in

Canal Brasil reúne títulos de protagonismo negro para “Mostra Vidas Negras Importam” nesta quinta; Confira programação

Mostra vidas negras importam

Em meio a diversos movimentos contra o racismo no mundo todo, o Canal Brasil decidiu se juntar ao #BlackLivesMatter, ou #VidasNegrasImportam, e preparou uma programação especial para esta quinta (04), a “Mostra Vidas Negras Importam”.

A lista conta com filmes e documentários que têm como objetivo levantar questões raciais, como a desigualdade e a discriminação no Brasil e no mundo. Em destaque, estão as produções “A última abolição”, “O caso do homem errado”, “Nóis por nóis” e “Eu não sou seu negro”.

O documentário de 2018, “A Última Abolição“, dá inicio a maratona às 14h. Dirigido por Alice Gomes, o longa retrata os escravos como protagonistas na luta pela própria liberdade, a conquista que vai muito além da assinatura da Lei Áurea em 1888. Em seguida, às 15h20, “O caso do homem errado”, de Camila de Moraes, conta a história do operário negro Júlio César que foi morto pela Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul, ao ser confundido com um assaltante. A história do documentário é de 1987, porém há grandes semelhanças em casos atuais.

Às 16h20, o filme “Nóis por Nóis“, de Aly Muritiba e Jandir Santin, se passa durante um baile de Rap, contando sobre a noite de quatro jovens que têm seus destinos unidos pelos acontecimentos. No elenco estão Ma Ry, Maicon Douglas, Otávio Linhares e Matheus Moura. Para fechar a maratona às 18h15, o documentário indicado ao Oscar de Melhor Documentário e vencedor de prêmios pelo mundo, “Eu não sou seu negro”. Com a direção de Raoul Peck e narrada por Samuel L. Jackson, a produção é baseada na obra “Remember This House” de James Baldwin. O filme faz uma retrospectiva do ativismo racial, baseada em três figuras históricas: Martin Luther King Jr., Malcolm X e Medgar Evers. A proposta é fazer uma comparação entre as questões que cada um enfrentava durante sua época.

A “Mostra Vidas Negras Importam” estará disponível no Canal Brasil na Tv e também no Canal Brasil Play, que disponibilizará os títulos gratuitamente para não-assinantes. No Play, os destaques são: “Eu não sou seu negro” e os curtas “Chico” e “Universo preto paralelo”. No VoD – nos serviços das operadoras NOW e Vivo Play -, além de “A última abolição” e “Nóis por nóis”, que fazem parte do especial na TV, a lista conta com mais seis representantes: “Relatos do Front”, “Ônibus 174”, “Sabotage: maestro do Canão”, “Uma onda no ar”, “Madame Satã” e “Faroeste Caboclo”.

A programação começará nesta quinta às 14h00, e terá reprise na próxima terça (09) a partir das 15h45.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Giovana Garcia

Estudante de jornalismo, apaixonada por séries, filmes e música.