O Rock The Mountain anunciou nesta terça-feira (17) o line-up completo e totalmente dedicado às mulheres. Com mais de 50% dos ingressos vendidos antes da virada do ano, a edição comemorativa de 10 anos do festival terá mais de 100 artistas divididas nos 8 palcos do evento.
Agendado para os dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, o evento acontecerá em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. Maria Bethânia, Marisa Monte, Iza, Daniela Mercury, Majur, Pitty, Margareth Menezes, Alcione, Gaby Amarantos, Dona Onete, Marina Sena e Preta Gil são alguns dos nomes confirmados.
O Rock the Mountain reúne música, arte, diversão, estilo, gastronomia e sustentabilidade em meio à natureza, em Itaipava, no Rio de Janeiro, e ganha cada vez mais reconhecimento a cada edição. O festival escalou poderosas headliners para os três grandes palcos, o Estrela, Floresta e Magolab, que receberão shows de estrelas da música brasileira.
Nos palcos Magic Disco e Fervo, DJs da novíssima geração se misturam a nomes que vêm construindo a cena há anos para trazer um clima de festa sem hora para acabar para a montanha. Já no Roda de Samba, trará este o talento dos grupos femininos Só Damas e Samba que elas Querem.
Confira abaixo o line-up completo do RTM23:
PALCOS FLORESTA, ESTRELA E MANGOLAB
Maria Bethânia, IZA, Pitty, Marisa Monte, Margareth Menezes, Alcione, Daniela Mercury, Majur, Paula Toller, Marina Sena, Maria Rita, Vanessa da Mata, Katu Mirim, Gaby Amarantos, Jup do Bairro, Negra Li, Sandra de Sá, Karol Conka + MC Carol, Tati Quebra Barraco + Valeska Popokuda, Illy, Preta Gil, Dona Onete, Bixarte, Rachel Reis, Carol Biazin, Luisa e Os Alquimistas, Tuyo, Clara X Sofia, Amabbi, Enony, Ana Frango Elétrico, Abronca X Shury, Clarice Falcão, Rafa Pinta, Alulu Paranhos
MAGIC DISCO
MartaSupernova, Valentina Luz, Kenya 20hz, Tata Ogan, Cauana, Idlibra, Aya Ibeji, Paulete Lindacelva, Martha Pinel, Julia Weck, claudia ASSEF, Etcetera, Rafa Jazz
FERVO
Miss Tacaca, WLDZ, Tamy, Lais Conti, Lysventura, Bruna Strait, Giordana Forte, Yas, Sô Lyma, Malira, Pathy de Jesus, Mari Krüger, Luisa Viscardi, LARINHX, Lol, Iasmin Turbininha, TheBlackHaus Crew (Bruna Lennon, Cix e Ise)
SAMBA
Samba que elas Querem, Só Damas
CORETO
Kika Notini, Duda Queiroz, Nega Jay, Marcela de Sá, Coletivo SerraForró
CHILL OUT
GIU NUNEZ, SUE, HELOAH, ETÉRICA, QUIMERA, JUBÁ, DANI AVELLAR, SHIGARA, maga, YULE
VJS
BIANCA TURNER, CECI SOLOAGA, ANDRESSA NÚBIA, XLAVINHA, LUV, CAROL SANTANA, LAURA DO LAGO, LUAEL, LIGIA ALONSO, VISUAL LORES
RTM e Women’s Music Event em parceria inédita
Pela primeira vez, um festival brasileiro dedica 100% do artístico para o talento e a força de artistas brasileiras, mostrando diversidade de estilos musicais e o talento das cantoras. O line-up foi criado pela equipe do festival, em parceria inédita com a Women’s Music Event (WME), plataforma que desde 2017 atua em âmbito nacional com o intuito de aumentar a representatividade feminina no ecossistema da música. A consultoria do WME se estende, para além da diversidade no line-up, também na criação de ações dentro do festival que aumentem a participação das mulheres nas áreas técnica e de produção.
A ideia de criar uma edição com protagonismo feminino vem ao encontro do espírito vanguardista do Rock The Mountain. “A cada ano, vínhamos aumentando a participação feminina no festival, dando mais protagonismo tanto nos palcos quanto na hierarquia do line-up. Para a edição de 2023, já tínhamos definido colocar somente mulheres em todos os palcos, e quando conseguimos fechar Marisa Monte, Maria Bethânia e IZA, tivemos ainda mais essa certeza”, conta Ricardo Brautigam, sócio-criador do festival.
“A gente gosta de quebrar barreiras, como aconteceu quando criamos a praça de alimentação 100% vegetariana. Somos um festival que não tem fogos, por causa de animais e pessoas sensíveis a ruídos, também somos carbono neutro e estamos rumando para ser lixo zero”, conta.
Temas importantes enaltecidos
O desenho curatorial levou em conta a diversidade regional, racial e de estilos musicais entre as artistas que irão se apresentar nos palcos do Rock The Mountain em novembro. A pluralidade de narrativas musicais nos palcos será engrandecida por uma área de talks, que se inaugura este ano no RTM e passará a ser fixa na programação nas próximas edições.
Além de estarem performando nos palcos, as mulheres também estarão no backstage, trabalhando nas áreas técnicas. Um programa de mentoria para novas técnicas de PA e de monitor irá contemplar 5 vagas de estágio para profissionais que se inscreverem no programa, cuja mecânica será anunciada em breve. Com ações que garantem a presença da mulher nos palcos, na produção e na técnica, o Rock The Mountain ganha a chancela do selo Igual, concedido pelo WME a iniciativas que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans e não-binárias em suas equipes e palcos.
SERVIÇO:
ROCK THE MOUNTAIN
4 e 5 e 11 e 12 de novembro
Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro
Programação, ingressos e informações completas no site oficial do festival.