in

Manuela Dias e elenco revelam detalhes do remake de “Vale Tudo” na CCXP24: “Visita à identidade brasileira”

Créditos: thegilbz

A Globo realizou um painel exclusivo sobre o remake de “Vale Tudo” na CCXP24 neste domingo, 8, o último dia de festival. Mediada por Paulo Vieira, a conversa aconteceu no Palco Thunder e recebeu a autora Manuela Dias e o diretor artístico Paulo Silvestrini, além do elenco, para celebrar o remake agendado para 2025.

O público, atento e curioso sobre a nova versão de “Vale Tudo”, foi surpreendido por um grupo de mascarados com o rosto da vilã icônica Odete Roitman, que subiu ao palco e revelou Paulo Vieira. O ator e humorista comandou o painel em que foram apresentados detalhes sobre a nova produção, com estreia prevista para 2025, ano em que a TV Globo celebra 60 anos.  

A autora Manuela Dias e o diretor artístico Paulo Silvestrini adiantaram curiosidades sobre a obra, que se conecta com a memória afetiva dos brasileiros, e promete conquistar novos fãs das grandes histórias da dramaturgia. “’Vale Tudo’ é uma novela que ajudou a fundar esse gênero tão brasileiro, que é a nossa especialidade. É uma honra pra mim adaptar um texto do Gilberto Braga para os dias de hoje, e acho que todas as histórias incríveis merecem ser recontadas”, disse Manuela Dias. 

“O clássico, quando a gente relê, continua fazendo sentido, e isso acontece com ‘Vale Tudo’. Mas, como em toda grande história, quando recontada, a gente agrega valores e referências da contemporaneidade. A gente está fazendo ‘Vale Tudo’ para o público de hoje, para quem viu e para quem não viu. Afinal, as grandes histórias da dramaturgia não têm idade”, completou Paulo. A autora Manuela Dias reforçou: “Recontar faz parte das histórias, faz a nossa identidade. Esse remake é uma visita à identidade brasileira.”

Odete boazinha?

Durante o bate papo, Manuela comentou sobre algumas das alterações que serão feitas na novela. “São 33 anos entre as duas versões. Não existia internet, machismo e racismo não são mais toleráveis, o alcoolismo agora é visto como uma doença. É até bom que nossas atualizações consigam refletir a sociedade como ela é agora, mostra que avançamos”, contou.

Dias adianta que a trama de Vale Tudo questiona a possibilidade de se dar bem no Brasil sem ser honesto. Com as adaptações que vem fazendo no texto, a autora reforça que a vilã Odete Roitman continuará sendo uma grande vilã e que continuará falando muito mal do Brasil.

Conversa com o elenco

Após um breve bate papo com Manuela e Paulo, a conversa ganhou ainda mais força com a presença do elenco. Taís Araujo, Bella Campos, Paolla Oliveira, Alice Wegmann, Renato Góes, Humberto Carrão e Luis Lobianco subiram ao palco para contar detalhes dos seus personagens e a importância de fazer parte do remake da “novela das novelas”. 

Intérprete de Raquel, Taís Araújo falou da alegria em dar vida à heroína da trama. “Raquel é um prato cheio para qualquer atriz. Uma personagem com muitas possibilidades e com um arco dramático brilhante”, disse a atriz, que revelou ao público que quase negou o convite de fazer parte da novela.

Por mais que esteja animada em fazer parte do projeto, Taís confessou que nem sempre foi assim. A atriz contou que queria fazer uma vilã quando o papel de Raquel lhe foi oferecido. “Eu tinha acabado uma novela das sete, Cara e Coragem (2022), fui na sala do nosso chefe, e falei: ‘Zé, está acabando meu contrato, eu quero fechar esse contrato fazendo uma vilã’. Aí ele: ‘Pensei em você para fazer a Raquel de Vale Tudo‘. Rebati: ‘Você está me oferecendo o oposto, a maior heroína das novelas’. Eu saí chateada da sala dele. […] Cheguei em casa chateada, me ofereceram uma heroína, eu tinha pedido uma vilã. Falei com meu marido, ele falou: Taís, vamos ver o primeiro capítulo’. Aí a novela tem uma coisa épica. A música também vai levando a gente. Peguei telefone na hora [e liguei para José Luiz Villamarin], falei: ‘Zé, desculpa, fui muito burra, Raquel é ótima, quero fazer sim. Na sequência liguei para Manuela, falei: ‘Mentira, Raquel é ótima, não desiste de mim, não’. Foi desse jeito.”, concluiu Taís.

Vivendo a sua primeira protagonista, Bella Campos comentou sobre a personalidade de sua personagem, Maria de Fátima. “Ela é muito positiva, muito confiante, tem uma autoestima de milhões. É um grande presente, uma oportunidade de experimentar essa vilã tão aclamada e interessante. Estou muito, muito animada!”

“Eu estava louca para fazer Vale Tudo. Conversei com a produtora para fazer o teste e, desde o momento em que fui me arrumar, já me sentia como Maria de Fátima. Coloquei a roupa que ela usaria, mentalizei o que ela falaria, e fui. É uma personagem muito interessante, estou muito animada”, comentou Bella.

Renato Góes comentou sobre o prazer em participar de uma trama tão viva na memória dos brasileiros. “Fazer um personagem como esse, na novela das novelas, é algo muito feliz. E o Ivan é um reflexo do brasileiro. Ele quer vencer na vida, é um cara dedicado, um cara que ama, é ‘família’. Mas que, se precisar, sem passar por cima de ninguém, ele vai dar o jeito dele para as coisas acontecerem”, detalhou. 

Paolla Oliveira, que interpretará Heleninha, destacou a atualidade da trama. “É uma novela icônica, que marcou o Brasil e que faz sentido ainda, mesmo depois de 30 anos. Com personagens que a gente lembra até agora.” 

A atriz também citou a importância da nova abordagem no caso da trajetória de Heleninha: “É uma personagem densa, que marcou uma época e levanta um dos assuntos que serão revistos depois de tantos anos. Falar sobre o alcoolismo, algo que vai permear a vida de Heleninha, ganha uma nova roupagem, necessária”, defendeu. 

Já Alice Wegmann, que vive a Solange, falou sobre a emoção que ela e todo elenco pretendem levar ao público: “Eu me lembro de uma sensação muito boa que tive ao ser chamada para a novela. E é essa sensação que estou trazendo e todo o elenco também. De que a gente vai se divertir e vai falar do Brasil para o Brasil”.

No painel, também foi exibido um clipe inédito com imagens de bastidores das primeiras gravações da novela feitas em Foz do Iguaçu, no Paraná, no final de novembro. Mas as surpresas não pararam por aí. Uma sortuda que estava na plateia ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro para conhecer os Estúdios Globo com um acompanhante e, de quebra, acompanhar as gravações de “Vale Tudo”.

O encerramento do painel ficou por conta dos participantes do Estrela da Casa. Unna X e Lucca animaram todos os presentes com ‘Brasil’, a canção-tema de “Vale Tudo”, eternizada na voz de Gal Costa.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro