Ao se aventurar na desafiadora jornada da maternidade, a publicitária e produtora de conteúdo digital, Rafaela Lamastra, mergulha no universo complexo da gestação, rompendo tabus e desmistificando ideias pré-concebidas sobre esse momento único na vida de uma mulher. A influenciadora está grávida da Sophie, a primeira filha.
“Eu achava que a gestação seria ganhar alguns quilos, ter um pouco de enjoo e sono e na reta final, ir ao banheiro a cada 5min”, compartilha Rafaela. “Entretanto, as mudanças no corpo e na nossa cabeça vão muito além disso.”
Mudanças corporais
Com uma franqueza cativante, Rafaela revela os altos e baixos que acompanham a gravidez, desde os desafios físicos até as batalhas emocionais. “Meu corpo inchou tanto que eu não sentia a ponta dos meus dedos”, confessa. “Tive que aprender a controlar meus pensamentos e respiração de uma forma que nunca havia experimentado antes.”
Pressões Sociais
Além das transformações físicas, Rafaela ressalta a importância de lidar com as pressões sociais e as expectativas em torno da maternidade, especialmente no contexto profissional. “A questão profissional da mulher tem o maior impacto”, destaca. “A verdade é que talvez nós sejamos mesmo substituídas, mas não significa que não vamos recalcular a rota e encontrar outra coisa que nos torna realizadas.”
Desafiando a idealização da gravidez como um período de pura felicidade e plenitude, Rafaela encoraja as mulheres a compartilharem suas experiências, sejam elas positivas ou desafiadoras. “Quanto mais mulheres falarem sobre a realidade do que passam e passaram, mais vamos desmistificar que a gravidez é só flores”, afirma. “Ela não é, mas ainda assim é incrível.”
Por meio de suas palavras, Rafaela Lamastra oferece um olhar humano sobre a complexidade e diversidade da gestação, iluminando o caminho para uma narrativa mais realista e inclusiva sobre a maternidade.