in

Representatividade das novelas da Globo é destaque em site internacional

Samuel de Assis é o Ben de “Vai na Fé” | Foto: Globo/João Miguel Júnior

Com protagonistas pretos em todas as produções do horário nobre, a diversidade deu à Globo destaque em uma publicação do portal internacional The Guardian neste sábado (20). O texto exalta a representatividade das novelas “Amor Perfeito”, “Vai na Fé” e “Terra e Paixão”.

“Por décadas, a questão da desigualdade racial tem se destacado por sua ausência: apesar de 56% da população brasileira se identificar como negra ou mestiça, suas novelas apresentam uma flagrante falta de diversidade. […] Agora, pela primeira vez, as três novelas do horário nobre da rede de TV Globo, dominante no Brasil, apresentam protagonistas negros proeminentes.”, destacou a jornalista Constança Malleret, que reafirmou o momento inédito na TV brasileira, que há muito tempo não conseguia se ver nos personagens.

A publicação cita ainda a criação do departamento para aprimorar a diversidade de seu conteúdo na Globo. “Terra e Paixão”, que foi traduzida pela publicação como “Land And Passion”, apresenta a protagonista Barbara Reis e um elenco que inclui atores indígenas e trans, e um ator mirim com albinismo.

“A sociedade quer se ver melhor representada na tela, e isso atrai o público”, comentou Rosane Svartman, autora e criadora de “Vai Na Fé” (“Have Faith”). A novela das sete estreada por Sheron Menezzes conquistou o público e vem atingindo altos números em audiência.

Em “Amor Perfeito”, Diogo Almeida dá vida ao médico Orlando e contracena com Camila Queiroz na trama, que traz um grande elenco de artistas pretos. “A grande vitória agora é que você não tem apenas atores negros.”, disse Elisio Lopes Jr, um roteirista de TV negro co-autor da novela das seis, trazido na publicação como “Perfect Love”

“Você tem personagens que têm direito aos seus próprios objetivos, personagens que não estão contando sua história pelas lentes do olhar branco ou como consequência de racismo”, completou Jr sobre o drama da década de 1940 cheio de personagens negros e desprovido de tensões raciais.

A representatividade em “Amor Perfeito”, “Vai Na Fé” e “Terra e Paixão” foi comemorada também pelos internautas e grandes nomes da dramaturgia, como Tais Araújo. “Não poderia deixar de falar que ao lado da Barbara Reis, que tá quebrando tudo, tem meu amigo Paulo Lessa brilhando no seu segundo protagonista consecutivo, em ‘Terra e Paixão’”, escreveu a atriz ao compartilhar um texto de Juliana Alves, que também está em “Amor Perfeito”

Tais comemorou a conquista do amigo Paulo Lessa, com quem contracenou em “Cara e Coragem”, que deu lugar a “Vai na Fé”. A atriz ainda completa citando mais artistas pretos nas produções Globo. “Pra completar, ontem ainda voltamos pra TV aberta com a segunda temporada de ‘Aruanas’ com a vilã de Camila Pitanga e a lindona da Thainá Duarte também protagonizando a série.”, termina.

• • •

Agradecemos pela sua visita! Acompanhe mais conteúdos exclusivos no Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, siga também no Google Notícias para não perder nada e se inscreva em nosso canal do Youtube.

Se você quiser falar com a gente para envio de pautas, anunciar ou comunicar algum erro em nossas matérias, mande email para [email protected] e ficaremos felizes em te atender. Agora, se quiser fazer parte da nossa equipe de colaboradores, clique aqui para se inscrever.

Escrita por Otavio Pinheiro