Connect with us

Música

Por que os artistas lançam edições especiais de álbuns no Japão?

Publicado

em

Tower Records Edições Especiais Japão

O Japão sempre foi conhecido por sua cultura, animes e programas insanos. Porém, o que mais desperta a curiosidade entre os fanáticos por CDs e LPs são as edições especiais de cantores nacionais e internacionais lançadas no país. Mas, vocês sabem realmente o motivo disso?

Para responder esta pergunta, nós da Poltrona Vip convidamos a Cat (@starw4lker no Twitter) para explicar o porquê de os artistas lançarem sempre edições exclusivas para o público japonês. Continue lendo e descubra!

O Japão é o segundo maior mercado fonográfico do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. São cerca de 6 mil lojas focadas em CDs em todo o país, e as vendas de mídias físicas são responsáveis por cerca de 80% da receita local. Plataformas de streaming famosas mundialmente, como Spotify e Apple Music, não possuel tanta força na terra do sol nascente.

Os japoneses chegam a usar essas redes de streaming, mas não costumam pagar a mensalidade para obter a versão premium. Um dos motivos para isso é o fato das plataformas não terem os direitos autorais de cantores famosos japoneses, como Namie Amuro, que só teve sua discografia completa nas plataformas em junho deste ano. Além disso, no Japão ainda existe o extinto serviço de aluguel de CDs e DVDs, praticado na maioria das lojas do país.

E se você acha que as edições especiais só são feitas pelos cantores internacionais vocês estão muito enganados! Praticamente todos os cantores japoneses lançam CDs com faixas bônus, pôsteres e cards. Acredite ou não, até cupom para compra de ingressos do artista você também pode encontrar dentro de um CD, um sonho né? Um exemplo disso é o grupo japonês AKB48, famoso e aclamado em toda a Ásia. O grupo é conhecido por lançar singles com diferentes tipos de capas e CDs, fazendo os fãs comprarem e colecionarem ainda mais!

Falando em fãs, os japoneses também são um dos maiores e mais fanáticos fãs do mundo! Para eles, comprar CDs e itens colecionáveis de seus artistas favoritos é um exemplo de que você está o apoiando em sua carreira, e por isso as vendas são tão grandes por lá. Um outro motivo para as grandes vendas são os downloads ilegais, levados muito a sério no país, fazendo com que alguns japoneses tenham que comprar ou ouvir as músicas no YouTube. Esta segunda opção é algo bem difícil, pois alguns artistas não disponibilizam seus MVs (Music Videos) completos na plataforma, já que DVDs com os MVs costumam ser incluídos em seus CDs.

Um fato curioso é que a Billboard, a famosa plataforma de charts mundiais, não ter um grande peso no país como no mundo. No Japão eles possuem a famosa Oricon, uma plataforma de charts que, diferente da Billboard, só computa os números de vendas físicas. Ou seja, se algum artista consegue o tão emplacado número um na Oricon, é sinal que realmente está bombando no país.

Os cantores internacionais sabem o tamanho da venda, de fãs colecionadores e também da cultura de edições especiais no Japão. Então, vender seus álbuns lá sempre vai ser algo com um bom rendimento a eles. Cantores como Michael Jackson, Madonna, Britney Spears e Lady Gaga são alguns dos queridinhos do país, com milhões de cópias vendidas por lá.

Além disso, existe uma certa “regra” para cantores internacionais no país onde só se pode comercializar o disco se o artista tiver algum material exclusivo, como pôsteres, DVDs, faixas extra… algo que outros países não possuam.

É bom lembrar que o Japão não é o único que ganha mimos de artistas internacionais. Países que ainda possuem o costume de consumir CDs ainda ganham faixas bônus ou até algum single em edição física. O Brasil já foi escolhido para ações desse tipo em algumas oportunidades, mas comparado ao consumo e mercado fonográfico japonês, obviamente os cantores costumam escolher eles para esses tipos de edições.

E aí, gostaram de saber mais sobre as edições especiais japonesas? A Cat fala sobre esse e vários outros assuntos legais em seu Twitter, @starw4lker. Logo abaixo você pode conferir uma lista de threads que ela faz por lá!

Trending