in

Sophie Charlotte comenta sobre viver personagem com deficiência visual em “Todas as Flores”: “Transformação imensa”

sophie charlotte todas as flores
Foto: Globo/Estevam Avellar

Dona de diversos personagens icônicos na carreira, Sophie Charlotte estrela “Todas as Flores”, do Globoplay, e se reuniu com a imprensa na última sexta-feira (14) para contar mais sobre a produção. A atriz dará vida a Maíra na primeira novela para o streaming, que estreia nesta quarta-feira, dia 19 de outubro.

Durante a coletiva em que a Poltrona Vip esteve presente, João Emanuel Carneiro, o escritor da novela, comentou sobre a produção. “Estou muito feliz por esse desafio que é fazer uma novela para o streaming, em formato um pouco menor, que eu posso pensar até o final – o que é uma coisa diferente pra mim”, contou o autor. “É uma brincadeira com a história da gata borralheira”, define.

Maíra é filha de Rivaldo (Chico Diaz) e Zoé (Regina Casé), mas foi criada pelo pai. Maíra tem deficiência visual e cresceu sem saber a verdade sobre a mãe, que a abandonou quando nasceu. Anos depois, o reencontro entre mãe e filha traz ao presente novos rumos e Maíra, que tem o sonho de ser perfumista, se muda para o Rio de Janeiro com Zoé, que lhe pede para ajudar a irmã, Vanessa (Letícia Colin).

No entanto, essa relação não será das mais fáceis, já que Maíra se apaixona por Rafael (Humberto Carrão), com quem a irmã mantém noivado por interesse financeiro. Além da confusão entre o interesse amoroso e a relação com Vanessa, Maíra ainda ficará no meio do dilema entre as rivais Zoé e Judite (Mariana Nunes).

Sophie Charlote, Mariana Nunes, Regina Casé e Leticia Colin | Foto: Globo/Estevam Avellar

Embora as personagens tenham relações bastante tóxicas, Sophie exalta a relação com Mariana, Regina e Letícia por trás das câmeras. “Eu tô muito entusiasmada de estar trabalhando com a Mariana, com a Regina e a Letícia foi um presentaço na minha vida, eu amo muito ela. É preciso ter muita confiança em seu parceiro de cena, como eu tenho com a Letícia”, disse.

Sophie contou para a imprensa que dar vida a Maíra tem sido uma verdadeira transformação na própria vida, uma vez que teve a oportunidade de entender um pouco de como vivem as pessoas com deficiência visual. “Todos os personagens vêm para a nossa vida, eu acredito, que não por acaso. E a Maíra e essa vivência dessa novela tem sido uma transformação imensa na minha vida. Ter oportunidade de entrar em contato com pessoas com deficiência visual no dia a dia, nessa vivência, na construção desse personagem também tem sido uma transformação para sempre. Tudo isso me marcou e é um divisor na minha vida”, explicou Sophie. “Consegui entender, nessa prática, a importância de nós, pessoas que não convivem com a deficiência, na luta anticapacitista no mundo”, completa.

Expectativa sobre novo formato e trama

Além de estar empenhada em entregar a personagem da melhor maneira possível e de compreender a luta das pessoas que irá retratar, a atriz está curiosa para saber como a história de “Todas as Flores” irá chegar ao público por conta do formato novo da produção.  “Estou curiosa pra entender agora como a nossa história vai chegar no público e que que possibilidade nós temos com a dramaturgia de levantar assuntos relevantes e necessários como a vida das pessoas com deficiência visual no Brasil atualmente”, acrescentou a atriz.

Charlotte tem emocionado os colegas de elenco com a Maíra e durante a conversa com a imprensa a atriz recebeu elogios da assistente de direção Natália Santos, que é deficiente visual e ressaltou o quão bonita está a personagem. “Eu só queria complementar o quão brilhante tem sido o processo da Sophie como Maíra. Ela se transformou numa grande aliada da causa da pessoa com deficiência, mas ela trouxe para a personagem uma humanidade que nós, pessoas com deficiência, lutamos muito.”, disse Nathalia.

“Na verdade, quando eu falo que tenho uma deficiência visual, é isso o principal em mim. E o que a Sophie está trazendo de mais legal é que ela não está apagando a deficiência da Maíra, mas também não é o principal da personagem. Está muito bonito de ver a vivência que ela está trazendo no set.”, continuou.

“Todas as Flores”

Criada e escrita por João Emanuel Carneiro com direção artística de Carlos Araujo, “Todas as Flores” é escrita com Vincent Villari, Eliane Garcia e Daisy Chaves. A direção é de Luiz Antonio Pilar, Carla Bohler, Fellipe Barbosa, Guilherme Azevedo e Oscar Francisco. A produção é de Betina Paulon e Gustavo Rebelo e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim

A primeira fase da trama contará com 45 capítulos, até o dia 14 de dezembro, e a segunda fase será disponibilizado no primeiro semestre de 2023. A obra conta em seu elenco com Sophie Charlotte, Regina Casé, Letícia Colin, Humberto Carrão, Mariana Nunes, Fabio Assunção, Caio Castro, Thalita Carauta, Nicolas Prattes, Ana Beatriz Nogueira, Cassio Gabus Mendes, Zezeh Barbosa, Douglas Silva, Mary Sheila, Mumuzinho, Moira Braga, Camila Alves, Cleber Tolini, Amanda Mittz, Nilton Bicudo, Suzy Rêgo, Yara Charry, André Loddi, Xande de Pilares, Chico Diaz, Micheli Machado e grande elenco.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro