A Globo exibirá no Tela Quente nesta segunda-feira (28) o sucesso “Medida Provisória”, o primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos, com produção da Globo Filmes em parceria com Lereby Produções, Lata Filmes e Melanina Acentuad. Inédito na TV aberta e disponível para assinantes no Globoplay, o filme começa a partir de 22h25, logo após “Travessia”.
“Medida Provisória” é uma adaptação da peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação, que Lázaro dirigiu para o teatro em 2011 e se passa num Brasil do futuro em que uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata provoca uma reação no Congresso Nacional, que aprova uma medida provisória. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araujo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a do jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.
Além dos citados, o elenco conta ainda com outros grandes nomes como Renata Sorrah, Adriana Esteves, Emicida, Mariana Xavier, Claudio Gabriel, Flavio Bauraqui e Pablo Sanábio. Aldri Anunciação, que escreveu a peça, também atua no filme.
Sucesso de crítica e público, sendo um dos maiores lançamentos do ano de 2022, “Medida Provisória” conquistou prêmios internacionais como o de Melhor Roteiro (Lázaro Ramos e Lusa Silvestre) no Indie Memphis Film Festival, Melhor Filme no Cordillera Filme Festival e Melhor Ator para Alfred Enoch no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. O Inffinito Film Festival, de Miami, consagrou “Medida Provisória” como o grande vencedor da noite de sua 26ª edição. O longa ganhou nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Seu Jorge).