in

Maria Clara Spinelli vive a forte e apaixonante Renée em “Elas Por Elas” e comemora: “Estou encantada”

Globo/Léo Rosário

Maria Clara Spinelli é uma das sete protagonistas de “Elas Por Elas”, a nova novela das seis da Globo. A atriz dará vida a apaixonada e corajosa Renée na produção, que tem direção artística assinada pela vencedora do Emmy Internacional Amora Mautner e estreia nesta segunda-feira, dia 25 de setembro.

“Conhecer e conviver com todo esse elenco, não apenas com as outras seis protagonistas, está sendo muito intenso, porque são muitos mundos, muitos universos que a gente vai encontrando. Está sendo muito bonito”, relatou Maria Clara em texto enviado pela Globo. “Espero que o público se apaixone e torça pela Renée, assim como eu já estou encantada por ela”, completou.

Nos últimos anos, Renée tem vivido um sonho. Casada com Wagner (César Mello) e cuidando com todo amor do mundo dos enteados Vic (Bia Santana) e Tony (Richard Abelha), ela se sente realizada. Renée trabalha com o marido em sua padaria, em Niterói, cidade vizinha ao Rio, e ali não podem faltar os sonhos preparados por ela.

Tudo fica ainda mais perfeito quando Renée reencontra suas amigas de adolescência e resgata todo aquele sentimento de amizade de 25 anos atrás. O grupo coloca o papo em dia e Renné aproveita para contar sobre todas as transformações pelas quais passou nos últimos 25 anos, como o casamento, o sucesso da padaria e a transição de gênero que tanto sonhava. Taís (Késia), Lara (Deborah Secco), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) celebram as conquistas da amiga e prometem não se afastar mais.

No entanto, a vida de Renée vira de cabeça para baixo. Wagner desaparece levando todo o dinheiro da família e sem entender os motivos do marido, ela se vê sozinha com os filhos e, sem ter como pagar o aluguel, acaba tendo que fechar a padaria. Renée conta, então, com a ajuda da irmã, a personal trainer Érica (Monique Alfradique), para recomeçar sua vida, e se muda com os filhos para o apartamento dela. Porém, o pesadelo continua. O cunhado Edu (Luís Navarro) nunca teve simpatia por Renée e não perde a oportunidade de destilar comentários preconceituosos sobre ela. Mas Renée não se abala. Seu foco agora é seguir em frente, protegendo Vic e Tony como a grande mãe que sempre foi e refazer seus sonhos. Aliás, serão os doces que a ajudarão a descobrir sua veia empreendedora e dar a volta por cima.   

Durante a coletiva de imprensa, a qual a Poltrona Vip esteve presente, Maria Clara falou mais sobre a representatividade da personagem e fez um alerta sobre o termo “atriz trans”. “Antes de mais nada, a gente precisa rever esse conceito de ‘atriz trans’. Quando você junta dois adjetivos, cria um terceiro. Atriz, mais trânsgenero: atriz trans! Isso me diminuiu em relação às outras atrizes, porque não sou uma atriz e não uma atriz trans”, avisa a artista.”, disse ao ser questionada sobre responsabilidade de ser a primeira atriz transgênero a protagonizar uma novela.

Ainda sobre a importância do protagonismo, a atriz completa: “Não penso muito sobre isso, eu penso em fazer bem o meu trabalho da melhor forma que eu posso. Busco criar um  ambiente de amor para os meus colegas, acho que estou aqui por isso e pelos meus quase 20 anos de carreira”, completa.

Aos 48 anos, Maria Clara fez questão de reverenciar outros grandes nomes que abriram as portas para ela. “Meu trabalho em ‘Elas Por Elas’ é a continuidade da trajetória de pessoas que vieram antes de mim: Celeste, Rogérias… Tanta gente guerreira que abriram a portas para eu, hoje, estar aqui”, contou.

Para a atriz, é importante estar inserida em projetos que não mergulhem necessariamente nas dores do universo transgênero. “A Renée é trans, mas foi aceita, foi amada, tem família, filho, marido. Vive fora do nicho, inserida na sociedade”, diz. “A mudança de paradigma é que comecem a criar mais personagens assim e mais possibilidades para atores e atrizes trans trabalharem. Essa é a real inclusão, a real mudança!”, conclui.

“Elas por Elas” é criada por Cassiano Gabus Mendes e escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Amora Mautner. A obra tem colaboração de Carol Santos, Letícia Mey e Wendell Bendelack. A direção é de Caetano Caruso, Fellipe Barbosa, Mayara Aguiar e Mariana Duarte. A produção é de Andrea Kelly e Isabel Ribeiro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. A estreia acontece nesta segunda-feira, dia 25 de setembro.

Conversa com o elenco

Para saber mais sobre “Elas por Elas”, a Poltrona Vip esteve presente no evento de lançamento da novela a convite da Globo. O time de protagonistas, assim como o grupo que interpretam as artistas no passado, conversaram com a imprensa sobre a produção. Assista a reportagem completa abaixo:

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos no X, Facebook, TikTok e Instagram, além do Google Notícias e do canal do Youtube. Se você quiser falar com a gente, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro