in ,

Com direito a tapete vermelho, KondZilla e elenco de “Sintonia” celebram pré-estreia em São Paulo

O seriado chega no catálogo da Netflix no dia 09 de agosto, mas seu primeiro capítulo poderá ser visto gratuitamente no canal Kondzilla do Youtube.

Foto: Helena Yoshioka

Mais uma brasileira! Nesta terça-feira (30), a Netflix reuniu a imprensa e convidados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo e celebrou o lançamento da série “Sintonia”, criada por KondZilla em parceria com Guilherme Quintella e Felipe Braga. A trama gira em torno do trio protagonista Bruna Mascarenhas, Christian Malheiros e Jottapê, que estavam presentes. 

Leilah Moreno (MC Dondoka), Vinicius Oliveira (Éder), Fernanda Viacava (Pastora Sueli), Vanderlei Bernardino (Seu Chico) completam o elenco e estavam no local, juntamente com Kekel e Dani Russo. Os produtores Rita Moraes, Felipe Braga, além do diretor Johnny Araujo passaram pelo tapete vermelho. Além disso, em primeira mão, Kondzilla anunciou uma novidade: o primeiro capítulo da série estará disponível gratuitamente no canal do produtor no YouTube. O episódio ficará no ar por 48 horas: do meio-dia de 9 de agosto, sexta-feira (data de estreia) ao meio-dia do domingo, dia 11. 

Quando questionado de onde surgiu a ideia para a série, Kond explica que queria retratar algo que já viveu: “Desde adolescente, sempre pensei que, se pudesse trabalhar com audiovisual, queria contar umas histórias que ouvi ou presenciei, desse cara, daquele outro cara”, diz Kondzilla. “Essa oportunidade chegou, através dos LosBragas, que é a produtora que produziu a série. Uma outra coisa também que foi o gatilho para desenvolver isso, foi quando a mídia ficou sabendo do nosso trabalho com o funk ostentação, entre 2012 e 2013, e tentou nós atingir dizendo que estávamos incentivando o crime. Então peguei essa energia que estava sendo usada contra nós e usei ao nosso favor, transformando isso em um produto, em um conteúdo, então chegamos até o Sintonia”, completa o produtor. 

Narrada do ponto de vista  de três personagens, a história de Sintonia explora os universos da música, crime e religião na capital de São Paulo. Doni, Nando e Rita cresceram juntos na mesma favela, onde foram influenciados pelo fascínio do funk, tráfico das drogas e a igreja. Cada um deles transforma suas experiências de infância em caminhos muito divergentes. Apesar de tentarem levar uma vida diferente de onde cresceram, percebem que não podem depender de ninguém, mas um sempre fortalece o sonho do outro.

Mc Jottapê, uma estrela do funk de São Paulo em ascensão, interpreta Doni, um talentoso músico ansioso para voar além dos modestos sonhos que sua família planejou para ele. “Ele tem muitas características parecidas comigo: ele também é MC, é jovem, está em busca dos seus sonhos, é de periferia assim como eu, mas não tem o apoio da família para seguir a carreira musical, ao contrário de mim, que meus pais sempre me apoiaram em tudo”, conta o funkeiro sobre seu personagem. 

Já o ambicioso e ousado Nando, escolhe o caminho arriscado do crime organizado, mesmo indo contra seu senso de ética, personagem que é vivido por Christian Malheiros. “O nando é uma cara inteligente, ele tem um talento e acaba se descobrindo no crime. Mas além disso, é um cara que tem uma família, é um cara que dois amigos que ele adotou como família também e sempre corre atrás de tudo, principalmente dos seus sonhos,” conta o ator sobre o personagem.

“Eu sou de periferia também, então para mim foi um pouco mais fácil, muitas coisas que vi no roteiro, eu já passei, mas a diferença é que eu não entrei para o crime como ele, então é outra camada que a gente tem que conquistar. Então tem muita coisa que eu emprestei para o nando, como muitas outras que eu aprendi com ele, isso que é importante.” completa Christian. Vale lembrar que sua atuação no longa “Sócrates“, filme laureado com Menção Honrosa do Júri na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – lhe rendeu a indicação ao prêmio de Melhor Ator no Film Independent Spirit Awards.

O trio se completa com Bruna Mascarenhas em sua estreia como atriz, no papel da rebelde e engenhosa Rita. “Ela é uma menina muito determinada, ela sabe o que ela quer, ela só tem 18 anos de idade e já passou por muita coisa na vida, principalmente familiares que deixou uma marca muito forte nela, mas isso trouxe para a Rita muita responsabilidade, muita independência e muita coragem, porque ela é uma menina de muita fé”, conta a artista. “Eu acho muito importante ter uma mulher falando sobre isso, como protagonista. Muita gente me pergunta se a Rita é feminista, e sinceramente acho que ela nem sabe o que é feminismo, porque é difícil às vezes chegar a informação e a gente sabe disso. A série retrata muito que você tem que amar, amar e respeitar o outro”, completa Bruna.

Produzida pela Losbragas para Netflix, “Sintonia” terá seis episódios de 40 minutos em sua primeira temporada. A série foi escrita por Guilherme Quintella, Duda Almeida e Thays Berbe, contando com Pedro Furtado como roteirista-chefe. A produção é de Rita Moraes, Alice Braga e Felipe Braga, que também atua como produtor executivo criativo.

Para a produtora Rita Moraes, a equipe de profissionais foi o que colaborou para que tudo saísse conforme planejado. “Tínhamos um grupo de profissionais incríveis, todos muito comprometidos e talentosos. Nosso maior desafio foi gravar em uma cidade como São Paulo, a dificuldade de filmar em locação, de estar na cidade, às vezes chove, tem trânsito, os percalços natural de uma produção, nada fora do padrão. Mas acho que todos as dificuldades que a gente teve, de produção, foram resolvidas em um potencial criativo, com um elenco inteiro e uma equipe muito potente, com profissionais muito talentosos. Somos um grupo muito unidos e felizes.” 

O produtor Felipe Braga reforça a ideia de originalidade do seriado. “O maior valor da série são essas vozes originais que não estamos acostumados a ver no entretenimento brasileiro mais padronizados, a gente escuta até um tipo de linguagem dos personagem que é inédito, vê temas que nunca foram tratados na televisão, e temos muito orgulho de trazer essa novidade, ter o Brasil como Brasil na tela. “

Veja imagens do tapete vermelho que reuniu elenco e direção da série, além de convidados.

Assista abaixo ao trailer de “Sintonia”

Escrita por Rayane Moura

23 anos, jornalista em formação e ama aquilo que faz.

“July” | Noah Cyrus lança novo single acompanhado de videoclipe

Iggy Azalea virá a São Paulo para show único