Connect with us

Filmes

“Convenção das Bruxas” sofre críticas por má representação de pessoas com deficiência

Publicado

em

O remake de “Convenção das Bruxas“, estrelado por Anne Hathaway e Octavia Spencer, ainda nem chegou aos cinemas brasileiros mas já está causando polêmicas depois de sua estreia nos EUA, que aconteceu diretamente no HBO Max no último dia 22. A controvérsia da vez é a representação dada pelo longa para deficientes físicos.

No filme dirigido por Robert Zemeckis, a Grande Rainha Bruxa, vilã interpretada por Hathaway, tem a falta de alguns dedos em suas mãos. Muitas pessoas com deficiência notaram a semelhança da retratação da personagem com a ectrodactilia, quando há ausência de um ou mais dedos entrais na mão ou no pé. Em cenas do longa, ela indica que essa é a forma de reconhecer uma bruxa. A preocupação é que “Convenção das Bruxas” esteja fazendo um desserviço ao colocar vilões com deficiências físicas em cena, podendo perpetuar estereótipos que deficiências são anormais ou assustadoras.

O perfil oficial das Paralimpíadas usou o Twitter para se manifestar contra o longa usando uma postagem da nadadora paralímpica britânica Amy Marren. No post, a atleta destaca sua indignação e decepção com a Warner Bros. e destaca um trecho do livro original de Roald Dahl, que fala que bruxas têm garras semelhantes à mãos comuns, destacando a desnecessária mudança na nova adaptação.

Diferenças nos membros não são assustadoras, Diferenças deveriam ser celebradas e deficiências têm que ser normalizadas. #NotaWitch chama a atenção de ‘A Convenção das Bruxas’ por sua representação de deficiência” diz o tweet.

Depois das críticas, o estúdio se pronunciou em comunicado para o Deadline. “Nós, os produtores e Warner Bros. Pictures, estamos profundamente tristes em saber que nossa representação dos personagens fictícios em ‘Convenção das Bruxas’ poderiam ofender pessoas com deficiências, e nos arrependemos por qualquer ofensa causada. Ao adaptar a história original, trabalhamos com designers e artistas para chegarmos a uma nova interpretação das garras de gato que são descritas no livro. Nunca foi nossa intenção que os espectadores sentissem que as criaturas fantásticas e não-humanas fossem feitas para representá-los. Esse filme é sobre o poder da bondade e da amizade. Nós esperamos que famílias e crianças possam aproveitar o filme e abraçar esse tema amoroso e empoderador.

+ Com Anne Hathaway e Octavia Spencer, novo “Convenção das Bruxas” ganha trailer e data de estreia; confira!

Na trama de “Convenção das Bruxas”, o jovem Luke está hospedado em um hotel com a avó HelgaEnquanto espiona uma convenção, o garoto descobre que as mulheres são bruxas e que elas estão planejando transformar todas as crianças em ratos. Quando percebem que Luke as ouviu, as bruxas testam a fórmula nele. Agora, Luke precisa da ajuda do gerente do hotel, Sr. Stringer para lutar contra elas. Assista ao trailer abaixo:

Além de Hathaway e Spencer, o elenco do filme conta com Stanley Tucci, Chris Rock e Kirstin Chenoweth. A produção promete ser mais fiel ao romance de Roald Dahl, já que o clássico de 1990, estrelado por Anjelica Huston, só se inspirou na obra. Dirigido, escrito e produzido por Robert Zemeckis, o novo “Convenção das Bruxas” traz ainda como produtores Jack RapkeAlfonso Cuaron e Guillermo del Toro também são produtores e roteiro co-escrito por Kenya Barris. O longa estreia nos cinemas brasileiros em 19 de novembro.

Agradecemos pela sua visita! Se gostou desta notícia, compartilhe com alguém que goste e nos ajude a chegar em mais pessoas. Acompanhe mais conteúdos exclusivos da Poltrona Vip no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Últimas Notícias

Notícias5 horas atrás

Campeonato de Free Fire lançado por Alok faz final na CCXP com direito a show do DJ

Após ter dado o start no Rock in Rio, o GameChanger Free Fire 2022 chega ao CCXP22, em São Paulo,...

Grls!7 horas atrás

Festival GRLS! anuncia Tinashe, LUDMILLA, Alcione e Sandy entre as primeiras atrações da edição 2023

O Festival GRLS! anunciou nesta sexta-feira (25) parte do line-up da segunda edição do evento, que tem a missão de...

Música8 horas atrás

Grag Queen é homenageada no Gay Times Honors e lança “Future Is Queer”

Grag Queen consolida seu reconhecimento internacional como grande homenageada do Gay Times Honors, evento que acontece nesta sexta-feira (25). Em...

Famosos21 horas atrás

Chuu, integrante do LOONA, é expulsa do grupo e acusada de abuso de poder

A Blockberry Creative anunciou nesta sexta-feira (25) que a cantora Chuu foi expulsa do LOONA. Em nota, a empresa que...

CCXP1 dia atrás

Paramount+ confirma participação de Porta dos Fundos na CCXP22

O Paramount+ confirmou nesta quinta-feira (23) a participação do Porta dos Fundos em um painel exclusivo na CCXP22 sobre o aguardado e já tradicional “Especial de Natal”....

Rock In Rio1 dia atrás

Rock in Rio celebra resultados positivos das ações de Sustentabilidade na edição do reencontro

Ciente de que o futuro deve ser construído no presente, o Rock in Rio se propõe a dar palco a...

Séries2 dias atrás

“The Last Of Us” ganha pôster inspirado na capa do primeiro jogo

A HBO Max revelou na última quarta-feira (23) mais um pôster da tão aguardada série dramática “The Last Of Us”....

CCXP2 dias atrás

Prime Video anuncia Chloë Grace Moretz, Ikaro Kadoshi e Betty Gabriel em painel na CCXP22

Painel contará com estrelas de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, “A Roda do Tempo” e mais produções

Notícias2 dias atrás

Jay B, do GOT7, apresenta show único em São Paulo neste sábado

Em uma passagem inédita pelo Brasil, JAY B irá desembarcar para um show único neste sábado (26) em São Paulo....

Famosos2 dias atrás

Embaixadora da ONG Nosso Olhar, Maju de Araújo promove campanha “Dia de Doar”

Aos 20 anos e referência global na luta pela inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade, Maju de Araújo...