma sopa proveniente da cultura dos povos originários, consumido pelos indígenas antes mesmo da chegada dos europeus na região norte do Brasil. Dentre os ingredientes estão presentes alimentos como o camarão, a mandioca e o jambu, servidos quentes em uma cuia.

Ao longo da letra de “Voando Pro Pará”, Joelma cita outros hábitos da cultura em que cresceu inserida. Ainda na culinária, a cantora lembra com saudade da pupunha com café e do açaí. Enquanto isso no lazer, a paraense fala sobre a vontade de visitar lugares como a Estação das Docas e o parque ecológico Mangal das Garças.

A sonoridade do hit viral também celebra a sonoridade do tecnobrega, gênero musical que mistura elementos da música eletrônica internacional com ritmos regionais do Pará, como o brega e o carimbó. Ao lado de Joelma, entre os artistas percursores do movimento estão nomes como Gaby Amarantos e a banda Dejavú.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Roger Ribeiro