Connect with us

Filmes

“Convenção das Bruxas” sofre críticas por má representação de pessoas com deficiência

Publicado

em

convencao das bruxas anne hathaway

O remake de “Convenção das Bruxas“, estrelado por Anne Hathaway e Octavia Spencer, ainda nem chegou aos cinemas brasileiros mas já está causando polêmicas depois de sua estreia nos EUA, que aconteceu diretamente no HBO Max no último dia 22. A controvérsia da vez é a representação dada pelo longa para deficientes físicos.

No filme dirigido por Robert Zemeckis, a Grande Rainha Bruxa, vilã interpretada por Hathaway, tem a falta de alguns dedos em suas mãos. Muitas pessoas com deficiência notaram a semelhança da retratação da personagem com a ectrodactilia, quando há ausência de um ou mais dedos entrais na mão ou no pé. Em cenas do longa, ela indica que essa é a forma de reconhecer uma bruxa. A preocupação é que “Convenção das Bruxas” esteja fazendo um desserviço ao colocar vilões com deficiências físicas em cena, podendo perpetuar estereótipos que deficiências são anormais ou assustadoras.

O perfil oficial das Paralimpíadas usou o Twitter para se manifestar contra o longa usando uma postagem da nadadora paralímpica britânica Amy Marren. No post, a atleta destaca sua indignação e decepção com a Warner Bros. e destaca um trecho do livro original de Roald Dahl, que fala que bruxas têm garras semelhantes à mãos comuns, destacando a desnecessária mudança na nova adaptação.

Diferenças nos membros não são assustadoras, Diferenças deveriam ser celebradas e deficiências têm que ser normalizadas. #NotaWitch chama a atenção de ‘A Convenção das Bruxas’ por sua representação de deficiência” diz o tweet.

Depois das críticas, o estúdio se pronunciou em comunicado para o Deadline. “Nós, os produtores e Warner Bros. Pictures, estamos profundamente tristes em saber que nossa representação dos personagens fictícios em ‘Convenção das Bruxas’ poderiam ofender pessoas com deficiências, e nos arrependemos por qualquer ofensa causada. Ao adaptar a história original, trabalhamos com designers e artistas para chegarmos a uma nova interpretação das garras de gato que são descritas no livro. Nunca foi nossa intenção que os espectadores sentissem que as criaturas fantásticas e não-humanas fossem feitas para representá-los. Esse filme é sobre o poder da bondade e da amizade. Nós esperamos que famílias e crianças possam aproveitar o filme e abraçar esse tema amoroso e empoderador.

+ Com Anne Hathaway e Octavia Spencer, novo “Convenção das Bruxas” ganha trailer e data de estreia; confira!

Na trama de “Convenção das Bruxas”, o jovem Luke está hospedado em um hotel com a avó HelgaEnquanto espiona uma convenção, o garoto descobre que as mulheres são bruxas e que elas estão planejando transformar todas as crianças em ratos. Quando percebem que Luke as ouviu, as bruxas testam a fórmula nele. Agora, Luke precisa da ajuda do gerente do hotel, Sr. Stringer para lutar contra elas. Assista ao trailer abaixo:

Além de Hathaway e Spencer, o elenco do filme conta com Stanley Tucci, Chris Rock e Kirstin Chenoweth. A produção promete ser mais fiel ao romance de Roald Dahl, já que o clássico de 1990, estrelado por Anjelica Huston, só se inspirou na obra. Dirigido, escrito e produzido por Robert Zemeckis, o novo “Convenção das Bruxas” traz ainda como produtores Jack RapkeAlfonso Cuaron e Guillermo del Toro também são produtores e roteiro co-escrito por Kenya Barris. O longa estreia nos cinemas brasileiros em 19 de novembro.

Trending