in ,

10 clipes para entrar na clima do Halloween

Apesar de ser uma festividade internacional, o Halloween se torna mais popular no Brasil a cada ano que passa. Assim, eventos, fantasias e, até mesmo, músicas passaram a fazer parte do contexto nacional. Para se ambientar na atmosfera aterrorizante do dia das bruxas, confira uma lista de dez clipes separados pela equipe Poltrona Vip:

Pabllo Vittar e Gloria Groove – “AMEIANOITE”

Para o halloween de 2022, Pabllo Vittar e Gloria Groove se uniram para movimentar a data festiva. Com direção da equipe Mataderos, o single faz parte do álbum “Noitada”, uma era de Pabllo que explorou o funk e a música eletrônica.

Gloria Groove – “BRUXARIA 3000”

Para o Halloween deste ano, Gloria Groove apostou no funk futurístico de “BRUXARIA 3000”. Além da participação de Mc Aleff Yuri e Yure IDD, a música conta ainda com sample de “AMEIANOITE”. No ano anterior a parceria com Pabllo Vittar, Gloria trouxe o smash hit “A QUEDA”, realizando uma crítica social a cultura do cancelamento.

Duda Beat e Trevo – “Nem Um Pouquinho”

Com direção do duo Alaska, no clipe de “Nem Um Pouquinho” Duda Beat traz a estética urbana da maneira mais aterrorizante. A produção conta ainda com referências ao clássico dos cinemas “ET”. Ainda assim, a cantora explorou essas temática durante outros clipes da era “Te Amo Lá Fora”, como em, por exemplo, “Meu Pisêro”.

Rita Lee – “Erva Venenosa”

Em um dos maiores clássicos da discografia de Rita Lee, “Erva Venenosa” é uma forma muito divertida de se preparar para o Halloween. Inspirada na vilã dos quadrinhos de Batman, a música é uma sátira a pessoas maldosas, o que fica ainda mais claro com o videoclipe.

Billie Eilish – “bury a friend”

Desde o início de sua carreira, Billie Eilish vem explorando o terror com camadas de melancolia. Em “bury a friend”, um dos singles do grammyado “When Whe All Fall Asleep, Where Do We Go?”, as assombrações do clipe são as expectativas criadas pelo público e pela mídia sob a cantora. Entre outros exemplos, “all the good girls go to hell” também se destaca na atmosfera macabra do Halloween.

Melanie Martinez – “Carousel”

Não é de hoje que a Melanie Martinez investe em produções que causam estranhamento, e até mesmo, medo. Com um repertório de clipes excelentes para o Halloween, “Carousel” é um dos que mais se destaca dentro da temática. A música, inclusive, fez parte da quarta temporada da antologia de terror American Horror Story, intitulada Freak Show.

Fifth Harmony – “I’m In Love With A Monster”

Trazendo um lado mais pop do Halloween, em 2015 as meninas do Fifth Harmony lançaram “I’m In Love With a Monster“. A música faz parte da trilha sonora da animação “Hotel Transylvania 2“.

Lady Gaga – “Born This Way”

Um dos grandes clássicos da música pop na década de 2010, em “Born This Way” Lady Gaga exalta a anatomia humana e suas individualidades, com uma pitada de horror e ficção científica. E sampleando Pitty: “Seja você, mesmo que seja estranho”. Por outro lado, outra boa sugestão de Gaga é o viral “Bloody Mary”, adotado como “a música da Wandinha”.

The Weeknd – “Too Late”

Em toda a era “After Hours”, The Weeknd explora uma atmosfera sombria e, até mesmo sangrenta. E em “Too Late” é onde essa proposta se expressa com mais força. O clipe é uma continuação de “In Your Eyes”, onde o personagem vivido por Abel é decapitado. Em seguida, a cabeça do cantor é encontrada por duas mulheres obcecadas em cirurgias plásticas, que começam uma busca insana por um corpo perfeito para a cabeça de Abel. O clipe é tão bizarro que conta com restrição de idade criada pela própria plataforma do Youtube.

Michael Jackson – “Thriller”

É inegável o quanto “Thriller” é umas das maiores referências que já existiram para a cultura pop. Em um dos clipes mais marcantes de sua carreira, Michael Jackson lida com zumbis que saíram das telas do cinemas para o mundo real. E por mais que soe batido inseri-lo nessa lista, vale lembrar que “Thriller” é, ainda, um curta metragem de 14 minutos, algo pouco convencional para década de 80.

BÔNUS: Glee Cast“Thriller/Heads Will Roll”

Em dos episódios de Glee com mais audiência, o grupo do New Directions se uniu com o time de futebol americano da escola para um mash-up de “Thriller” e “Heads Will Roll”. Com direito a caracterização como zumbis, o elenco entregou umas das performances mais marcantes das seis temporadas da série.

Escrita por Roger Ribeiro