Com “Bluesman”, o rapper baiano Baco Exu do Blues leva a premiação máxima na categoria Entertainment for Music, do Festival Cannes Lions de 2019. O curta foi gravado para seu álbum de mesmo nome e o evento é um dos mais relevantes do mercado publicitário.
No entanto, neste ano a categoria contou com um empate, de 4 votos do júri para cada, fazendo com que o brasileiro dividisse seu prêmio com “This is America” de Childish Gambino. O clipe foi um grande marco pois abordou diversas polêmicas, entre elas, a segregação racial e o problema do armamento nos Estados Unidos.
Na lista de concorrentes, também estavam “oh baby” do LSD Soundsystem, e a mega produção gravada no Museu do Louvre, “Apeshit”, de Beyoncé e Jay-Z. Curiosamente, Baco cita o casal em “Me desculpa Jay-Z”, uma das principais faixas de seu álbum.
O filme de “Bluesman“, dirigido por Douglas Ratzlaff Bernardt e produzido em parceria com a Coala.lab, AKQA, Stink Films e 999, engloba três das músicas do disco. Lançado em novembro de 2018, o clipe já conta com mais de 1,4 milhões de visualizações no YouTube. Confira abaixo: