in

Globo inicia as gravações de “Vale Tudo” em Foz do Iguaçu

Taís Araujo como Raquel em “Vale Tudo” - Foto: Fábio Rocha

A Globo confirmou na última terça-feira, 07, o início das gravações de “Vale Tudo”, a nova novela das nove. Escrita por Manuela Dias com direção artística de Paulo Silvestrini, a obra tem estreia prevista para março como parte da celebração dos 60 anos da emissora.

Na trama, Raquel (Taís Araujo), uma mulher batalhadora que trabalha como guia de turismo em Foz do Iguaçu, no Paraná, acredita que é possível vencer na vida com dignidade. Por outro lado, sua filha, Maria de Fátima (Bella Campos), uma jovem desinteressada pela rotina na pacata cidade paranaense, sonha se tornar influencer digital e ficar rica a qualquer custo. 

Taís Araujo e Bella Campos como Raquel e Maria de Fátima em “Vale Tudo” – Foto: Fábio Rocha

As gravações

A novela começou a ser gravada em Foz do Iguaçu, no final do ano, com Taís Araujo, Bella Campos, Cauã Reymond, Antonio Pitanga, Alice Wegmann e Lucas Leto, entre outros atores. Foi na cidade turística paranaense que gravaram as primeiras cenas da trama, envolvendo, em média, 130 pessoas por dia nos sets, sendo 70 de elenco e equipe e 60 figurantes. 

As gravações na cidade tiveram que ser antecipadas por conta da aproximação do final do ano, quando Foz do Iguaçu recebe milhares de turistas vindos de diversos cantos do Brasil e do mundo. “Foi muito bacana ver que a cidade estava toda envolvida, todo mundo sabendo e feliz de estarmos gravando lá. Fomos muito bem recebidos”, conta Luciana Monteiro, responsável pela produção da novela.

No total, foram 11 dias de gravação em dez locações, entre elas, o Parque Nacional do Iguaçu, que, com toda sua exuberância, foi cenário das primeiras cenas da obra, em que Raquel apresenta a força e a beleza das Cataratas do Iguaçu para dezenas de turistas que a acompanham maravilhados, e também onde Maria de Fátima participa do seu primeiro ensaio de moda, que dá início à sua jornada feita de atalhos para enriquecer.

A sessão de fotos acontece na passarela com um dos visuais mais impactantes do conjunto de quedas d’água. O ensaio é comandado por Solange Duprat (Alice Wegmann), diretora da Tomorrow, uma das maiores agências de conteúdo do país, e seu fiel escudeiro, Sardinha (Lucas Leto). Na cena, Maria de Fátima é apenas uma coadjuvante, usando capas de chuva estilosas, enquanto César (Cauã Reymond), um tipo interessante que acabou de conhecer, e outras modelos protagonizam a foto. A top model Carol Trentini gravou uma participação especial na novela exclusivamente para a cena.

Alice Wegmann como Solange Duprat em “Vale Tudo” – Foto: Fábio Rocha

Para os looks do ensaio de moda, a figurinista da novela Marie Salles contou com a parceria do stylist Daniel Ueda. “A ideia foi ter pontos de cor dentro das Cataratas, esse contraste do transparente colorido em meio à natureza. A minha criação foi muito em cima do que a Marie e o Paulo (Silvestrini) queriam. Fui tentando ver mais uma história de modelagem, o que seria legal para ter movimento. Foi legal o processo de poder colaborar com todo o criativo da novela”, conta Daniel, que também participou da cena pré-ensaio. 

“Como figurinista, eu faço personagens. Então, acho muito bom contar com a parceria de stylists, como o Dani. Sempre procuro trabalhar com pessoas que acredito serem excelentes profissionais e que podem agregar ao meu trabalho”, reforça Marie.

Para as cenas da rotina de Foz do Iguaçu, Marie Salles visitou a cidade antes com sua equipe e fez um estudo minucioso de como os moradores e turistas se vestem. “Eu vou muito para o lugar em que vamos gravar, tiro fotos. Com Foz do Iguaçu não foi diferente. A gente fotografou e fez toda a nossa pesquisa. Também usamos muito a internet e as redes sociais nesse processo de criação”, conta.

As cerca de 30 cenas gravadas em Foz do Iguaçu tiveram também como cenário a Ponte da Amizade, onde Salvador (Antonio Pitanga) atua como fiscal na alfândega, inspecionando os carros que passam pela fronteira com o Paraguai, além do Parque das Aves e do Marco das Três Fronteiras, entre outros lugares que contextualizam a origem de Maria de Fatima e Raquel. Alguns hotéis da região também serviram de palco para o encontro de César com a aspirante a influencer.

Um clássico da televisão brasileira

“Vale Tudo” é uma nova versão de um dos maiores títulos da teledramaturgia brasileira, escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, e exibido originalmente em 1988. O remake é escrito por Manuela Dias, com colaboração de Aline Maia, Claudia Gomes, Márcio Haiduck, Pedro Barros e Sérgio Marques.

A direção artística é de Paulo Silvestrini, direção geral de Cristiano Marques, direção de Isabella Teixeira, Augusto Freitas e Matheus Senra. A produção é de Luciana Monteiro, a produção executiva de Lucas Zardo e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A trama promete conduzir o público a uma jornada emocionante e atual sobre caráter, ética e honestidade, com enfrentamentos morais, histórias de amor e encontro de mundos distintos.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro